terça-feira, 11 de junho de 2019

Conheça Bocaina de Minas

Compartilhe:

Com pouco mais de 5 mil habitantes, Bocaina de Minas, no Sul do Estado, é uma das mais belas cidades mineiras. (foto acima de Jerez Costa) Seu povoamento começou por volta de 1790, tendo sido emancipada em 12 de dezembro de 1953.  
O município faz divisa com Aiuruoca, Alagoa, Carvalho, Itamonte, Liberdade, Passa Vinte em Minas Gerais e Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro. 
Suas belas naturais atraem cada vez mais turistas em busca de um contato maior com a natureza.  O município é rodeado por montanhas, matas nativas e com várias cachoeiras como a de Santa Clara, Barra das Antas, da Prata, Toca da Raposa, Parque ecológico Cachoeiras do Santuário, Alcantilado, Paiol (na foto ao lado de Jerez Costa), Rio Grande. Conta ainda com várias nascentes, entre elas, as que formam o Rio Grande, um dos formadores da bacia do Rio Paraná e do Rio Preto, que divide Minas Gerais do Rio de Janeiro. 
Além de suas belas cachoeiras, um dos maiores atrativos de Bocaina de Minas é o Parque Nacional do Itatiaia. 60% do Parque estão em território Mineiro, em Itamonte e Bocaina de Minas, os outros 40% em Resende e Itatiaia, no Rio de Janeiro. Do lado mineiro está o Pico das Agulhas Negras na divisa com Resende RJ e parte da Pedra do Sino de Itatiaia, já na divisa com Itamonte MG.
A Matriz de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1862, possui traços arquitetônicos interessantes. (foto acima de Jerez Costa) Suas torres lembram as torres de um castelo medieval, diferente da torres das igrejas construídas no século 19, normalmente em estilo barroco. 
Além do turismo ecológico, Bocaina de Minas se destaca por sua gastronomia e artesanato, presente principalmente no distrito de  Maringá de Minas, um dos mais charmosos, românticos e pitorescos distritos mineiros. (Por Arnaldo Silva)

2 comentários:
Faça também comentários
  1. Caro Arnaldo. Essa região é linda e exuberante. Vale a pena ver de novo e conhecer! gratidão e parabéns pela excelência no que faz.

    ResponderExcluir