Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 2 de junho de 2019

Conheça Minas nas Festas Juninas

(Por Arnaldo Silva) Se você é um daqueles que pensa que Festa Junina é tradição somente no Nordeste do Brasil, pode mudar de ideia. A tradicional festa de origem europeia é uma das maiores manifestações populares de Minas Gerais. Só perde para as festas do Reinado e Folia de Reis.
          Festa Junina em Minas tem um diferencial a mais: os elementos das raízes culturais mineira. Quando a festa chegou a Minas, no início do século 18, nos tempos do Brasil Colônia, a vida do nosso povo era basicamente rural. Sendo assim, as Festas Juninas se popularizaram nos terreiros das fazendas, em frente às igrejas e principalmente nos povoados.(na foto acima de Ane Souz, Festa Funina em Ouro Preto MG)
            Essa tradicional festa popular atrai centenas de milhares de pessoas em todos os municípios mineiros desde quando a festa foi introduzida no Brasil, ainda nos tempos do Brasil Colônia. A festa homenageia Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro e São Paulo (29 de junho). (foto abaixo de Eliane Torino, com detalhes das homenagens a São João)
         A essa festa foram incorporados a tradicional religiosidade do povo mineiro, que geralmente veem nas festas juninas uma época propícia para pagar promessas (principalmente a Santo Antônio, Santo Casamenteiro). Foi incorporado à forma original o nosso sotaque, nossa culinária, nossa cultura, música, instrumentos musicais e nossa vestimenta, destacando as calças remendadas, camisas xadrez, laços, chapéu de palha e vestidos coloridos. (na foto acima, o Arraiá do Zé Bagunça em Bueno Brandão MG, Sul de Minas. Foto: Prefeitura Municipal, enviada por Douglas Coltri)
          As Festas Juninas em Minas Gerais tem identidade própria, unindo a tradição original europeia, com o jeito de ser e vestir-se do povo mineiro. Além das que foram citadas acima, uma dessas práticas acrescentadas à festa foi a fogueira. Era comum e ainda é, nos terreiros de fazendas de Minas, principalmente em dias frios, fazerem fogueiras, colocar mandioca ou batata doce para assar. Em redor da fogueira tinha muita prosa, licor e cachaça, e claro, muita cantoria. Tinha uns que atreviam a dançar, aproveitando o calor das chamas. Essa prática mineira foi incorporada às Festas Juninas em Minas e expandida para todo o Brasil. 
          Algumas cidades de Minas levam tão a sério as fogueiras que surpreendem pelo tamanho. É o caso das cidades de Ingaí, no Campo das Vertentes (na foto ao lado de Gilson Nogueira) e Mesquita, no Vale do Rio Doce. Essas duas cidades tem forte tradição em festa junina, sendo destaque suas fogueiras de São João, que chegam a quase 40 metros de altura. Outra cidade, Cachoeira de Minas, no Sul do Estado, tem como destaque sua fogueira com cerca de 40 metros, dedicada a São Pedro. É a maior fogueira de São Pedro do Brasil.
          Continuando no Sul de Minas, em Bueno Brandão MG, acontece uma das maiores festas juninas de Minas Gerais. É o Arraiá do Zá Bagunça, que tem esse nome em homenagem a um morador da cidade, popularmente conhecido por Zé Bagunça que todos os anos realizava festa junina, para pagar promessa por uma graça alcançada. A vizinhança toda ajudava, doando um pouco para a festa que era muito animada, com rezas, comidas típicas e as tradições músicas juninas e claro, a das danças tradicionais do período. 
          A festa virou tradição e hoje está incorporada ao calendário festivo local, atraindo visitantes de toda a região, já que é uma das mais tradicionais festas do gênero, preservando as características originais da festa, realizada na Praça Virgílio de Melo Franco. Além das comidas típicas dos festejos juninos, tem as comidas típicas da cidade como o virado de frango, a canjiquinha, o caldo de feijão, a broa em folha de bananeira, etc. (a foto abaixo, da Prefeitura Municipal, enviada pelo Douglas Coltri, mostra o momento da tradicional dança)
          Por todas as cidades e povoados de Minas acontecem belíssimas apresentações de quadrilhas, com música, pipoca, quentão, canjica, pamonha, milho verde e nossos doces. A decoração também é adaptada à nossa cultura e religiosidade, com bandeiras, mastros, bem como a presença de pratos típicos de Minas e reza do terço. 
          No interior, ainda é comum famílias promoverem festas juninas e convidar a vizinhança. É para pagar promessa. Antes da festa propriamente dita, rezam o terço e em seguida todos desfrutam da comida, da música, da dança, das brincadeiras e da alegria que a festa proporciona.
          Por toda Minas você pode participar das Festas Juninas. Seja qual for o lugar que escolher, pode ter certeza, será muito bem vindo e muito bem recebido pelos mineiros. Venha comigo conhecer algumas cidades de Minas que promovem uma Festa Junina de deixar saudades. (na foto acima de Sérgio Mourão/ a fogueira de São João em Mesquita MG)
