terça-feira, 5 de junho de 2018

O Rio do Peixe em Botumirim

Compartilhe:

Botumirim é uma pacata cidade do Alto Jequitinhonha com pouco mais de seis mil habitantes, na continuação da Serra do Espinhaço, já na Serra do Cantagalo. Faz divisa com os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Bocaiúva, Turmalina, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas e Cristália. (foto ao lado de Lucas Alves)
De Botumirim a Belo Horizonte são 575 km. De Montes Claros a Botumirim, são apenas 168 km.
A cidade (na foto acima de Wilson Ferreira Santos) é banhada pelo Rio Itacambiruçu, sua principal fonte de água. Este rio também é um dos responsáveis por abastecer a represa da hidrelétrica de Irapé.
O município é repleto de belezas naturais como cachoeiras, formações rochosas com milhões de anos, fauna e flora exuberantes.(foto acima de Eduardo Gomes)
Uma das paisagens que mais se destaca no município e uma das mais procuradas por turistas é o Rio do Peixe.(foto acima de Manoel Freitas) Distante apenas 12 km do centro da cidade. 
Sua beleza é impressionante e impactante ao primeiro olhar. (foto acima de Eduardo Gomes) É um dos mais belos espetáculos naturais de Minas Gerais, com água limpa, pura, cristalina. Em suas margens e entorno, formações rochosas impressionam, e mais parece paisagem lunar. 
A área toda em torno do Rio do Peixe exibe uma rica flora nativa da região do Espinhaço, destacando-se as sempre-vivas e plantas carnívoras (na foto acima de Eduardo Gomes)
 Estar no Rio do Peixe é como estar fora do planeta, vivenciando uma paisagem sem igual. (foto acima de Marcelo Santos) Suas águas são tão limpas que é possível ver a festa dos pequenos lambaris e outros peixes, bem como a beleza estonteante do reflexo do céu e nuvens em suas águas.
Não só as águas do Rio do Peixe são limpas, os bancos de areia formados pelos rios, proporcionam praias fluviais com uma fina e branquíssima areia branca (na foto acima de Wilson Ferreira Santos).
O lugar é ideal para que busca sossego, descanso, caminhadas, contemplação e contato mais profundo e íntimo com a natureza.(foto acima de Eduardo Gomes) Para os que gostam de camping e natureza plena, é o lugar ideal. Por Arnaldo Silva 

Nenhum comentário:
Faça também comentários