quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conheça Carrancas - a 4ª maravilha de Minas

Compartilhe:

Carrancas é uma linda e pacata cidade mineira, situada na região do Campo das Vertentes. Faz divisa com os municípios de Itutinga, São Vicente de Minas, Minduri, Cruzília, Luminárias, Nazareno, São João del Rei. Sua população segundo o censo realizado pelo IBGE em 2017 é de 4.110 habitantes. (na foto acima de Marselha Rufino, estrada para a Serra de Carrancas e na foto abaixo, de PauloZaca, a famosa cachoeira da Esmeralda)
História
A região foi desbravada pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão, o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes. Data de sua descoberta 1718, ano em que os mesmos teriam aí fixado residência, às margens do Rio Grande. Mais tarde, o povoado viria a ser denominado Nossa Senhora do Rio Grande. A Igreja Matriz foi construída em 1720. Em seu interior possui pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho.
Serra de Carrancas. Esse local foi cenário de novela da Rede Globo. (Foto acima de Allan Sant´Anna Photografo)
Turismo
O Município de Carrancas está se tornando um verdadeiro pólo turístico em Minas Gerais. Possui uma grande variedades de Cachoeiras, Poços(entre eles, esse acima, o Poço do Coração, imagem de autoria de PauloZaca)Grutas e Serras. Foi eleita em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte, a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais. Atualmente vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, exemplos: Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Império (2014).(na foto abaixo, uma das cachoeiras do Complexo da Zilda, de autoria de Marcos Lamas)
Carrancas está sendo muito procurada por turistas paulistas e cariocas e por quem procura um bom descanso das grandes cidades.
A nascente do Rio Capivari está na Serra das Carrancas, acoplado ao Complexo da Zilda (com cachoeiras, escorregador natural e gruta). (na foto acima, de Rogério Santos Pereira, vista parcial de Carrancas) Este complexo ecológico consta nas áreas prioritárias para conservação da Fundação Biodiversitas e está no ecótono Mata Atlântica/Cerrado. São aproximadamente 70 cachoeiras em Carrancas. (Fonte das informações: Wikipedia. Ilustrações nossa)
-------------------------------------------------------------------------------------------
COMTUR APROVA DELIBERAÇÃO SOBRE ATRATIVOS NATURAIS DE CARRANCAS
Carrancas está mudando a forma como a gestão dos atrativos acontece. Desde o Programa Municipal de Ecoturismo, que vai definir capacidades de carga para os Complexos Turísticos, até as boas práticas nas cachoeiras. A cidade caminha para um turismo ordenado, visando garantir ao turista uma experiência única com o local.
Em fevereiro de 2019 o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) deliberou sobre as normas de conduta e boas práticas para garantir um turismo sustentável em Carrancas. Muito antes de a cidade se tornar conhecida nas novelas, já existia a preocupação no que se diz respeito com o comportamento dos turistas nas cachoeiras. E no último verão (2018) a cidade se viu lotada, com sua rede hoteleira completamente esgotada, assim como seus atrativos naturais.
A deliberação
- Churrasco, cerveja, animais domésticos... tudo isso fazia parte da rotina de muitos dos visitantes dos atrativos naturais de Carrancas. Com a deliberação 001/2019 do COMTUR essas realidades vão mudar, uma vez que essas práticas não serão mais permitidas, garantindo, assim, a preservação ambiental, a segurança e o bem-estar de todos que frequentam esses locais.
- O mesmo se aplica à entrada de pessoas portando caixas térmicas, coolers e  demais tipos de armazenamento de bebida alcoólica nos atrativos. Só será permitido o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes dos atrativos, movimentando a economia local.
- O comércio ambulante também fica proibido, assim como o acampamento e fogueiras em locais que nãos sejam destinados para as atividades.
- Motorhomes, e semelhantes, também estão incluídos na deliberação, sendo necessário que o veículo busque um camping adequado para esta modalidade.
O ideal é que o visitante se informe no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), nos receptivos turísticos e na rede hoteleira da cidade, que já está sendo informada, desde fevereiro.
Programa Municipal de Ecoturismo de Carrancas
Além da deliberação do COMTUR, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente também tem trabalhado para que o turismo de Carrancas seja mais ordenado e sustentável. Em maio deste ano foi lançado o Programa Municipal de Ecoturismo.
O projeto é uma parceria com a Universidade Federal de Lavras e tem como objetivo identificar os potenciais e limites de cada atrativo natural que está incluído na primeira fase. 
Ao final de cada análise, será apresentado um plano de manejo para cada local, com as capacidades de carga que cada atrativo suporta. Também está em fase de estudos o desenvolvimento de um sistema eletrônico, aonde o visitante poderá reservar seu passeio, sempre respeitando a quantidade de pessoas que cada atrativo natural possui.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Carrancas - (35) 3327-1107 turismoecultura@carrancas.mg.gov.br

2 comentários:
Faça também comentários
  1. Como é lindooo. Você vive no Paraíso. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito conhecer Carrancas, principalmente as cachoeiras, lindas pousadas aconchegantes. Quem sabe no Carnaval!

    ResponderExcluir