          Belo Horizonte, por exemplo, realiza uma das maiores e melhores festas juninas do Brasil. O famoso Arraial de Belô cresce a cada ano e uma das referências em Minas Gerais em se tratando de Festa Junina. É uma festa e tanto que leva milhares de pessoas para a Praça da Estação, animada por artistas de renome nacional. Um dos destaques do Arraial de Belô é o concurso estadual e municipal de quadrilhas. 
          As Festas Juninas nas cidades da Região do Vale do Mucuri são verdadeiros espetáculos de tradição, danças, cores e sabores! Teófilo Otoni e Pavão são as cidades da região do Mucuri que mais se destacam na organização de Festas Juninas. Essas duas cidades promovem uma das melhores festas do gênero em Minas Gerais, com ampla participação popular. É um espetáculo que merece ser conhecido por todos. 
          Com certeza você já ouviu falar dos tradicionais forrós nordestinos, mas já pensou em conhecer o Forró de Curvelo? A cidade fica na Região Central de Minas e realiza um dos mais antigos e melhores forrós do país. O evento é tão tradicional que está que atrai cerca de 50 mil pessoas para a festa, vindos de todo o Brasil. É realizado sempre no mês de julho com shows, barracas, comidas típicas e muita gente bonita. (fotografia acima de Márcio Pereira/@dronemoc)
          No Triângulo Mineiro, uma festa imperdível acontece em Desemboque, distrito de Sacramento. O distrito é pequeno, com cerca de 30 moradores, mas no período das festas juninas, o distrito que é  um dos mais antigos de Minas, recebe gente de toda região para participar da Carreada de Bois e da queima da fogueira de São João.(na foto ao lado de Luis Leite)
          Uma ótima opção para curtir o melhor da tradição das Festas Juninas é a Junifest, em Itapeva, na Região Sul do Estado. Tem apresentação de bandas de forró e gincanas. Itanhandu, na mesma região é outra opção para os amantes da autêntica festa de São João, com barracas típicas e tudo que a festa proporciona. Além, Itanhandu é uma das mais belas cidades da Serra da Mantiqueira, com paisagens de tirar o fôlego. 
          Indo para o a região Central, gostoso é participar do Forró do Araçá, em Araçai, pequena e pacata cidade pertinho de Sete Lagoas. A festa é animada, com muito forró, apresentação de danças e comidas típicas.  Outra ótima opção na Região Central é na comunidade do Bonfim em São Gonçalo do Rio Preto onde acontece a tradicional marujada, em homenagem ao Senhor do Bonfim São João Batista. 
          Em Itabirito, pertinho de Ouro Preto as festas de junho e julho são marcantes com toda a tradição que merece e ainda, com destaque para as cervejarias artesanais da cidade e belezas naturais do município. É a Julifest, considerada a maior festa junina de Minas Gerais, com a presença estimada 100 mil pessoas durante os dias de festa. (na foto acima de Ane Souz, Festa Junina em Ouro Preto MG)
          Quem gosta da natureza e não abre mão das Festas Juninas, pode dar um pulo no arraial de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata. O pitoresco e histórico distrito é a porta de entrada para o Parque do Ibitipoca, um dos mais belos santuários ecológicos de Minas Gerais. 
          Nesse período de Festa Junina, acontece em Conceição do Ibitipoca a Festa de São João, o Ibitilua, o Arraial da Alegria com fogueira, leilão de prendas, muito forró, cerveja artesanal e comidas típicas. Ainda para quem gosta de aliar natureza à festa junina tradicional, Alto Caparaó, também na Zona da Mata, é o caminho. O município é a porta de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira.
          E para os amantes da cultura e história, não tem nada não? Claro que tem. Ouro Preto, Diamantina (na foto acima e abaixo de Giselle Oliveira, decoração junina em Diamantina), Serro, Mariana, Sabará, dentre outras cidades históricas tem tradição forte na organização dos festejos juninos. Além de divertir muito, tem a opção da beleza dos casarões, igrejas e museus das cidades históricas. 
          Festa boa também é em Esmeraldas e Conselheiro Lafaiete, pertinho de Belo Horizonte. Em Patrocínio, no Alto Paranaíba, a atração da Festa Junina é a Corrida da Fogueira. Acontece há 70 anos, mas não é uma corrida sobre brasa, é uma corrida mesmo, por cerca de 10 km pelas ruas da cidade, com premiação para os primeiros colocados. Em Muriaé na Zona da Mata, também tem a Corrida da Fogueira.
          Outra festa junina de destaque é em Caratinga, no Vale do Rio Doce, famosa terra do Ziraldo e Menino Maluquinho. Danças, forró, comidas típicas, tudo que uma boa e autêntica Festa Junina tem. 

          Se eu for continuar não paro mais. Toda a cidade de Minas tem nas Festas Juninas umas de suas maiores manifestações culturais. Não dá para falar de todas. Mas essas são as dicas. Vale a pena viajar por Minas, conhecer a cultura e tradição do povo mineiro manifestas nas festas populares. 

Um comentário:

  1. oi, vcs saberiam as datas entre junho e julho aproximadamente, nas cidades citadas?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores