Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

10 cidades top do Mar de Minas

Conhecido como Mar de Minas, o Lago de Furnas banha 34 cidades das regiões Sul, Sudoeste e Oeste de Minas Gerais, transformando a paisagem e a vida dos moradores dos municípios que tiveram parte de suas terras férteis inundadas por suas águas a partir de 1960. São 1.457,48 km² de águas de nascentes e rios de águas cristalinas, sendo quatro vezes maior que a Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro, sendo portanto, um dos maiores lagos artificiais do mundo. (foto acima e abaixo de Douglas Arouca) Por isso o imenso lago é chamado carinhosamente de "Mar de Minas". Se por um lado as terras férteis foram reduzidos, por outro, surgiu uma nova e forte economia nesses municípios que o turismo. As águas de Furnas adentraram em fendas abertas pela natureza, deixando à mostra nossos cânions antes despercebidos. Fez surgir também cachoeiras, cascatas e ilhas paradisíacas, além de propiciar a prática de esportes náuticos e o turismo ecológico nas 34 cidades banhadas por suas águas que atraem todos os anos milhares de turistas vindos de todo o Brasil e também do exterior. 
Os município que fazem parte do “Mar de Minas” são: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Lavras, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, Três Pontas, Varginha e São José da Barra onde podemos ver na foto abaixo, do Douglas Arouca o Rio Grande.
 Dessas 34 cidades, listamos essas 10 cidades todas top!
Por Arnaldo Silva
01 - São José da Barra
As cachoeiras dos Cânions, (na foto abaixo de Marcelo santos) é uma das paisagens mais conhecidas dos mineiros. As escunas e barcos saem de Capitólio até o local, por isso é chamado popularmente de Cânions de Capitólio, mas na verdade não pertence a Capitólio e sim a São José da Barra, no Sul de Minas, município que faz divisa com Alpinópolis, São João Batista do Glória, Guapé, Carmo do Rio Claro e Capitólio.
São José da Barra é um das mais jovens cidades mineiras, tendo sido emancipada de Alpinópolis em 21 de dezembro de 1995, tendo hoje cerca de 8 mil habitantes. Boa parte da cidade foi inundada pelas águas da represa, sendo reconstruída em outro local. Hoje é sede da Usina Hidrelétrica de Furnas e é um dos municípios mais ricos da região, graças aos impostos oriundos da Usina e do turismo. 
A cidade é aconchegante, com bons hotéis, pousadas e uma gastronomia tipicamente mineira e recebe muito bem os turistas que procuram a cidade para conhecer as belezas naturais do município, como os cânions, o mirante, de onde se pode ver as comportas da usina.
Hoje, o município é composto por cerca de 7 mil habitantes e abriga pousadas e hotéis que recebem turistas em busca de momentos em meio à natureza. O mirante da barragem é um dos pontos mais visitados, de lá é possível ter a visão das comportas da usina. A gastronomia tipicamente mineira é outro atrativo e incluem muitos pratos preparados no fogão a lenha. (foto acima de André Saliya)
02 - Carmo do Rio Claro
Uma cidade acolhedora, culinária riquíssima com pratos a base de peixes e doces cores e sabores variados, bem como um casario charmoso, museus arqueológicos e sobre a historia indígena. (foto cima de Douglas Arouca) Essa é Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Com cerca de 22 mil habitantes é uma das cidades banhadas pelo Mar de Minas que mais encanta os turistas graças a sua exuberante natureza, que proporciona diversos atrativos naturais como cachoeiras, matas, vistas maravilhosas do alto da montanhas, além claro, da beleza das águas do Lago de Furnas.
03 - Capitólio
Capitólio (na foto acima de Aender Mendes) é uma cidade pequena, com menos de 10 mil moradores, mas em dias de alto temporada, feriados e datas festivas, esse número triplica. Isso porque a cidade é um dos mais badalados pontos turísticos de Minas Gerais atualmente, graças as suas belezas impressionantes, que atrai milhares de turistas todos os anos. Suas belezas e qualidade de vida atrai artista para cidade, muitos deles mantém casas às margens do Lago de Furnas, no bairro Escarpas do Lago (na foto abaixo de Deocleciano Mundim)
A cidade possui uma boa rede hoteleira e uma gastronomia especial, a base de peixes, sem contar a nossa cozinha típica mineira. Os turistas vem à Capitólio vivenciar as belezas naturais do município como cachoeiras, matas nativas, trilhas, cascatas, o mirante dos cânions e passear de barcos ou escunas, pelas águas verdes-esmeralda do Lago de Furnas, adentrando entre os cânions. (na foto abaixo, do Pedro Beraldo, a pureza das águas de Capitólio)
Fica na divisa exata do Sul e Oeste de Minas, tanto vale dizer que o município é do Sul de Minas, quanto do Oeste Mineiro.
04 – Boa Esperança
Boa Esperança, no Sul de Minas é uma das mais belas cidades mineiras. Sua população em julho de 2019 era de 40.127 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE. Está distante 280 km de Belo Horizonte. A Serra, que leva o nome da cidade ficou famosa com a canção composta por Lamartine Babo, interpretada por vários nomes da música brasileira. (foto abaixo de João Paulo de Mendonça)
Além da Serra da Boa Esperança, o Lago de Furnas que banha  a cidade é formado pelo represamento das águas do ribeirão Marimbondo, Maricota e Cascavel. São  8 km² do "Mar de Minas" em Boa Esperança. O Rio Grande, que passa nas terras do município, é outro atrativo natural. 
No perímetro urbano de Boa Esperança, as águas circundam praças, suas ruas são arborizadas e bem cuidadas.(na foto acima de João Paulo de Mendonça) Boa Esperança conta com uma boa rede hoteleira e gastronômica, com  cozinha mineira, incrementada com os pratos a base de peixes. A prainha, a beira do lago, é um dos pontos mais badalados da cidade. Já paras os amantes de esportes radicais ha opções de passeios de Lancha, de Jet Sky, pesca esportiva com vara.
05 – Alfenas
Alfenas, no Sul de Minas, tem cerca de 80 mil habitantes. Sua localização é privilegiada, já que está localizada próximas as rodovias federais (BR-491, BR-267 e BR-369), e pelas rodovias estaduais (MG-179, MG-184, MG-453 e MG-879). Chegar a Alfenas é um caminho fácil. Grande produtora de café e gado de leite, com vários estabelecimentos comerciais de pequenos médios portes, indústrias de segmentos diversos se destacando o setor alimentício, como o de sucos é laticínios. Alfenas se orgulha de ser uma Cidade Universitária oferecendo vários cursos superiores, recebendo estudantes de todo o país.
O maior atrativo turístico do município é sem dúvidas o Lago de Furnas (na foto acima de Bosco Azevedo), onde Alfenas é considerada a "Porta de entrada do Mar de Minas", recebendo um grande numero de visitantes que vem à cidade conhecer as belezas do Mar de Minas, bem como as belezas arquitetônicas da cidade como igrejas, praças, bares, restaurantes, casarões, etc.
06 - São João Batista do Glória
Com cerca de 8 mil habitantes, São João Batista do Glória ou simplesmente Glória, fica no Sudoeste de Minas se destaca por suas tradições religiosas e sua rica gastronomia, bem como suas espetaculares belezas naturais. (na foto de Sérgio Mourão, a Matriz de São João Batista do Glória) É um dos destinos mais procurados pelos amantes do Ecoturismo de aventuras ou simplesmente por aqueles que preferem o sossego e a tranquilidade das montanhas, matas nativas e se deliciar calmamente nas cachoeiras paradisíacas do município. Segundo a Prefeitura local, são cerca de 130 cachoeiras em Glória. A cidade é ideal para passeios em família. Calma, tranquila, bonita, bem mineira e tradicional que proporciona um passeio saudável. Ainda, Glória está próximo a portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra. Os visitantes não resistem em ir à Serra da Canastra, conhecer o berço do Rio São Francisco.
Glória é ligada a Passos por uma ponte, sobre o Rio Grande, outra bela cidade da Região. (na foto acima de Luis Leite)  É em Glória que estão algumas das mais belas paisagens da região, o Caminho do Céu, o Vale da Babilônia e o Paraíso Perdido, um complexo natural formado por três ribeirões, 18 piscinas naturais e oito cachoeiras de águas puríssima e bem cristalina. 
07 – Fama
Fama (na foto acima: Prefeitura Municipal/Divulgação) é uma das menores cidades do Sul de Minas, com menos de 3 mil habitantes. O Lago de Furnas emoldura a cidade, hoje uma das mais charmosas e encantadores cidades mineiras com ruas arborizadas e praças bem cuidadas. . Quem vem a Fama, nunca esquece. A cidade é aconchegante, tranquila, bem organizada, com uma boa rede hoteleira e principalmente gastronômica, destacando os pratos com peixes, sem dúvida, os melhores sabores do Brasil. A cidade está a 362 km de Belo Horizonte e na divisa com Alfenas, Campos Gerais, Três Pontas e Paraguaçu.  Distante 362 km de Belo Horizonte, o município faz divisa com Alfenas, Campos Gerais, Três Pontas.Paraguaçu. A cidade, com seu charme e belezas naturais é ótimo para passeios e férias em família.
08 – Guapé
Guapé no Sul de Minas, tem aproximadamente 15 mil habitantes. A cidade é nova, já que a antiga foi inundada pelas águas de Furnas na década de 1960, transformando a cidade, numa península, rodeada pelo águas do lago, proporcionando uma agradável vista e para a prática de esportes e passeios de lancha e barcos. 
Cidade tipicamente mineira, que preserva suas tradições religiosas e folclóricas como a Folia de Reis e o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O carnaval em Guapé é um dos melhores de Minas. A economia do município tem como base a produção de café, pecuária leiteira, grãos, cachaça, estação de pedras, pequenos comércios e claro, o turismo. Possui ótimos hotéis, pousadas e restaurantes com comida mineira. 
Um dos acessos  a Guapé é por balsas, um passeio gostoso pelas águas do Mar de Minas. No município encontra-se diversas trilhas, opções de rapel e escalada e várias cachoeiras como a Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo (na foto acima de Carias Frascoli), Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, entre outras.
Outro atrativo da cidade é o Parque do Paredão, formado em uma fenda, entre belas serras e vasta natureza, com três cachoeiras paradisíacas e uma boa estrutura para os turistas como restaurante, banheiros, estacionamento e área para camping.
09 – Pimenta
Emoldurada pela Serra da Pimenta, (na foto acima de Sérgio Mourão)  hoje com cerca de 9 mil moradores é uma tranquila, charmosa, aconchegante cidade do Oeste Mineiro. Espelhada pelo Lago de Furnas está localizada entre o Rio Grande o Rio São Francisco, cujas águas passam próximo ao município que passa próximo.
Além do charme da cidade, sua boa gastronomia, ótimas pousadas, pertence a Pimenta uma das mais charmosas e atraentes vilas mineiras, Santo Hilário. São cerca de 200 moradores vivendo na vila, rodeada por montanhas, paisagens espetaculares e pelas águas do Lago de Furnas. Esse nome é em homenagem ao naturalistas francês August de Saint Hilaire que passou pela localidade em pesquisas pela região. Santo Hilário é um lugar magnífico, como pode ver acima na foto de Pedro Beraldo.
10 - Campos Gerais
Campos Gerais, no Sul de Minas tem cerca de 30 mil habitantes. Cidade bonita, com belas praças, igrejas, casario charmoso e um povo muito hospitaleiro. O destaque na cidade é sua Igreja Matriz (na foto acima de João Paulo de Mendonça), construção gótica, inspirada na Catedral de Burgos, na Espanha e a estátua do Cristo Redentor, com 32 metros de altura, sendo a quarta maior do país. Rico em belezas naturais, tendo como destaque a Serra do Paraíso, com suas deslumbrantes cachoeiras e paisagens espetaculares. Um verdadeiro convite para o descanso, sossego e também aventuras pelas trilhas da serra. 
A cidade ainda tem como atrativo a Ponte das Amoras, ligando-a a Alfenas (como pode ver na foto acima de João Paulo de Mendonça), um belo parque aquático e a Praia das Amoras, no Mar de Minas. 

15 comentários:

  1. Preciso de 60 dias de férias!!! Pra visitar tudo!

    ResponderExcluir
  2. É bem verdade que Boa Esperança é uma cidade linda, gostosa, hospitaleira e possui um lago artificial lindo. No entanto, esse lago não faz parte diretamente do Lago de Furnas, embora tenha exista alguma ligação com ele. O lago existe devido a uma barragem, construída por volta de 1970 (data aproximada), para represar as águas de um pequeno riacho que corta a cidade. De fato, na época das cheias, a parte de baixo da barragem, devido ao volume de água que escoa do lago, acaba por se juntar ao Lago de Furnas.
    De todo modo, vale muito à pena conhecer o lugar e a Serra da Boa Esperança.

    ResponderExcluir
  3. O circuito "Mar de Minas" é uma excelente opção de lazer. A área de drenagem do Rio Grande e seu, principal afluente, o Rio Sapucaí, na região lago de FURNAS, inundou terras de trinta e quatro (34) municípios.
    A "diáspora" de furnas foi traumática para muitos de seus habitantes, pois, tiveram de mudar o seu "modus vivendi" e há aqueles (as), que foram buscar residência em outros estados da federação, como Goiás. Inundou exatamente as “terras de cultura”, cujas várzeas produziam os mais diversos cereais. Além do gado leiteiro. É nestas várzeas que localizavam as sedes das principais fazendas seculares.
    Por volta da segunda metade da década de 1970, é que ocorre mudanças nas práticas na agricultura e pecuária. As terras dos cerrados e campos de altitude tinham pouco valor, devido à baixa fertilidade natural. A correção da acidez do solo propiciou a ocupação é incorporação de novas áreas nos sistemas produtivos.
    Já, na década de 1990, é que a atividade turística é difundida. Há muitas opções além do lago. No entorno do lago há Cachoeiras e campos de altitude excelentes para a prática de trekking e turismo de contemplação e observação da fauna e flora.
    Há diversos parques, como o "Parque Estadual Serra da Boa Esperança" nos campos de altitude, cerrados e matas de encostas no município de Boa Esperança MG. Na proximidade do tríplice limite intermunicipal: Boa Esperança, Guapé e Ilicínea há o "Parque Ecológico Municipal: Cachoeiras do Buracão". Neste parque há cinco cachoeiras a montante do ponto de apoio, ou seja, o bar do Afonso. Recentemente o programa Terra da Gente, EPTV - Rede Globo, esteve em ambos explorando as suas belezas cênicas. As cachoeiras do Buracão estão localizadas no “Córrego D’Anta”, município de Ilicínea MG. Recomenda-se orientação (Guias) na visita, pois, há um grau de dificuldade para visitar as cachoeiras a montante do ponto de apoio, que só funciona aos sábados, domingos e feriados.
    Atenciosamente: Carias

    ResponderExcluir
  4. Visitem o site http://www.escarpastur.com.br/ para saberem maiores informações de Escarpas do Lago e do Mar de Minas.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom conhecer parte dessas margens .. quero ter a oportunidade de voltar e continuar a descobrir tantos encantos!
    Parabéns aos receptivos moradores dessa linda região!

    ResponderExcluir
  6. Realmente o Mar de Minas é fascinante . Se vc ainda não fez o passeio de pelas águas saindo da Ponte do Rio Turvo, onde também tem um excelente restaurante com comida mineira, você está perdendo uma oportunidade de passeio. No YouTube você vai encontrar muitos vídeos que vai mexer com você.

    ResponderExcluir
  7. Lindas paisagens, águas cristalinas, encanta à todos que por lá passam. Quem nunca foi, vá!

    ResponderExcluir
  8. Faltou o Porto dos Mendes, distrito lindo da região de Campo Belo e Nepomuceno.

    ResponderExcluir
  9. Conheco o mar de Minas, meus paren tes tem casa de campo em Edentur, Formiga, la tem um por de sol lindo.E um lugar muito bonito e agradavel. a terra tudo que planta cresce e floresce e da frutos.

    ResponderExcluir
  10. Vendo as fotos gostei mais de Boa esperança!

    ResponderExcluir
  11. Tem Areado, Alterosa, Barranco alto dentre outras

    ResponderExcluir
  12. Em Sao Joao Batista do Gloria todas as cachoeiras tem acesso algumas com veiculo 4x4 e outras carro 4x2, regiao linda, turismo acessivel e familiar, muitas trilhas para bike e moto. Eu recomendo Pousada Alecrim.

    ResponderExcluir
  13. Amei conhecer algumas cachoeiras.amo a natureza.já fui várias vezes é pretendo ir sempre que puder..

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores