Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 5 de junho de 2018

O Rio do Peixe e a cidade de Botumirim

(Por Arnaldo Silva) Botumirim é uma pacata cidade do Alto Jequitinhonha com pouco mais de seis mil habitantes, na continuação da Serra do Espinhaço, já na Serra do Cantagalo. (fotografia acima de Eduardo Gomes e abaixo de Lucas Alves do Rio do Peixe)
          Botumirim MG faz divisa com os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Bocaiúva, Turmalina, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas e Cristália. De Botumirim a Belo Horizonte são 575 km. De Montes Claros a Botumirim, são apenas 168 km.
          A cidade (na foto acima de Wilson Ferreira Santos) é banhada pelo Rio Itacambiruçu, sua principal fonte de água. Este rio também é um dos responsáveis por abastecer a represa da hidrelétrica de Irapé.
          O município é repleto de belezas naturais como cachoeiras, formações rochosas com milhões de anos, fauna e flora exuberantes.(foto acima de Eduardo Gomes)
          Uma das paisagens que mais se destaca no município e uma das mais procuradas por turistas é o Rio do Peixe.(foto acima de Eduardo Gomes) Distante apenas 12 km do centro da cidade. 
          Sua beleza é impressionante e impactante ao primeiro olhar. (foto acima de Eduardo Gomes) É um dos mais belos espetáculos naturais de Minas Gerais, com água limpa, pura, cristalina. Em suas margens e entorno, formações rochosas impressionam, e mais parece paisagem lunar. 
           A área toda em torno do Rio do Peixe exibe uma rica flora nativa da região do Espinhaço, destacando-se as sempre-vivas e plantas carnívoras (na foto acima de Eduardo Gomes)
          Estar no Rio do Peixe é como estar fora do planeta, vivenciando uma paisagem sem igual. (foto acima de Marcelo Santos) Suas águas são tão limpas que é possível ver a festa dos pequenos lambaris e outros peixes, bem como a beleza estonteante do reflexo do céu e nuvens em suas águas.
          Não só as águas do Rio do Peixe são limpas, os bancos de areia formados pelos rios, proporcionam praias fluviais com uma fina e branquíssima areia branca (na foto acima de Wilson Ferreira Santos).
          O lugar é ideal para que busca sossego, descanso, caminhadas, contemplação e contato mais profundo e íntimo com a natureza, passando dias e noites, acampado em uma barraca, sobre a areia fina e branca das margens do Rio do Peixe.(foto acima de Eduardo Gomes) Para os que gostam de camping e natureza plena, é o lugar ideal. 

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores