domingo, 26 de fevereiro de 2017

Resende Costa: a cidade do artesanato em tecido

Compartilhe:

O artesanato mineiro é destaque no cenário mundial, mas em Resende Costa MG, na Região do Campo das Vertentes, cidade, com aproximadamente 15 mil habitantes, é artesanato é vocação e presente em todos os cantos da cidade, principalmente o artesanato em tecido, sendo a principal fonte de renda e emprego da cidade.
O município faz divisa com São Tiago, Ritápolis, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Oliveira, Passa Tempo, Coronel Xavier Chaves e está a 194 km de Belo Horizonte. (foto acima de César Reis)
O artesanato, em destaque com o tear mecânico (foto acima de Beto Braga em Sarandira, distrito de Resende Costa MG) é a principal atividade econômica do município, fortalecendo a economia e fomentando o turismo no município. O artesanato de Resende Costa está presente na vida de quase todas famílias do município, quer tecendo verdadeiras obras artesanais, quer preparando a matéria prima para os diversos produtos. Não tem com falar de Resende Costa hoje, sem mencionar o artesanato. A cidade é conhecida nacionalmente, como "a cidade do artesanato". O turista, que vem à cidade,se depara com uma infinidade de lojas espalhadas pela cidade. Boa parte dessas lojas estão concentradas na Avenida Alfredo Penido.
Mesmo com maquinários modernos, a tradição do tear que remento o século 18, é preservada por diversas famílias até hoje na cidade.  Além do artesanato têxtil, em Resende Costa é produzido colchas e ainda tapetes feitos com as sobras das malhas das indústrias.
A cidade (na foto acima de André Saliya) foi erguida sobre uma rocha, o que dá uma visão panorâmica de todo o seu entorno, um dos atrativos para quem visita Resende Costa.

Nenhum comentário:
Faça também comentários