Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 28 de janeiro de 2017

13 distritos mineiros que vão fazer você se apaixonar - Parte I

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais possui 1.816 distritos, sendo 853 cidades, que são as sedes municipais e mais centenas de povoados, vilas e subdistritos. Cada um mais charmoso, pitoresco e lindo que outro. Não dá para postar todos, por isso vocês vão conhecer 13 pitorescos distritos que vão fazer você se encantar mais com Minas Gerais. (na foto acima de Thelmo Lins, Martins Guimarães, distrito de Lagoa da Prata MG)
01 - Lobo Leite
          Lobo Leite é um distrito  de Congonhas, cidade histórica mineira distante 88 km de Belo Horizonte. Um dos seus marcos é a Igreja de Nossa Senhora da Soledade, totalmente restaurada em 2009, que tem um grande significado histórico para a comunidade de Lobo Leite. Seu casario é charmoso, estilo colonial e a estrada de ferro dá mais charme e nostalgia ao distrito. (na foto acima e Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe, a antiga estação de passageiros e ao fundo, a Matriz e parte do casario da vila)
02 - Martins Guimarães
          Martins Guimarães é distrito de Lagoa da Prata, no Centro Oeste de Minas, distante 200 km de Belo Horizonte. O povoado foi formado com o surgimento da Rede Ferroviária no início do século XX para trens de passageiros e de carga. A estação e posteriormente o povoado, recebeu o nome de engenheiro de origem holandesa, Martins Guimarães, nome que ele próprio adotou devido seu nome ser difícil de pronunciar na época. Martins Guimarães foi ex diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. (foto acima de Arnaldo Silva e abaixo de Thelmo Lins)
          Seu casario é pitoresco, em estilo colonial e recentemente, a comunidade decidiu reformar todo o casario da vila, que hoje lembra mais um presépio de tão linda que é. Além do casario, da linha férrea com os trens de carga que cortam a vila, da antiga Estação Ferroviária. Em Martins Guimarães há ainda uma indústria de cosméticos, pousada, restaurante e paisagens maravilhosas, principalmente às margens do Rio Jacaré. O lugar é de um sossego e de uma paz incrível e seus quase 400 moradores são amigáveis, gentis e muito hospitaleiros. 
03 - Luminosa
          Distrito de Brazópolis MG, Sul de Minas, Luminosa (na foto acima do Leonardo Souza/@jleonardo_souza_srs) faz parte do Caminho da Fé, um projeto de peregrinação religiosa de 500 km, feita a pé por fiéis passando por cidades mineiras do Sul de Minas até Aparecida/SP, inspirado no Caminho São Tiago de Compostela na Espanha. 
          Luminosa se destaca por sua simplicidade em seu casario, harmonia da arquitetura local com a natureza e suas belezas naturais como picos, montanhas, matas nativas, nascentes e cachoeiras paradisíacas e lugares ideais para prática de esportes radicais e para quem gosta de pedalar, cavalgar, fazer caminhas, etc. 
          A charmosa vila é pacata e seu povo muito amável e hospitaleiro, destacando o charmoso casario e sua culinária tipicamente mineira. 
04 - Conceição do Formoso
          Um belo, aconchegante e pacato lugar, com uma singela igreja e uma extensa praça com coreto, um casario simples, em estilo colonial e muito bem cuidado, assim é Conceição do Formoso (na foto acima de Marcos Lamas), distrito de Santos Dumont, na Zona da Mata Mineira. O distrito fica a 32,3 quilômetros do Centro de Santos Dumont e o acesso é por estrada de terra a partir do trevo na BR-040 ou pela estrada que passa pela Ponte Preta.
05 - Lavras Novas
          Lavras Novas é um dos mais famosos distrito de Ouro Preto, dista 19 km da sede. O distrito data de com cerca de 2 mil moradores chega a sextuplicar em dias de eventos festivos e religiosos. São turistas e visitantes que vem à Lavras Novas atraídos por sua rica, história, cultura, religiosidade, artesanato, por sua riqueza arquitetônica e sua vasta natureza. Cercado por deslumbrantes paisagens naturais e montanhas que lembram ondas, cachoeiras e trilhas, Lavras Novas é um dos pontos turísticos mineiros em constante crescimento em Minas Gerais. (foto acima de Peterson Bruschi - @guiapeterson, vista aérea de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto MG.
06 - Córregos
          Nossa Senhora Aparecida de Córregos, mais conhecido como Córregos (na foto acima de Giselle Oliveira), é distrito de Conceição do Mato Dentro, na Região Central a 24 km da sede e 170 km de Belo Horizonte. Córregos faz parte da Estrada Real e é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais, tendo sido fundado em 1702 por bandeirantes que chegaram à região em busca de ouro. Na vila vivem menos de 500 moradores, que se dedicam a agropecuária, artesanato, culinária (cachaça, geleia, polpa de frutas, farinha).
          As raízes fincadas no século 18 estão presentes em todos os cantos de Córregos. Lugar tranquilo, casario charmoso, colonial e igrejas históricas, a pequena vila, mais lembra um presépio. Recentemente a vila foi restaurada em quase sua totalidade, principalmente seu principal cartão postal, a Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, padroeira do distrito. A devoção à Nossa Senhora Aparecida, iniciou-se em 1722. Antecede a devoção atual da Padroeira do Brasil. (foto acima de Giselle Oliveira, a Matriz)
          Segundo a tradição popular "apareceu" num pequeno cemitério, uma imagem de Maria, Mãe de Jesus. Há poucos estudos sobre a real origem da imagem, mas segundo a tradição oral, a peça teria sido deixada no cemitério por um bandeirante, antes de deixar o povoado. Mais tarde, foi erguida na vila uma pequena igreja e em seu altar, foi colocada a imagem "aparecida" de Nossa Senhora. A devoção a Nossa Senhora Aparecida de Córregos não tem nada a ver com a padroeira do Brasil, são imagens distintas, trabalhadas de forma diferente pelos artistas da época e encontradas em épocas diferentes. Córregos é um lugar único em Minas, não tem igual.
07 - Monte Verde
          Monte Verde é distrito da cidade de Camanducaia e está no Sul de Minas. Um dos lugares mais procurados do Brasil para turismo, principalmente na época do frio quando os termômetros baixam de 0 grau no inverno. (fotografia de Ricardo Cozzo)
          O povoado de pouco mais de 5 mil habitantes, chega a receber mais de 50 mil turistas no inverno em busca do romantismo e charme que a arquitetura europeia oferece, bem como seus chocolates, cervejas artesanais e sua gastronomia especial, valorizando a culinária mineira. Com seus 1554 metros de altitude, Monte Verde está no ponto mais alto de Minas Gerais e a segunda cidade mais alta do Brasil, perdendo apenas para a vizinha Campos do Jordão que está 1620 metros de altitude. 
08 - Milho Verde
          Milho Verde (na foto acima de Tiago Geisler) é distrito da cidade do Serro MG, no Alto Jequitinhonha, fazendo parte da Estrada Real. Sua origem é do século 18, sendo elevado a distrito em 1857. Pelas ruas, casas, casarões e pela charmosa Capela de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, onde Chica da Silva foi batizada. Além da beleza da cadeia do Espinhaço que circunda que dá mais beleza ainda à bucólica Vila, onde vivem cerca de 1500 pessoas, cuja economia gira em torno das atividades agrárias e do turismo. Milho Verde é hoje um dos lugares mais atrativos em Minas Gerais, por sua história, por suas belas paisagens paisagens e cachoeiras, pelas trilhas, pela beleza da Serra do Espinhaço, pelo seu charme peculiar e  modo de vida tradicional de seus moradores. A vila é tipicamente mineira.
09 - Vai e Volta e Pega Bem
          Vai e Volta e Pega Bem são dois tradicionais distritos de Tarumirim, no Vale do Rio Doce que além de Vai e volta, tem os distritos de Dom Carloto, Taruaçu de Minas, Beija Flor, Café-mirim, Vai Volta, Bananal de Baixo, Bananal de Cima, São Vicente, Santa Rita.(na foto acima de Zano Moreira a Praça da Matriz de Vai e Volta) O topônimo Tarumirim significa "céu pequeno". Provavelmente o nome seja uma formação híbrida da palavra Krenak taru "céu" e o sufixo diminutivo tupi "pequeno". A palavra céu em tupi é ybáka.
10 - Ipoema
          Ipoema (na foto acima de Sérgio Mourão) é um distrito de Itabira, sendo uma dos mais charmosos e atrativos distritos mineiros, por sua história, arquitetura colonial e paisagens deslumbrantes como a vista do alto da Capela do Morro Redondo. Destaque ainda para o Museu do Tropeiro, criado em 2003, que reúne cerca de 700 peças do período das tropas em Minas Gerais. Além disso, belíssimas cachoeiras como a cachoeira Alta, Cachoeira Boa Vista, Cachoeira Patrocínio Amaro, dentre outras, são atrativos e convites para o relaxamento e contato maior com a natureza. 
11 - Nova Pedra Negra 
          Ijaci é uma charmosa cidade na Região do Campo das Vertentes, com pouco mais de 6 mil habitantes, distante 310 km de Belo Horizonte. Cidade com boa estrutura urbana, um variado comércio, boa estrutura para receber os turistas que passaram a frequentar a região graças a Represa do Funil e o Rio Grande. Na década de 1990, as águas do Rio Grande inundaram terras, deslocando algumas comunidades para outros locais, como Pedra Negra, um pequeno povoado que ficou submerso. Em outro local, surgiu a Nova Pedra Negra, (na foto acima do Rogério Salgado). Um charmoso e pitoresco vilarejo, com paisagens que lembram muito as paisagens do Oriente. O turismo ecológico é um dos atrativos, bem como a pesca profissional e amadora, um dos atrativos do lugar, além de toda beleza natural do Rio Grande, da Represa do Funil e da própria vila. 
12 - Jerusalém 
          Jerusalém (na foto acima de Odilon Euzébio) é um distrito de Inhapim, no Vale do Rio Doce. Foi criado pela lei municipal nº 330, de 9 de dezembro de 1994. O povoado tem aproximadamente 600 habitantes, onde seus moradores vivem da agropecuária, pequenos comércios, principalmente dos produtos artesanais locais. No topo do povoado está a igreja, ponto de encontro principal de seus moradores.
13 - Pedrão
          Pedrão é um bucólico e pacato distrito da cidade de Pedralva, no Sul de Minas. Está próximo da famosa Pedra do Pedrão que é um imenso e maciço rochoso com 300 metros de extensão e 1464 metros de altitude, que enfeita a paisagem do Sul de Minas e de Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Maria da Fé, principalmente a de Pedralva. É um local preservado, com predominância de várias espécies da fauna e flora local e por isso muito frequentado por amantes da amantes da natureza e praticantes de voo livre. (foto acima de Rinaldo Santos Almeida)

208 comentários:

  1. Respostas
    1. Olhe melhor, pois foi citado sim..

      Excluir
    2. Milho Verde não faltou esta ai sim.Pertence ao Serro

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Meu sonho conhecer Milho Verde

      Excluir
    5. Piedade do Paraopeba, em Brumadinho é uma boa sugestão assim como a Quinta do Sumidouro, ambas na Grande BH

      Excluir
    6. Gente! adorei viajar por estes municipios de Minas Gerais. Agradeço a postagem

      Excluir
    7. distritos deOuro Preto: Cachoeira do Campo, Amarantina, Santo antonio do Leite, Sao Bartolomeu, Glaura, Serra do siqueira, Maracuja, Soares, Coelhos...

      Excluir
    8. Cunhês quais tud,so lugar bunito

      Excluir
    9. Não tem Las Vegas ??
      😍😍

      Excluir
    10. Milho Verde está descrito no item 11

      Excluir
  2. Faltou o distrito de Pintos Negreiros no município de Maria da Fé.

    ResponderExcluir
  3. Galera... milho verde é cidade! A lista é de distritos!!!

    ResponderExcluir
  4. Faltou ipoema... distrito de Itabira.
    Faltou cabeça de boi... distrito de Itambé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi citado no início, Minas tem 1712 distro e na postagem tem 12. Faltaram então 1700. Não dá para colocar tudo num só post.

      Excluir
    2. Ipoema está citado sim! Veja aí em cima ! Rsrsrs....gente ! Eles realmente não podiam citar todos! São centenas ! Mas publicaram a lista dos 1700 faltantes! Pra bom entendedor! Rsrsr....

      Excluir
  5. Milho Verde é um maravilhoso distrito do município do Serro.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Acho que Tapera hoje se chama Santo Antonio do Norte.

      Excluir
    2. Mas esse nome não se popularizou. Continua Tapera

      Excluir
  7. Faltou-me conhecer pessoalmente lugares tão lindos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Santana: eu também fiquei com água na boca de conhecer de perto a maioria desses singelos e lindos distritos. Da lista, tive a chance de me hospedar por 3 vezes em Monte Verde e conheci de passagem, algumas horas, a deslumbrante Lavras Novas, que merece uma estadia mesmo ! Como as outras! Minas está em meu ♡ ! Fica a vontade de um dia conhecer as outras 13 da lista e muitas mais dentre as 1700 que faltam ! Eita Minas singela e cativante! Amo demais !

      Excluir
  8. Que parte que vocês não leram onde no artigo disseram que não dá para postar de todos que são mais de 800?

    ResponderExcluir
  9. Guarda dos Ferreiros distrito de São Gotardo. Tem história. Sua história faz parte do crescimento do estado de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  10. Não dá para postar tudo. Faça em série. Ficara lindo

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Acho q vc não leu tudo... ;)
      Leia o 13.

      Excluir
    2. Faltou não, está aí na lista. É só dá uma olhada com mais atenção que verás.

      Excluir
    3. Muitos precisam aprender a ler com atenção. Leitura é treinamento, que não lê habitualmente acaba não conseguindo interpretar um texto simples como este.

      Excluir
  12. Faltou Morro do Ferro, distrito de Oliveira!

    ResponderExcluir
  13. Faltou São Gonçalo do Rio das Pedras , distrito do Serro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Falaram de Milho Verde (mostraram foto, inclusive) e deixaram o belíssimo distrito de Serro de São Gonçalo do Rio das Pedras. Que pena.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Sim concordo.Cocais (Municipio de Barão de Cocais) é de uma beleza singular.Aguardamos na próxima.

      Excluir
    2. Sim concordo.Cocais (Municipio de Barão de Cocais) é de uma beleza singular.Aguardamos na próxima.

      Excluir
  15. Respostas
    1. E porque ce acha que sabe tudo ou num sabe nada

      Excluir
    2. muito bom o assunto. Me mudei para Minas a pouco tempo e foi interessante ler sobre alguns dos belos lugares que ha aqui!!

      Excluir
  16. Sö corrigindo escrevi faltou errado....kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Faltou o maior e mais importantes de todos, Cachoeira do Campo MG, com certeza fruto do descaso e deficiência dos dirigentes da setor de turismo de Ouro Preto...

    ResponderExcluir
  18. Faltou capela do saco,caquende,santo antonio e varios outros

    ResponderExcluir
  19. Faltaram os distritos : Ipoema , distrito de Itabira e Cabeça de Boi, distrito de Itambé do Mato Dentro.

    ResponderExcluir
  20. Faltaram os distritos : Ipoema , distrito de Itabira e Cabeça de Boi, distrito de Itambé do Mato Dentro.

    ResponderExcluir
  21. Faltou 1700 distritos ��������
    Chorei.....
    Tem um link aí com todos.
    ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltaram São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro e Cocais, Barao de Cocais.

      Excluir
    2. FALTOU O DISTRITO DE PINHEIROS ALTOS NO MUNICÍPIO DE PIRANGA MG, ONDE NASCEU PÓS REPÚBLICA O PRIMEIRO GOVERNADOR DR JOSÉ CESARIO DE FARIA ALVIM.ELE FOI DEPUTADO, SENADOR,PREFEITO DO DISTRITO FEDERAL RIO DE JANEIRO, ALÉM DE SER UM DOS CRIADORES DE NOSSA REPÚBLICA EM 1889, ESTÁ NO RETRATO INAUGURAL AO LADO DE DEODORO DA FONSECA.

      Excluir
  22. Faltou Andrequice, terra de Manoelzão de Guimarães Rosa, distrito de Três Marias.

    ResponderExcluir
  23. Conselheiro Mata (distrito pertencente à cidade de Diamantina) próxima à cidade de Monjolos

    ResponderExcluir
  24. Faltou Morro Vermelho, distrito de Caete-MG, lugar cheio de historias; aconchegante, pacato, com belas paisagens e onde esta a bela cachoeira de Santo Antonio.

    ResponderExcluir
  25. Essa lista é apenas um aperitivo... Minas tem lindas cidades aconchegantes, pitorescas, e cheias de charme... cito uma: Pedra Azul.

    ResponderExcluir
  26. Pedra Azul tem no ES. Em MG também tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Temos uma linda e histórica cidade chamada de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. A cidade tem formações rochosas de encantar, paisagens lindas e uma linda e histórica arquitetura, com lindíssimos casarões históricos.

      Excluir
    2. Por sinal, terra de Paulinho Pedra Azul, grande talento musical mineiro...

      Excluir
  27. Gente, não faltou nada, porque são 1752 distritos, por favor neh? sejam mais adultos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou sim, porque sem Catas Altas esta lista de 15 distritos mais charmosos está irremediavelmente furada...

      Excluir
    2. Catas Altas é cidade e não distrito.

      Excluir
  28. Belo link sobre as cidades pitorescas e atrativas nas diversas regiões de Minas Gerais. Nasci em Pratinha MG na época (1950) era distrito de Medeiros e Bambui dependendo do escrivão do cartorio (coisas de Minas). La não tem uma representação turistica por ser muito pequeno, mas esta em Meu Coração, abraços a todos o meus conterrâneos e parentes que estão espalhados pelo mundo todo.

    ResponderExcluir
  29. Faltou Itaci, distrito de Ilicinea!sul de minas. banhado pelo lago de furnas.

    ResponderExcluir
  30. Faltou, Vila de Cocais, em Barão de Cocais.

    ResponderExcluir
  31. Pocinhos do Rio Verde também é bem legal, apesar de não ter sido incluído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.espacoturismo.com/ecoturismo/pocinhos-do-rio-verde

      Excluir
  32. Lapinha da Serra em Santana do Riacho é um dos locais mais bonitos que eu conheço!

    ResponderExcluir
  33. Faltou Conceição do Ibitipoca... Que furo hein, dentre eles o melhor... Falar de Lobo Leite e esquecer Ibitipoca foi a gafe... Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Navegue no site e poderá ver 2 matérias exclusivas sobre Conceição do Ibitipoca e 3 sobre o Parque do Ibitipoca. Gafe é comentar algo sem se informar antes.

      Excluir
  34. Dentre os lugares citados na reportagem e nos comentários, mas da metade eu conheci fazendo a estrada real. (caminho velho, caminho dos diamantes e Sabarabuçu)

    ResponderExcluir
  35. Nesse site pode se baixar as planilhas dos caminhos da estrada real http://www.institutoestradareal.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Coisa linda esse distrito de Luminosa!

    ResponderExcluir
  37. Ótimas dicas! aproveite e pesquise sobre Conceição do Ibitipoca, é distrito de Lima Duarte, perfeito! Tem parque estadual, uma vila super charmosa e festival de blues! Amo Minas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica, no site tem 3 matérias sobre o Parque do Ibitipoca e outra exclusiva sobre Conceição do Ibitipoca. Veja. Não há necessidade de falar nesse post sobre esse distrito, tem um post só sobre ele no site.

      Excluir
  38. Que povo chato: faltou isso, faltou aquilo! Ninguém sabe elogiar o texto, não? Excelente matéria, bem escrita, e quem ache que faltou, que sente e escreva a sua própria matéria, só para eu comentar: faltou a PQP!

    ResponderExcluir
  39. Conheço alguns! Minas e seus encantos! Nos comentários acima estão falando que faltou esse e faltou aquele. Alguns confundem pequenas cidades charmosas, como Catas Altas com distrito. Se informem melhor. Excelente matéria! Querem ver seu distrito ou achar um bom destino para passeio? Veja abaixo:
    Quem quiser conhecer todos os distritos mineiros, segue o link da relação com todos os distritos e vilas de Minas Gerais.:http://www.iga.br/js/source/distritos_mg.pdf

    ResponderExcluir
  40. Respostas
    1. Garoto, a lista é de distritos. Catas Altas é município!!! Ok?????

      Excluir
  41. Concordo com quem fez a matéria e com todos que reclamaram. Minas é de fato, um mundo, pois apesar dos seus 853 municípios e 1752 distritos ( informação da página), possui também mais de 15 mil comunidades, que bem que já poderiam ser distritos. Todos com seus encantos e suas peculiaridades. Como repórter fotográfico, que já reportou 732 municípios e mais de 5.000 distritos e comunidades ( distritos, povoados, comunidades, bairros) posso atestar isso. Em minhas páginas do facebook - ( www.facebook.com/EncantosDeMinas quem quiser pode até acompanhar fotos de mais de 250 municípios e distritos alí retratados. Depois tirem conclusões. Nada no Brasil, se compara a Minas Gerais e seus Encantos. Que me perdoem os conterrâneos brasileiros, mas Minas é Minas, uai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Mourão, é uma honra pra nós ter você aqui, comentando a postagen e ter seus trabalhos ilustrando postagens nos engrandece muito. Um dos ícones da fotografia mineira, grande fotógrafo, grande pessoa. Tenho prazer em ter sua amizade, mesmo que virtal pelo face, mas é sempre por estar perto dos bons, no teu caso, dos ótimos. Grande abraço amigo.

      Excluir
    2. Trabalho maravilhoso , importante e único do meu amigo Sérgio Mourão.Minas realmente são muitas. Abraços a todos e boa viagem! Luiz Omar

      Excluir
  42. Conceição do Ibitipoca! Distrito de Lima Duarte, acho que quem fez esse post viajou pouco por minas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viaje pelo site Ulisses e poderá ver 3 matérias sobre o Parque do Ibitipoca e 1 sobre o distrito de Conceição do Ibitipoca. Se tem 4 matérias falando do Ibitipoca não há necessidade de repetir.

      Excluir
  43. O Distrito do Pedrão em Pedralva/Maria da Fé também é um local muito interessante.

    ResponderExcluir
  44. Bom Dia!
    Belíssima postagem sobre distritos mineiros! Parabéns!
    Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de mencionar o antigo e histórico, distrito de Sobral Pinto, pouco conhecido...
    O povoado do "Pomba" ou "Pombense"surgiu por volta de 1860 (em terras pertencente ao município de Rio Pomba), com a chegada do sesmeiro Manoel Ferreira Martins, onde na fazenda Santa Maria fixou um Cruzeiro... Nos arredores da "Santa Cruz" surgem as primeiras casas residenciais e comerciais, formando a pequena vila.
    Em 1879, o lugarejo é cortado pela ferrovia, trazendo progresso e inovação. Sua estação de madeira é inaugurada, oficialmente, na visita do imperador D. Pedro II ao arraial, em 1881...
    Em 04 de setembro de 1892, Pombense passa a se chamar Sobral Pinto, em homenagem ao honroso engenheiro da estrada de ferro Leopoldina, Luiz Cavalcante Sobral Pinto.
    A capela, em honra à Nossa Senhora dos Anjos, foi erguida pelo português Cel. Manoel Póvoa, já no início do século XX, mais tarde consagrada à Nossa Senhora Auxiliadora, atual padroeira.
    Essa é uma pequena parte da rica história deste antigo distrito de Minas!
    Obrigado pela oportunidade de divulgá-lo!
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou do Cruzeirão. O time foda do Brasil. Dá-lhe Zêroooooooooooo...

      Excluir
  45. Jovem, Milho Verde é municipio, por isto num consta na lista com certeza! Ok???

    ResponderExcluir
  46. Parabens pela materia,vou arrumar a mochila e colocar o pe na estradra.

    ResponderExcluir
  47. Que lugares maravilhosos,conheço alguns mas,com certeza pretendo conhecer outros,valeu obrigado pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  48. Faltou Mercês de Águas Limpas, distrito de São Tiago.

    ResponderExcluir
  49. Faltou um pequeno distrito de Diamantina de nome "SOPA" lugar mais tranquilo que este, não existe em Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  50. Faltou um pequeno distrito de Diamantina de nome "SOPA" lugar mais tranquilo que este, não existe em Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  51. faltou estevão de araujo distrito de araponga, cidade mineira pequena de 8 mil habitantes, onde a há diversas cachoeiras, trilhas, picos e o melhor café do brasil. Além de um parque estadual maravilhoso pesquisem e faça um matéria sobre a cidade, você pode se surpreender.

    ResponderExcluir
  52. Excelente post. Eita povo que adora reclamar...Lugarzim legal? Biribiri!

    ResponderExcluir
  53. Gostei.
    Motivar o turismo para esta região é Sensacional.

    ResponderExcluir
  54. Conheço 8 destes aí ! Bão demais Minas Gerais !

    ResponderExcluir
  55. Minas é um País dentro do Brasil. Muita diversidade, romantismo e poesia. Faltou São Pedro do Avaí, Distrito de Manhuaçu, com cerca de 5 mil habitantes, onde nasci e me criei, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecido também por São Pedro da Cabeluda kkk, terra do Fábio Júnior, ex-jogador do Cruzeiro.

      Excluir
  56. Ipoema é o n*15
    Bichinho é o n*14
    Eita povinho do sóio ruim.

    ResponderExcluir
  57. Arnaldo Silva, parabens pelo texto! Este pouporri de cidades e suas historias ja me despertou a vontade de voltar a MG. Sou paulistana, amo SP mas afirmo que MG é o melhor estado do Brasil: lindas paisagens, gastronomia maravilhosa e um povo bom demais da conta! Continue divulgando as maravilhas mineiras! Bjo

    ResponderExcluir
  58. Faltaram Santo Antônio do Rio Grande e Maringá, Distritos de Bocaina de Minas.

    ResponderExcluir
  59. Faltou Santo Hilário, distrito de Pimenta - MG.

    ResponderExcluir
  60. Muito boa a matéria.
    Clara.
    Ponto negativo: as pessoas não lêem com autonomia, não conseguem interpretar textos, valorizam suas experiências em detrimento das dos outros, são parciais, egoístas, não conseguem lançar mão de argumentos ao fazer uma crítica ou apontar uma falha (de acordo com seus pontos de vista). As pessoas estudam pouco, lêem pouco, analisam pouco, não buscam fontes, mas querem ter a razão.
    Ponto positivo pra matéria informativa. Ponto negativo pra humanidade (faço parte dela, só pra deixar claro antes que me critiquem).
    Saudações desde Francisco Morato-SP.
    Sidnei Sousa, paulista paulistano apaixonado por Minas Gerais de norte a sul.
    E-mail: zufianini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentário. Parabéns pela lucidez e discernimento das coisas Sidnei.

      Excluir
    2. Sou eu quem agradece pela compreensão. Aliás, depois de quase 1 ano voltei ao site, acabei de curtir a página na Facebook e estou muito contente por ter a vontade de sempre estar em Minas Gerais. Há uma semana fui ao Pq. Inhotim, em Brumadin. Estive há 6 meses em Carrancas. E também há 6 meses fui ao distrito de Conceição de Ibitipoca (conheci o parque), mas o lugar que me tomou por completo o ser de alegria foi Aiuruoca, que também conheci há 6 meses. Poucos lugares nesta Terra podem ser tão simples e encantadores como Minas Gerais! Já estou meio emocionado escrevendo agora...rs Acho que é porque não posso ir a Minas por enquanto novamente. Amo Minas Gerais, amo o Brasil. Pena que tudo é tão desvalorizado até mesmo pelos que neles vivem.
      Saudações desde Francisco Morato-SP.

      Excluir
  61. Minas gerais tem muitas facetas , o sul de minas conheço que quase inteiro e uma boa parte da zona da mata tbm , onde nasci. Más o que me deixou apaixonado foi a região de Diamantina , vale do Jequitinhonha e as belezas naturais do cerrado.

    ResponderExcluir
  62. Tem Carlos Euler, distrito de Passa Vinte no sul de Minas. Bom Jesus do Vermelho e Paraíso Garcia e Ibitipoca, Campo das Vertentes e Zona da Mata respectivamente.

    ResponderExcluir
  63. Distrito de Sertãozinho - Borda da Mata - MG

    ResponderExcluir
  64. Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte.MG

    ResponderExcluir
  65. Distrito de pocinhos do Rio verde....pertence ao município de Caldas...

    ResponderExcluir
  66. Coloca MINAS GERAIS toda, lugar perfeito.

    ResponderExcluir
  67. FALTOU OS DISTRITOS MARAVILHOSOS DE SÃO JOÃO DEL REI - CABURU, RIO DAS MORTES,SÃO MIGUEL DO CAJURU, SÃO SEBASTIÃO DA VITÓRIA E EMBOABAS

    ResponderExcluir
  68. faltou Porto dos Mendes, um lugar lindo do sul de MG.

    ResponderExcluir
  69. Faltou uma versão em inglês, espanhol e/ou francês

    ResponderExcluir
  70. Conheci um pouco de São João del Rei e Tiradentes por razão de um congresso de Conservação e Restauro e me apaixonei por Minas Gerais.Tenho muita vontade de conhecer estes e outros lugares maravilhosos de Minas, além do povo mineiro que é encantador. Obrigada por me apresentar mais um pouco destas maravilhas !

    ResponderExcluir
  71. Senti falta de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte e São Sebastião das Águas Claras, a popular Macacos, distrito de Nova Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Conceição do Ibitipoca, é tudo de bom, conheci ano passado

      Excluir
  72. Dos quinze distritos citados eu tive a satisfação de conhecer três deles, Milho Verde, Lavras Novas e agora estou morando bem pertinho de Piacatuba. Muito show todos eles, mas Milho Verde é o melhor!!!

    ResponderExcluir
  73. Faltou "Itatiaia" distrito de Ouro Branco MG

    ResponderExcluir
  74. Faltou Amanhece distrito de Araguari

    ResponderExcluir
  75. Maravilhosa iniciativa, quem quiser que faça a sua postagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  76. Arnaldo Silva sua postagem está excelente.
    Minas Gerais tem belíssimas cidades como pude observar.
    Bom pra fugir um pouco da correria das cidades grandes.
    Espero um dia poder conhecer ao menos várias delas se não todas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  77. Sidnei Souza, seu comentário merece parabéns! Arnaldo Silva sua postagem está excelente, imagino como foi doloroso escolher entre tantas maravilhas não é mesmo! Impossível fazer menção a todos os distritos numa única postagem, mas como esta é a PARTE I com certeza seremos brindados com mais encantos de cada canto das Minas Gerais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Temos que ser objetivos quando expressamos nossas ideias. A sociedade já está repleta de inconsciências para que as acentuemos, não é verdade? Saudações desde Francisco Morato-SP.

      Excluir
  78. Aí aí meu milho verde quando vi minha cidade citada aki até bateu saldade de estar lá

    ResponderExcluir
  79. Respostas
    1. Como está e a PARTE I, veja na parte II, quem sabe esteja lá. Tem a III também, mas veja na parte II

      Excluir
  80. Faltou uma matéria sobre a baixa capacidade de leitura da maioria das pessoas. Que lástima.

    ResponderExcluir
  81. Olá Armando, como disse, Minas tem mais de 1700 distritos, sua lista está ótima, contudo, sabemos que nem todos os distritos figurarão nela. Acredito que os distritos de Conceição de Ibitipoca em Lima Duarte e Lapinha da Serra em Santana do Riacho deveriam ser acrescidos a sua bela lista.

    ResponderExcluir
  82. Serra do Cipó, também em Santana do Riacho, é digno de figurar na sua lista.

    ResponderExcluir
  83. Agradeço por dedicado seu tempo a publicar essa maravilhosa matéria. Sou mineira de coração. Quando me aposentar vou passar 6 meses em cada um deles, valeu, achei maravilhosa a viajem!!

    ResponderExcluir
  84. Nossa minas é realmente maravilhosa e encantadora, gostaria em uma próxima publicação citasse a cidade de Antônio Dias, minha terra natal, cidade querida, que também faz divisa com Santana do Alfie, e é a cidade berço do vale do aço, vale a pena conhecer, desde já agradeço, e continue divulgando nossas riquezas.....

    ResponderExcluir
  85. Em quem vou ter que tacar um tijolo? HAHHA
    Como podem deixar Miguel Burnier de fora?

    ResponderExcluir
  86. Achei muito interessante os distritos selecionados. INclusive não conheço São José das Três Ilhas, próximo de Juiz de Fora. Irei lá conferir a bela IGreja de pedra.

    ResponderExcluir
  87. Nao tem Cocais? De Barao de Cocais.

    ResponderExcluir
  88. Onde fica a primeira matriz de minas gerais tombada pelo iefam .Muito boa materia estão de parabens .

    ResponderExcluir
  89. São Gonçalo do Rio das Pedras, no Serro

    ResponderExcluir
  90. Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece, jamais!

    ResponderExcluir
  91. Faltou cauis distrito com maior produção de leite em são Sebastião do rio preto

    ResponderExcluir
  92. Eu sou apaixonado com cidades e o modo de vida de lugares assim.
    Minha Paixão

    ResponderExcluir
  93. Bacana demais, uma viagem em sentido real

    ResponderExcluir
  94. Alfié faz divisa com Antonio Dias tambem

    ResponderExcluir
  95. Sugiro incluirem: São Bartolomeu (Ouro Preto) e Itatiaia(Ouro Branco)

    ResponderExcluir
  96. Faltou Itamarati de Minas,muito interssante, perto de Piacatuba, l5 km de Cataguases.

    ResponderExcluir
  97. DISTRITO DE MILAGRES EM ARCEBURGO MG
    ROTA DO CAFÉ

    ResponderExcluir
  98. Li atentamente as descrições dos distritos. Excelente inicitiva! Conheço alguns destes distritos e várias cidades às quais pertendem. Minas Gerais é um estado que, somente ele, demandaria anos para se conhecer.
    No início do texto há a indicação de que esta é a Parte 1. Vocês já publicaram a Parte 2? Não encontrei nenhum link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, publicamos as partes II, III, IV e V. No lado direito acima, clique em DISTRITOS. Estão lá.

      Excluir
  99. Dentre esses tem Angustura, distrito de Além Paraíba.
    Zona da Mata Mineira. Fica a 3 horas do RJ.

    ResponderExcluir
  100. Que post maravilhoso... ohh minas gerais lugar abençoado sô... parabens amei me deliciar nessas lindas cidades mineiras...

    ResponderExcluir
  101. Amei a lista! Gente, mas Minas Gerais é especial demais da conta sô! Cada lugar mais bucólico, idílico e encantador que dá vontade de me mudar pra lá! Rsrs... Largar tudo na metrópole paulista e viver de verdade junto à natureza!
    Só não gosto deste aspecto religioso (católico). Sou agnóstico! Penso que o povo de Minas poderia valorizar mais esses distritos e suas tradições e cultura. Beijos e abraços pro povo mineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos quase as mesmas ideias!!! Achei incrível isso...rs A única diferença entre seu relato e o que eu escreveria é que talvez você more na capital, mas eu não moro nela, somente trabalho em Sampa. Em todo caso moro na RMSP, em Francisco Morato,uns 35km do centro da capital. Abraço!

      Excluir
  102. Faltou o mais famoso, São Tomé das Letras, eu hein. Concordo, e muito, que não dá pra colocar todos os distritos. Mas, obviamente que nem todos tem potencial turístico. Sei que entre os 3 distritos mais visitados em Minas ele está. Pecado capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU HEIN????Essa é a parte I, tem mais 4. Mas São Tomé das Letras? Distrito? São Tomé das Letras meu caro é uma das mais conhecidas CIDADES de Minas Gerais amigo. Distrito é uma coisa, cidade é outra. Santuma é cidade e não tem que estar aqui. Mas navegue no site e verá 4 matérias sobre a bela CIDADE de São Tomé das Letras.

      Excluir
  103. Kkkk...o mais divertido são os comentários! Parabéns mineirada !

    ResponderExcluir
  104. Eu tive o prazer de conhecer Milho Verde e Bichinho . Amei

    ResponderExcluir
  105. Bela matéria e o bucolismo dos vilarejos faz a gente viajar. Êta Minas Gerais do queijo, do tutu, do angu, da couve chiada na frigideira e do Cruzeirão cabuloso...

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. Aumenta essa lista aí,
    Ou lança a parte II, Distrito de Tabuleiro, Pertencente à Conceição do Mato Dentro, possui a maior Cachoeira de Minas Gerais, Cachoeira do Tabuleiro com seus 273 metros e espetaculares Cânions.Serra do Cipó Distrito de Jaboticatubas. Lapinha da Serra Distrito de Santana do Riacho e para finalizar, São Thomé das "Lendas" que apesar de não ser distrito merece entrar na lista.

    ResponderExcluir
  108. Como um mineiro... andando pelo Brasil... vi e vivi muitos bons momentos em distritos por onde passei. Sempre muito bem recebido, tratado como um morador dali. É bem verdade... esse trabalho ficou maravilhoso... devia montar um livro, eletrônico ou não... pois falar de minas gerais... é bom demais... uai. Tendo novidades me informe... por favor...
    biobus@bol.com.br

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde, procuro saber em qual distrito fica a localidade chamada Valença.

    ResponderExcluir
  110. Não consigo acessar o link indicado, favor me enviar o endereço correto, obrigado.

    ResponderExcluir
  111. Faltou o Distrito dos Franceses em Carvalhos sul de minas,rodeado com inúmeras cachoeiras e picos.

    ResponderExcluir
  112. Águas de Contenda (distrito de Conceição do Rio Verde).... Precisava entrar na lista !!!!!

    ResponderExcluir
  113. Trabalhei em Lobo Leite ,adequando essa ferrovia , excelente gastronomia .

    ResponderExcluir
  114. Faltou o distrito da Vila Colonial de Cocais, distrito de Barão de Cocais/MG., um dos distrito mais antigo de Minas Gerais, mais velho que Ouro Preto. 315 anos....

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores