Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conheça Carrancas - a 4ª maravilha de Minas

(Por Arnaldo Silva) Carrancas é uma pacata, charmosa e atraente cidade com pouco mais de 4 mil habitantes. Está situada na região intermediária entre o Campo das Vertentes e o Sul de Minas. Faz divisa com os municípios de Itutinga, São Vicente de Minas, Minduri, Cruzília, Luminárias, Nazareno, São João del Rei. (foto acima da Serra de Carrancas, de autoria de Marselha Rufino)
A igreja de quartzito
          A historia de Carrancas começa a partir de 1718, com a chegada de bandeirantes vindos de Taubaté/SP, formando um arraial às margens do Rio Grande, com o nome de Nossa Senhora do Rio Grande.
          Por volta de 1721, começa a construção de uma igreja no povoado, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Foi construída pelos escravos, em pedras de quartzito, abundante na região, algumas pesando até 1 tonelada, (como podem ver na foto acima, do Gilson Nogueira a fachada da igreja na pedra em sua cor natural, sem reboco). 
          A igreja possui duas torres, o que é normal para as igrejas da época, só que as torres desse igreja não são iguais. Tem dimensões e detalhes diferentes, sendo uma mais alongada e a outra mais  larga e em formatos diferentes. Ainda não se sabe o porque dessa diferença e nem exatamente quando aconteceu, existindo explicações orais, sem de fato existir confirmação histórica do porque dessa diferença nesse detalhe arquitetônico.
          A cor natural do quartzito nas paredes externas da igreja são visíveis, por dentro, as paredes tem reboco, pinturas na nave, altar-mor emoldurados por entalhes em dourado.
 
Obras do Mestre Natividade na Matriz
          A pintura do forro e do altar-mor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Carrancas tem assinatura de sanjoanense Joaquim José da Natividade, o Mestre Natividade, um dos grandes pintores da arte sacra que deixou seus trabalhos em várias igrejas de Minas Gerais, entre os anos de 1785 e 1824, nos séculos XVIII e XIX. (fotografia acima de Gilson Nogueira)
          As pinturas do Mestre Natividade são comparadas às do maior mestre da pintura barroca brasileira, o Mestre Ataíde e do pintor e decorador João Nepomuceno Correia e Castro, que, segundo historiadores, foi quem ensinou o ofício à Natividade. 
          A pintura na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Carrancas foi um trabalho marcante e considerado especial pelo Mestre Natividade, por ter sido seu primeiro trabalho. Na obra, Nossa Senhora da Conceição está ladeada por João, Lucas, Marcos e Mateus, os quatro evangelistas. Emoldurando a pintura, talhas douradas completam a ornamentação do altar-mor.
         Com a construção da Igreja, o arraial foi crescendo, tendo sido elevado à freguesia em 1749 e a cidade emancipada em 1948.
Paisagem idílica e cenário de novelas
          Desde sua origem, Carrancas sempre foi destaque e atrativos para viajantes e tropeiros. (foto acima de Marcelo Santos) Ainda hoje é. Suas belezas naturais e o charme da cidade, impressionam e atraem cada dia mais visitantes, principalmente amantes da natureza.
          São lagos, cachoeiras, serras, paisagens com matas nativas de Mata Atlântica e Cerrado. Suas belezas naturais, a simplicidade da cidade e a hospitalidade de seus moradores, fazem de carrancas um verdadeiro cenário de filmes. Não só de filmes, de novelas e minisséries também. 
          Carrancas é um dos cenários naturais preferidos pela Rede Globo para gravar suas novelas. Quem acompanhou as novelas  O Fim do Mundo, de Dias Gomes (1996);  Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco (2006);  America, de Glória Perez (2005);  A Favorita (2008);  Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa (2009); Amor Eterno Amor, de Elizabeth Jhin (2012);  Império (2014);  Orgulho e Paixão (2018) e Espelho da Vida (2018), puderam conhecer as belezas naturais da cidade na telinha. Filmes, documentários, clips musicais tem sempre Carrancas como seus cenários.
A quarta maravilha de Minas 
          São belezas incríveis que deram à Carrancas o título de a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais, eleita em 2008 em votação organizada pela Revista Encontro de Belo Horizonte, elegendo as sete maravilhas de Minas. (foto acima de Marselha Rufino) Não é por menos, Carrancas é única, com belezas indescritíveis e impressionantes com destaque para grutas, serras e cachoeiras que mais lembram paraísos.  
          Uma dessas cachoeiras é esta acima (na foto do PauloZaca), a Cachoeira das Esmeraldas. Suas águas geladas são limpas, calmas e rodeada por mata nativa. Um convite ao descanso e sossego.  Em todo o município encontra-se cerca de 70 cachoeiras, formando deliciosos poços de água.
          Para organizar e facilitar o turismo rural, as cachoeiras de Carrancas foram divididas em complexos formados por rios, poços, cachoeiras e quedas d´águas ao longo dos complexos com destaque para o complexo da Fumaça, (na foto acima da Giseli Jorge) e o Complexo da Zilda, com um dos seus atrativos, que é o escorregador (na foto abaixo do Marcelo Santos).
Tem ainda o Complexo da Ponte, o Complexo da Tira Prosa, o Complexo da Vargem Grande, o Complexo do Índio, o Complexo da Toca (na foto abaixo do PauloZaca), dentre outras belezas naturais.
             Cenário de novelas, lugar paradisíaco, cada dia mais sendo descoberto pelos mineiros e brasileiros. Lugar que vale a pena conhecer, visitar e relaxar totalmente.
          De Belo Horizonte até Carrancas são 300 km, pela BR-381. De São Paulo até Carrancas são 445 km, também pela BR-381. Do Rio de Janeiro até Carrancas são 411 km. Da vizinha São João Del Rei e Tiradentes até Carrancas são 80 km e 90 km, respectivamente.

5 comentários:

  1. Como é lindooo. Você vive no Paraíso. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito conhecer Carrancas, principalmente as cachoeiras, lindas pousadas aconchegantes. Quem sabe no Carnaval!

    ResponderExcluir

  3. CARRANCAS MG é a minha cidade natal.
    É uma cidade linda!!
    Às Cachoeiras lá são muito lindassssss.
    Mas ainda tem muitas Cachoeiras pra eu conhecer lá.

    ResponderExcluir
  4. Acho que as maravilhas de Minas deveriam ser melhor exploradas.Ter mais propaganda. Ser mostradas incansavelmente na TV. As vezes o próprio mineiro não sabe o que tem de bonito no estado. Falam sempre dos mesmos lugares.

    ResponderExcluir
  5. Faz divisa tbem com Madre de Deus de Minas .

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores