Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Aguas quentes e medicinais de Felício dos Santos MG

(Por Arnaldo Silva) Felício dos Santos vem chamando a atenção por suas cachoeiras, paisagens nativas de transição de Mata Atlântica para o Cerrado e sua charmosa arquitetura urbana. A região é dotada de um berço hídrico extenso, onde estão as primeiras correntezas do Rio Araçuaí, que formam em seus trechos belas cachoeiras como a do Bode e a de Carrancas. A Cachoeira do Sumidouro é uma das mais belas de Minas Gerais, com uma impressionante queda de 80 metros. Essa cachoeira pode ser vista de vários pontos da cidade.
          A riqueza hídrica de Felício dos Santos vem chamando a atenção, principalmente as suas águas quentes com propriedades medicinais. Suas águas medicinais vem sendo sendo descoberta pelos turistas do Brasil inteiro, que vem à cidade em busca de descanso do bem estar que as águas medicinais oferecem e como complemento de tratamentos. (na foto acima de Luiz Carlos da Silva, o balneário da Fazenda Águas Quentes e abaixo, de Marcelo Santos Santos, a Cachoeira do Sumidouro)
          A cidade é charmosa, tranquila e pacata cidade e conta com cerca de 5 mil habitantes. Seu povo é alegre, hospitaleiro e muito simples. Recebem com muito carinho os visitantes. 
          Felício dos Santos guarda relíquias históricas dos tempos da Escravidão, com traços coloniais em sua arquitetura. O município faz parte da região mineradora de Diamantina MG, tendo seu povoamento iniciado em meados do século XIX, estando por isso,  na área de influência da Estrada Real.
          Além de sua bela arquitetura, em Felício dos Santos a gastronomia típica mineira é preservada, destacando o biscoito de goma, frango caipira, doces, frango ao molho parte e outros deliciosos pratos.  Faz divisa com os municípios de Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba, Rio Vermelho, Couto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto.
          Outro atrativo da cidade é o artesanato feito com sementes e a capa da palmeira. Uma arte muito atrativa e bem feita, pelos artesãos locais. (na foto acima enviada pela Fabiana Gomes)
          Seu povo é tradicionalmente Católico e preserva as tradições religiosas como a Festa do Sagrado Coração de Jesus e a Marujada de Nossa Senhora do Rosário, o maior evento religioso do município. A Festa do Peão de Boiadeiro é muito tradicional na cidade e um dos atrativos populares para os visitantes. 
          O grande atrativo de Felício dos Santos (na foto acima de Edson Borges) é sem dúvida suas águas. A água geladíssima, com características rochosas da Comunidade do Loronha é um dos atrativos da cidade. Mas sem dúvida alguma, o grande interesse do visitante são as águas quentes, por suas propriedades medicinais, mineral, hipotermal e radioativa. 
          As águas medicinais são excelentes complementos de tratamentos dermatológicos porque repõe os sais minerais e antioxidantes perdidos pela pele; hidratam a pele ressecada e diminuem sua oleosidade. Além de equilibrar o PH da pele, auxiliam nos tratamentos estéticos, além de ajudar na recuperação da barreira de proteção da pele. As águas termais ajudam ainda no combate a dores crônicas como artrite, artrose e dores nas costas. Além desses benefícios, o banho nessas águas proporcionam uma agradável sensação de conforto, calma, relaxamento e bem-estar. (foto acima e abaixo enviadas por Luiz Carlos da Silva)
          As águas quentes das Estâncias Hidrominerais mineiras, concentradas basicamente no Sul de Minas, atraem turistas de todo o mundo em busca de seus benefícios. Felício dos Santos, já no Vale do Jequitinhonha, vem aos poucos sendo uma nova opção para os turistas que buscam fugir do estresse do dia a dia e o bem estar que suas águas quentes e medicinais oferecem.
           A cidade, tem boas opções de pousadas e restaurantes para o turista se sentir confortável. No próprio entorno da fonte, tem a Pousada da Água Quente (na foto acima enviada por Luiz Carlos da Silva), com conforto e uma ótima estrutura para receber bem os turistas. São cerca de 780 hectares de mata nativa, muito verde, trilhas, fauna e flora variadas e muita água. O visitante se sentirá em casa. 
O contato da Fazenda Água Quente é 38 9 9990-6405 - 9 9908-5641 com Luiz Carlos

8 comentários:

  1. Linda matéria!
    Quem puder postpo mais dicas de local pra se hospedar vai ajudar muito.
    E aproveitem para publicar no site trip advisor sobre a cidade.
    Muitos viajantes consultam esse site e vai ajudar a divulgar a cidade.

    ResponderExcluir
  2. No final da matéria tem o telefone de contato da pousada. Da rodoviária de BH tem ônibus para Felício dos Santos.

    ResponderExcluir
  3. Ótima reportagem. Pretendo conhecer brevemente.

    ResponderExcluir
  4. Lindo pretendo frequentar em breve.Gostaria saber preço d diária p casal.obg.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sugestão, amo água quente, com certeza irei com meu marido e vou levar minha mãe. É necessário fazer reserva com antecedência?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores