terça-feira, 3 de janeiro de 2017

É logo ali ó....

Compartilhe:

Vindo a Minas e não souber como chegar a determinado lugar e resolver pedir informações para um mineiro e ele disser que é "logo ali ó..." Sei não hein?! 

Não leve esse "ali ó" ao pé da letra. Na verdade ele quer dizer que é lá longe, de perder de vista. Pode se preparar porque é longe, longe mesmo, quilômetros de distância.

Sabe porque o "alí ó" pra nós é bem perto? É porque mineiro não tem preguiça de andar não. Essa expressão vem desde os tempos antigos, quando não existia carro e ônibus e se precisasse ir a tal lugar, seja pra cidade ou alguma fazenda nas redondezas era a pé ou a cavalo, geralmente a pé. Uma ou duas horas a pé não é muito para mineiro não. Pra nós tudo é perto, mas para os de fora, coitados, vão sofrer de tanto andar. É logo ali mez, cê vai retim, bem retim, que ocê chega lá rapidim. Né longe não, é pertim, é qui nem um tirim de ispingarda. Se ouvir isso, leve água e prepare-se para andar.

É como diz a escritora Luana Simonini: "Nunca confie em um “ali” de mineiro.De resto, pode confiar. Seja nas reticências que ele não diz ou nos versos dos seus poemas inteiros.Ser mineiro é saber que as melhores coisas da vida não são coisas."
-------------------------------
Por Arnaldo Silva
Imagem ilustrativa. Autoria de Leonel Frederico mostrando a estrada para Araçuaí MG, Vale do Jequitinhonha

7 comentários:
Faça também comentários