Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 9 de junho de 2018

As mais antigas povoações de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) O Estado de Minas Gerais começou a ser ocupado em meados do século XVI com a chegada de bandeirantes e portugueses, que entraram no hoje território mineiro, através de São Paulo e Bahia. Vieram para cá a procura de veios de ouro e escravos índios. Antes da chegada dos portugueses, o território mineiro era ocupado por diversos povos indígenas do tronco linguístico macro-jê: os xacriabás, os maxacalis, os Krenaques, os aranás, os mocurins, os atuaá-araxás e os puris. Alguns desses povos como os maxacalis, krenaques e xacriabás estão ainda presentes no Estado. 
          Minas Gerais é o estado brasileiro onde floresceram os primeiros municípios, através da riqueza da terra (o ouro) que originou o enriquecimento cultural e os traços de nossa gente.
          Os europeus e bandeirantes chegavam, montavam um pequeno arraial. Se o arraial prosperasse, era elevado pelo inicialmente a freguesia, depois vila, em seguida distrito e por fim, cidade. Mas isso era um processo lento e demorado. Pra se ter uma ideia, um arraial para chegar a cidade levava décadas ou séculos até, como é o caso de Belo Vale, fundada no final do século XVII, foi elevada à cidade em 1938, no século XX. (na foto abaixo de Ane Souz, mapa de Minas Gerais numa casa de pau-a-pique em Glaura, distrito de Ouro Preto MG)
           Existia na época do Brasil Colonial e Imperial, uma norma que incentivava as Vilas a arrecadarem ouro. Quanto mais ouro arrecadavam e enviavam para a Coroa, mais rapidamente eram elevadas à cidades. Dai a incessante corrida em busca de mais ouro. E assim foram surgindo rapidamente boa parte das cidades mineiras, no século XVIII.
          É o caso de Mariana, que foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, por ser a que mais produzia ouro na época. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para a Coroa Portuguesa. Tornou-se a primeira capital mineira por participar dessa disputa, retirando grandes quantidades de ouro de seu solo, o suficiente para que fosse logo elevada à cidade, e com isso, à capital da então Capitania de Minas Gerais.
          Mariana surgiu no final do século XVII, com a descoberta de ouro em seu subsolo, tendo sido logo povoada diante da grande quantidade de ouro encontrada e crescendo rapidamente, sendo elevada a vila em 8 de abril de 1711 e logo à cidade e capital de Minas Gerais, se chamando Mariana em definitivo, a partir de 23 de abril de 1745. Mariana foi reconhecida oficialmente como vila em 1711, à cidade e  capital de Minas Gerais em 1712 até 1720 quando passou a ser Ouro Preto, fundada 9 anos antes, em 1711, tomando lugar de Mariana na produção de ouro e capital da Capitania em tempo recorde.  (na foto acima de Elvira Nascimento Mariana e abaixo do Nacip Gômez, Ouro Preto))
          Vamos conhecer a lista das primeiras povoações surgidas em Minas Gerais, nos séculos XVII e XVIII. Não é lista das primeiras cidades, e sim lista dos primeiros núcleos de povoamentos surgidos, que ao longo dos anos foram elevados à freguesias, vilas, distritos e por fim, a cidades. A fonte das informações abaixo foram baseadas em dados do IBGE.
01 - Matias Cardoso MG - Norte de Minas - Fundada em 1660
          Sua origem data de 1660, com a chegada á região da bandeira de Matias Cardoso de Almeida. Chegaram, formaram um povoado, de nome Morrinhos, a primeira povoação de Minas Gerais. O arraial prosperava, tendo sido elevado a freguesia, vila, distrito e por fim cidade emancipada, passando a adotar o nome de Matias Cardoso, em homenagem ao bandeirante. Além de ser o povoamento mais antigo de Minas Gerais, abriga também a primeira igreja de Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida pelos Jesuítas. Hoje a igreja é um dos símbolos da história de Minas Gerais. Matias Cardoso (na foto acima de Manoel Freitas) fica a 683 km de Belo Horizonte, no Norte do Estado, contando com cerca de 12 mil habitantes. Faz divisa com os municípios de Manga, Itacarambi, Jaíba, Gameleiras, São João das Missões e Malhada (Ba) e Iuiú (BA)
02 - Ouro Branco MG - Região Central - Fundada em 1664
          Distante 100 km de Belo Horizonte e 33 km de Ouro Preto, foi a segunda mais antiga povoação a ser formada em Minas Gerais, tendo com um dos marcos de sua fundação, a Igreja de Santo Antônio, datada de 1717, em Itatiaia, distrito de Ouro Branco, (na foto acima da Sônia Fraga) O município faz divisa com os municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Ouro Preto.
03 - Sabará MG Grande BH - Fundada em 1665
          Em 1665 chega à região bandeirantes em busca do ouro. Formaram um arraial, elevado a freguesia em 1707, a vila em 1711 com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará e por fim à cidade desde 1838. Fica a 20 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Raposos, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia.
04 - São Romão - Norte de Minas. Fundada em 1668
          Onde está hoje o município de São Romão (na foto acima de @heidrones) era um território habitado por indígenas da etnia Caiapós. Com a chegada das bandeiras à região, foi fundado um povoado em 23 de outubro de 1668 com o nome de Santo Antônio da Manga. Houve resistência de indígenas nativos e nômades. Segundo história oral, a resistência indígena foi totalmente contida, por volta de 1712, chefiada pelo paulista Januário Cardoso de Almeida e pelo português, Manuel Pires Maciel, tendo a vitória final no dia de São Romão, por isso o nome da cidade. O povoado foi elevado a freguesia e vila em 1831 e a município em 1924. São Romão, distante 529 km de Belo Horizonte é uma cidade do Norte de Minas, banhada pelo Rio São Francisco e tem cerca de 13 mil habitantes. 
05 - Ibituruna - Oeste de Minas - Fundada em março de 1674
          Ibituruna (na foto acima de Marcelo Melo) significa "Serra Negra" ou "Nuvem negra", é uma pequena cidade na Região Oeste de Minas, com 2.698 habitantes, segundo Censo do IBGE e está distante 220 km de Belo Horizonte. O município faz divisa com Bom Sucesso, Ijaci, Itumirim, Itutinga, Nazareno. Além de sua história, Ibituruna guarda relíquias dos tempos das bandeiras de Fernão Dias e do período colonial, como o Marco da Sesmaria, colocado pelo próprio Fernão Dias.
          A cidade foi a quinta povoação a surgir em Minas Gerais e a primeira povoação fundada no território mineiro pelo bandeirante paulista, Fernão Dias Paes Leme, em 1674. O bandeirante deixou São Paulo aos 66 anos, liderando um grupo de 40 homens brancos e 600 índios e mamelucos, Vieram em busca da lendária Sabarabuçu, uma serra, que acreditavam, ser toda formada por esmeraldas e da Vupabuçu, uma imaginária lagoa, que acreditavam existir em nosso território, toda abarrotada de pedras preciosas.
          Além de Ibituruna, Fernão Dias, desbravando o sertão mineiro, fundou em seguida, Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho hoje, Roça Grande, distrito de Sabará, Quinta do Sumidouro, distrito de Pedro Leopoldo, onde viveu seus últimos dias, vindo a falecer em 1681. Seu corpo foi levado para São Paulo, por seu filho, onde está sepultado no Mosteiro de São Bento. Fernão Dias contribuiu para a formação de várias outros povoados em Minas Gerais, que deram origem a várias cidades hoje.
          Vale ressaltar que Ibituruna foi a primeira povoação fundada em Minas Gerais pelo bandeirante Fernão Dias e não é a primeira povoação de Minas Gerais. Antes da chegada do famoso bandeirante paulista, já existiam povoações em nosso território, como podem ver acima.
06 - Itamarandiba - Norte de Minas - Fundada em 1675
          O município do Vale do Jequitinhonha é uma dos mais antigos da região e um dos mais antigos de Minas Gerais, tendo sido elevado a distrito em 1840 e à cidade em 1862. (foto acima de Sérgio Mourão) Itamarandiba fica a 406 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Aricanduva, Carbonita, Capelinha, Senador Modestino Gonçalves, Veredinha, Rio Vermelho, São Sebastião do Maranhão, Coluna, Frei Lagonegro , Felício dos Santos e São Pedro do Suaçuí.
07 - 
Belo Vale - Vale do Paraopeba - Fundado em 1681
          Com a descoberta de ouro em suas terras, Belo Vale foi um dos primeiros núcleos populacionais de Minas Gerais, sendo formado a partir de 1681. (foto acima de Evaldo Itor Fernandes) Belo Vale fica distante 88 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Congonhas, Ouro Preto, Moeda, Brumadinho, Bonfim, Piedade dos Gerais, Jeceaba.
08 - Brejo do Amparo - Fundado em 1688
          Brejo do Amparo é hoje (na foto acima de Pingo Sales) distrito de Januária, no Norte de Minas. Foi o berço da ocupação do Norte-mineiro, sendo de grande importância histórica e cultural para Minas. No distrito, foi erguida pelos Jesuítas a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1688, tendo sido a segunda igreja construída em Minas Gerais.
09 - Catas Altas da Noruega e Raposos - Fundadas em 1690
10 - Congonhas - Região central - Fundada em 1691
11- Santa Luzia - fundada em 1692          
12 - Itaverava - Região Central e Lima Duarte (Zona da Mata) - Fundadas em 1694
13 - Mariana MG - Fundada em 1696     
14 - Curvelo MG. Região Central - Fundada em 1700
15 -  Catas Altas MG e Nova Era, Região Centra - Fundada em 1703
16 - Prados (Campo das Vertentes) - Piranga (Zona da Mata) Santa 
Bárbara e Barão de Cocais (Região Central) - Fundadas em 1704, além de São João Del Rei que surgiu com formação de arraial entre 1701 e 1705.
17 - Conceição do Mato Dentro (Região Central Norte), Aiuruoca (Sul de Minas) e  Antônio Dias (Vale do Aço) - Fundadas em 1706
18 - Itabirito e Conselheiro Lafaiete - Região Central - Fundada em 1709
19 - Lamim e Rio Espera ( Zona da Mata)  - Fundadas em 1710
Ouro Preto, Lagoa Dourada (Campo das Vertentes), Congonhas do Norte (Região Central Norte) - Fundadas em 1711
20 - Caeté (Grande BH), Diamantina (Jequitinhonha), Juiz de Fora (Zona da Mata), São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas, Rio Piracicaba (Região Central) - Fundadas em 1713
21 - Caxambu - Sul de Minas e Serro - Jequitinhonha - Fundadas em 1714
22 - Pitangui - Centro Oeste de Minas, Baependi no Sul de Minas - Fundadas em 1715
23 - Contagem - Grande BH - Fundada em 1716
24 - Simão Pereira (Zonada Mata), Tiradentes (Campo das Vertentes - Fundadas em 1718
25 - Lavras (Campo das Vertentes), São Gonçalo do Rio Preto (Jequitinhonha) ,São Gonçalo do Rio Abaixo (Vale do Aço), Morro da Garça (Região Central) - Fundadas em 1720
26 - Nazareno (Campo das Vertentes), Conceição da Barra de Minas (Campo das Vertentes), Couto de Magalhães (Jequitinhonha) - Fundadas em 1725
27 - Bom Despacho (Centro Oeste de Minas), Minas Novas e 27 Chapada do Norte (Jequitinhonha) - Fundadas em 1730
28 - Bom Sucesso - Oeste de Minas - Fundada em 1736
29 - Senhora dos Remédios - Campo das Vertentes - Fundada em 1738
30 - Silvianópolis - Sul de Minas - Fundada em 1746
31 - Nova Lima - Grande BH - Fundada em 1748
32 - Resende Costa - Campo das Vertentes - Fundada em 1749
33 - Jacuí (Sul de Minas) Senhora do Porto (Vale do Rio Doce) e Dom Joaquim (Região Central) - Fundadas em 1750
34 - Guanhães - Vale do Rio Doce - Fundada em 1752
35 - Cristina - Sul de Minas - Fundada em 1774
36 - Rio Vermelho - Alto Jequitinhonha - Fundada em 1776
37 - Itapecerica - Oeste de Minas - Fundada em 1789
39 - Barbacena - Campo das Vertentes - Fundada em 1791
40 - Itutinga - Campo das Vertentes - Fundada em 1794
41 - Campanha (Sul de Minas) e Paracatu (Noroeste de Minas) - Fundadas em 1798

23 comentários:

  1. Venda Nova, em Belo Horizonte, comemorou no dia 13/06/2018, 307 anos.

    ResponderExcluir
  2. Amo MG;sou mineira de Uberaba;estou maravilhada a com História desta linda região do Brasil; o grupo Conheça Minas é muito enriquecedor de modo geral...

    ResponderExcluir
  3. Ótima reportagem. Parabéns. Sou ibiturunense com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  4. O povoado de Campo Redondo em Itamonte, é mais antigo que a sede.

    ResponderExcluir
  5. o povoado de Araxá é o 61°mais antigo,surgiu 1780

    ResponderExcluir
  6. História de minas me encantam sou de BH

    ResponderExcluir
  7. Se Caxambu pertenceu à Baependi, como pode ser mais velha que Baependi? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de organização daquela época era diferente da de hoje. O critério era influência, poder politico e facilidades de locomoção de mercadorias. Baependi cresceu mais que Caxambu e naqueles tempos geralmente os distritos ou povoados menores eram incorporados ao território dos maiores. Deu para entender?

      Excluir
  8. Pela Picada de Goyaz conhecemos boa parte dos municípios. Parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que faltou dizer que o Brejo do Amparo, distrito de Januária, no Norte de Minas Gerais, é um marco no povoamento dessa região. Até possui a igreja Nossa Senhora do Rosário, a segunda mais antiga de MG, de 1688.

    ResponderExcluir
  10. Iniciativa maravilhosa. O brasileiro precisa conhecer seus pertences. Matéria ótima. Ebe Sbrighi Pereira

    ResponderExcluir
  11. Como sempre minha cidade Conselheiro Lafaiete antiga Queluz foi ignorada "fundada em 1790" e um desconhecimento grotesco da historia os primeiros registros de um arraial vão a 1640 aqui foi erguida uma grande igreja em 1720 tambem e atravessado pela estrada real sendo a cidade participante da incofidencia mineira o que fez os portugueses ali colocarem duas partes de menbros de tiradentes ali foi palco de combates emboabas e tambem da guerra dos liberais estando aida hoje a igreja marcada de balas , mas e um municipio ignorado mesmo com documentos oficiais mostrando o contrario, mas va la se entender com historiadores..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você mas a história oficial data a fundação de Conselheiro Lafaiete como sendo em 1790, não posso mudar a história oficial. Sei que em 1709 foi elevada a freguesia, distrito em 1752 e emancipada em 1790.

      Excluir
  12. Uma pena que a reportagem tenha "esquecido" de Raposos que foi fundada em 1960.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que você não leu direito ou não prestou atenção. Número 10 amigo, Raposos e Catas Altas, fundadas em 1690.

      Excluir
  13. Parabéns pela matéria. O Estado de Minas sempre me chamou a atenção pelo seu berço histórico. Sempre que posso, vou conhecendo um pedacinho deste povo que admiro bastante.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, sou de Ritápolis e ajudando a fazer pesquisas para um trabalho ferroviário Sobre a EFOM,e nessas pesquisas vimos nos papéis que o pequeno município de Ibituruna têm 349 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no ano de 2021 e Ibiturana foi fundada oficialmente, com data reconhecida pelos historiadores, Prefeitura e Governo de Minas no ano de 1674. É oficial. Para saber quantos anos tem Ibituruna, basta fazer a conta: 2021 - 1674 = 347 anos.

      Excluir
  16. Boa noite. EXCELENTE MATÉRIA PARABÉNS PELOS DADOS E INFORMAÇÕES.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores