Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

As melhores cidades de Minas para se viver

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais tem 853 municípios onde vivem cerca de 20,5 milhões mineiros. É o segundo no país em número de habitantes e o quarto em extensão territorial. 
          Na matéria estão 15 primeiras cidades mineiras mais bem colocadas no ranking que compõem o último Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e no final, link com a listagem completa. (na foto acima de @julio_defreitas, a divisa de Nova Lima com Belo Horizonte) 
          Não se trata de pesquisa e sim cálculos baseado em informações fornecidas pelos municípios ao Governo Estadual, que encaminha ao Governo Federal, que por fim, encaminha os dados para a ONU, que faz o cálculo. 
          O critério é o mesmo para todos os países. Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (nascimento por mortes, saneamento básico e longevidade), acesso ao conhecimento (educação pública em todos os níveis e crianças na escola) e padrão de vida (renda e emprego). 
          A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, feito em 2010 e divulgado em 2013.        
          O cálculo de IDHM é feito a cada 10 anos e divulgado 3 anos depois. O novo IDHM da ONU já foi feito e aguarda-se divulgação em 2024. Enquanto não é divulgado o novo IDHM, o que vale este atual, é o atual.
          A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. 

Muito alto: de 0,800 a 1;(2 municípios).
Alto: de 0,700 a 0,799;(226 municípios).
Médio: de 0,600 a 0,699;(552 municípios).
Baixo: de 0,500 a 0,599;(73 municípios).
Muito baixo: de 0 a 0,499;(nenhum município).
          O IDHM do Estado de Minas é 0,731, considerado alto, sendo o nono no Brasil. Na listagem abaixo a colocação das 15 primeiras cidades de Minas Gerais no ranking da ONU, com texto e fotos e as colocações da 16.º, até a 100.º, com a posição e o IDHM, de cada uma.
01.º Nova Lima - IDHM 0,813
          Nova Lima, com cerca de 112 mil habitantes e a 30 km de Belo Horizonte, atingiu o maior índice no IDHM, 0,813, sendo a primeira do ranking e a melhor cidade de Minas para se viver.(foto acima de Andréia Gomes)
          Montanhas, belas paisagens, distritos pitorescos, excelente gastronomia típica. Cidade desenvolvida, com excelente estrutura urbana e rural, um comércio e setor de serviços eficientes. Além de oferecer uma ótima qualidade de vida a seus moradores. 
          É o maior IDHM do Estado de Minas Gerais, portanto a melhor cidade de Minas Gerais para se viver com ótimos índices na avaliação, em todos os quesitos. 99,47% das crianças entre 5 e 6 anos estão matriculadas em escolas. A proporção de estudantes no Ensino Fundamental é de 90,89%. 
02.º Belo Horizonte - IDHM 0810
          A capital Belo Horizonte, (foto acima de Charles Tôrres/@charles50mm) ficou em segundo lugar no ranking com IDHM com o índice 0,810. Com cerca de 2,315 milhões de habitantes, Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do país. Segundo o Population Crisis Commitee, da ONU, Belo Horizonte está entre as 100 melhores cidades do mundo, ocupando a posição 45.ª no ranking das melhores metrópoles.
          Segundo a revista América Economia, é uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina. Belo Horizonte oferece uma boa qualidade de vida a seus moradores. A cidade possui importantes monumentos, cerca de 60 parques, 68 museus, dezenas de teatros, uma boa infraestrutura urbana e uma excelente gastronomia.
03.º Uberlândia - IDHM 0,789

          É uma das mais desenvolvidas cidades do Brasil, tanto na indústria, como no agronegócio, sendo este um dos grandes destaques do município do Triângulo Mineiro. Uberlândia, com cerca de 715 mil habitantes é a terceira do ranking com IDHM de 0,789. Entre as cidades melhores cidades brasileiras com melhor índice de desenvolvimento nas áreas de Saúde, Educação, Emprego e renda, está na 27.ª posição. (foto acima de @dronemoc)
04.º Itajubá - IDHM 0,787
          O município de Itajubá, no Sul de Minas está na quarta posição no ranking, com IDHM de 0,787. Com cerca de 93 mil habitantes é um dos mais industrializados municípios do interior de Minas e destaque nacional em educação e distribuição de renda. Apenas 1,03% de sua população é considerada extremamente pobre. (foto acima de Vinícius Montgomery)
05.º Lavras - IDHM 0,782
          Na quinta posição no ranking, está Lavras, com cerca de 105 mil habitantes, na região Sul de Minas. Seu IDHM é de 0,782. O município se destaca pelo bom nível educacional da sua população e a boa qualidade de vida que oferece a seus moradores.(fotografia acima de Gilson Nogueira)
06.º Poços de Caldas - IDHM 0779
          Com 0,779 no IDHM, Poços de Caldas, com cerca de 164 mil habitantes, é uma das mais belas cidades de Minas e uma das estâncias hidrominerais mais procurados por turistas graças as suas fontes de águas medicinais, usadas em diversas terapias, seus doces e artesanato. Algumas indústrias se destacam na cidade como as de sabonetes de qualidade e de objetos decorativos em vidro fundido, que lembram os feitos na cidade italiana de Murano. (foto acima de Elpídio Justino de Andrade)
07.º Juiz de Fora - IDHM 0,778
          Conhecida como a Manchester mineira, Juiz de Fora com IDHM de 0,778, tem hoje mais de 540 mil habitantes, com uma das mais altas expectativas de vida e uma das mais altas rendas per capita do país, além de índices de escolaridade maiores que a média mineira. É a maior cidade da Zona da Mata e uma das que mais se destacam em Minas em investimentos em qualidade de vida. (foto acima de André Saliya)
08.º Varginha - IDHM 0,778
          A famosa cidade do Sul de Minas, com cerca de 137 mil habitantes, distante 318 km de Belo Horizonte está na oitava posição com IDHM de 0,778. Localizada na metade do caminho entre Belo Horizonte e São Paulo, é a porta de entrada para o Lago de Furnas. (foto acima de Marselha Rufino)
          Essa posição geográfica privilegiada facilita o escoamento de sua produção de café e outros produtos através de sua estação aduaneira, único porto seco do sul de Minas. Além do cultivo do café e do turismo, Varginha é conhecida desde 1996 como a "cidade do ET", quando duas irmãs viram uma criatura, segundo Ufólogos, eram um Extra Terrestre. O fato até hoje atrai ufólogos e curiosos para Varginha. .
09.º Lagoa Santa - IDHM 0,777
          Lagoa Santa tem o IDHM de 0,777. Faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, distante apenas 40 km e com pouco mais de 75 mil habitantes. Cidade tranquila e muito procurada para quem busca um lugar promissor para viver. (fotografia acima de Sônia Fraga)
          É conhecida no mundo todo por pela variedade de descobrimentos fósseis que constituem o rico acervo arqueológico da região. Além disso, belezas naturais do município chamam a atenção, bem como seus doces. 
          Lagoa Santa faz parte da Rota das Doceiras de Minas Gerais. O seu mais belo atrativo é a lagoa, que faz parte de área ambiental protegida por lei. Segundo crenças, as águas da lagoa possuem propriedades curativas, crença esta que motiva pessoas a se banharem em suas águas.
10.º Itaú de Minas - IDHM 0,776
          Itaú de Minas, com cerca de 15 mil habitantes, está 360 km de Belo Horizonte, no Sudoeste de Minas com IDHM de 0,776, conta com 100% de suas crianças entre cinco e seis anos frequentando escola e a expectativa de vida chega 76,7 anos. 
          A cidade tem grande vocação industrial. Um dos grandes fomentadores do desenvolvimento econômico da cidade é a famosa fábrica de cimento Itaú, considerada a maior fábrica de cimento da América Latina. Além do cimento, Itaú de Minas possui uma das mais importantes jazidas de calcário, administrada pelo Grupo Votorantim. (fotografia acima de Elpídio Justino de Andrade) 
11.º Viçosa - IDHM 0,775
          Viçosa é uma das cidades mais desenvolvidas de Minas Gerais.  Seu IDHM é de 0,775. Com mais de 77 mil habitantes, a maioria destes jovens, a população do município é predominantemente urbana, mais de 92% de seus habitantes vivem na cidade. É um dos grandes polos de educação em Minas Gerais, graças a presença da Universidade Federal de Viçosa (na foto acima de Chico do Vale), fundada em 1926, pelo por Arthur Bernardes, presidente da República na época e nascido na cidade.
          A Universidade organiza anualmente centenas de eventos científicos e acadêmicos, o que atrai várias pessoas do Brasil e do mundo para a cidade. 
          Um dos grandes atrativos da cidade é o doce de leite, produzido pela própria Universidade. É considerado um dos melhores doces do mundo.  Sua população é composta na sua maioria por jovens, o que confere uma dinâmica à cidade, além do grande número de festas que se realizam durante a semana.
12.º Pouso Alegre - IDHM 0,774
          Pouso Alegre tem o IDHM de 0,774. A bela cidade do Sul de Minas é um dos mais importantes polos regionais do Estado, com grande atividade industrial, comercial e agropecuária. (foto acima de Fernando Campanella)
          De posição geográfica privilegiada, as margens da Rodovia Fernão Dias, no corredor industrial Belo Horizonte - São Paulo, facilitando assim o escoamento rápido de sua produção industrial e agrícola. É a décima maior cidade de Minas Gerais, com cerca de 153 mil habitantes e a segunda do sul de Minas.
13.º Araguari - IDHM 0,773

          Araguari, com cerca de 118 mil habitantes, é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro. Seu IDHM é 0,773. Está situada numa posição geográfica estratégica, servida por rodovias federais e estaduais, além de ferrovias. É uma grande produtora de leite e gado de corte, além de grãos e frutas como, soja, laranja, milho, sementes de girassol e uva onde a fruta é colhida e processada na indústria local. 70% do suco consumido no Brasil saem de Araguari. (foto acima de Thelmo Lins)
          Além disso, o município produz café de alta qualidade, considerado um dos melhores cafés do mundo, bem como é o maior produtor de tomate do Estado. 
          O destaque de Araguari não é somente na indústria e agropecuária. O município é um polo regional de turismo, sendo rico em cultura, folclore e artesanato. 
          Suas belezas naturais, com mais de 100 cachoeiras, reservas ecológicas intactas, grutas, fauna e flora exuberantes e inúmeras opções de lazer oferecidos pelos lagos das hidrelétricas próximas ao município, são atrativos para os amantes do ecoturismo e prática de esportes radicais. 
14.º Uberaba - IDHM 0,772
          Uberaba, no Triângulo Mineiro tem cerca de 331 mil habitantes e IDHM de 0,772 tem cerca de 338 mil habitantes e IDHM de 0,772. (foto acima de Jorge Nelson)
          Famosa por ser a capital mundial do gado Zebu, raça de origem indiana introduzida em Minas Gerais no final do século 19, por criadores da cidade, sendo hoje polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu. Uberaba sedia a maior empresa de inseminação pecuária no país, a Alta Genetics. Todos os anos, acontece na cidade a Expozebu, a maior feira de gado zebu do mundo.  
          Uberaba se destaca também pela limpeza, sendo considerada uma das 10 cidades mais limpas do Brasil. Na cidade pode se encontrar um rico artesanato, o Museu Paleontológico de Peirópolis, distrito da cidade, bem como um conservado patrimônio histórico e cultural, principalmente os de cunho religioso, como o Reinado de Nossa Senhora do Rosário e as Folias de Reis. Foi em Uberaba que viveu Chico Xavier, famoso médium espírita que deixou uma grande obra na cidade. Uberaba tem ainda várias áreas verdes e diversas cachoeiras pelo município. 
15.º Araxá - IDHM 0,772

          Com cerca de 112 mil habitantes, Araxá, no Alto Paranaíba, é famosa por ser a terra em que viveu Dona Beja, famosa cortesã que escandalizava a sociedade do século 19 que virou tema de novela, filme e samba enredo de escola de samba carioca. (fotografia acima de @arnaldosilva_oficial)
          Além disso, Araxá  é uma das mais belas cidades de Minas Gerais, considerada o maior spa de águas radioativas e medicinais do país. 
          Suas águas e principal atrativo estão concentrados no Parque do Grande Hotel de Araxá, inaugurado por Getúlio Vargas em 1944,cuja arquitetura tem forte inspiração nos castelos europeus da Idade Média e todo o glamour da década de 1940, com luxuosos salões. No local estão as fontes de água radioativas, a preferida de Dona Beja e a fonte de água sulfurosa. As famosas termas de Araxá, ficam ao lado do Grande Hotel, oferecendo acupuntura, massagens, sauna, duchas, banhos medicinais e terapêuticos com lama e água sulfurosa.  
          Além de sua história e águas medicinais, Araxá está próximo a uma as entradas do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco e possui paisagens com rios e cachoeiras deslumbrantes, muito procurada por amantes do ecoturismo. 
          Na cidade estão sediadas várias empresas, inclusive de grande porte, entre elas a CBMM, mineradora que explora o ferro-nióbio e a Vale Fertilizantes, que explora rocha fosfáltica e fertilizantes fosfatados. 
          A mineração é sem dúvida a grande mola propulsora do desenvolvimento industrial da cidade, bem como a agropecuária, o variado comércio local e o turismo, já que a cidade é uma das mais procuradas por turistas tanto de Minas, quanto do Brasil e do mundo, que vem à cidade conhecer as Termas de Araxá.
A lista segue com a colocação e o IDH-M:
16 - Ipatinga -  0,771
17 - Timóteo - 0,770
18 - Montes Claros - 0,770
19 - Barbacena - 0,769
20 - Patos de Minas - 0,765
21 - Divinópolis - 0,764
22 - Ouro Branco - 0,764
23 - Alfenas - 0,761
24 - Conselheiro Lafaiete - 0,761
25 - Sete Lagoas - 0,760
26 - São Lourenço - 0,759
27 - João Monlevade - 0,758
28 - São João Del Rei - 0,758
29 - Itaúna - 0,758
30 - Pedro Leopoldo - 0,757
31 - Contagem 0,756
32 - Passos - 0,756
33 - Itabira - 0,756
34 - Formiga 0,755
35 - Coronel Fabriciano - 0,755
36 - Congonhas 0,753
37 - Três Marias 0,752
38 - Cambuí - 0,751
39 - Cataguases 0,751
40 - Guaxupé 0,751
41 - Bom Despacho - 0,750
42 - Arcos - 0,749
43 - Betim - 0,749
44 - Brumadinho - 0,747
45 - Confins - 0,747
46 - Iturama - 0,747
47 - Bicas - 0,744
48 - Paracatu - 0,744
49 - Três Corações - 0,744
50 - Perdões - 0,744
51 - Caxambu - 0,743
52 - Mariana - 0,742
53 - Vazante - 0,742
54 - Carneirinho - ,741
55 - Ouro Preto - 0,741
56 - Cachoeira da Prata - 0,741
57 - Santos Dumont - 0,741
58 - Bambuí - 0,741
59 - Tiradentes - 0,740
60 - Muzambinho - 0,740
61 - Delfinópolis - 0,740
62 - Ituiutaba - 0,739
63-  Itanhandu - 0,739
64 - São José da Barra - 0,739
65 - Piumhi - 0,737
66 - Ribeirão Vermelho - 0,737
67 - São Gotardo - 0,736
68 - Unaí - 0,736
69 - Bom Jesus da Penha - 0,735
70 - Andradas - 0,734
71 - Barroso - 0,734
72 - Muriaé - 0,734
73 - Sarzedo - 0,734
74 - Carmo do Rio Claro - 0,733
75 - Extrema - 0,732
76 - Sacramento - 0,732
77 - Lagoa da Prata - 0,732
78 - Pirapora - 0,731
79 - Sabará - 0,731
80 - Matozinhos - 0,731
81 - Três Pontas - 0,731
82 - Grupiara - 0,731
83 - Frutal - 0,730
84 - Borda da Mata - 0,730
85 - Raposos - 0,730
86 - Itabirito - 0,730
87 - Conquista - 0,729
88 - Pedrinópolis - 0,729
89 - Patrocínio - 0,729
90 - Pratápolis - 0,729
91 - São José da Lapa - 0,729
92 - Paraisópolis - 0,729
93 - Monte Carmelo - 0,728
94 - Caeté - 0,728
95 - Pains - 0,728
96 - Areado - 0,727
97 - Governador Valadares - 0,727
98 - Itutinga - 0,727
99 - Além Paraíba - 0,726
100 - Cachoeira Dourada -0,726
          
Aviso legal: reprodução proibida sem autorização expressa do autor, Arnaldo Silva

73 comentários:

  1. Realmente Minas Gerais tem mravilhosas cidades, mas quem preparou esta relação ão conhece Minas Gerais toda, esqueceu de mostrar muitas outras, com suas belezas por inteiro.Ficaram muitas outras de fora desta relação.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse índice segue os padrões da ONU no mundo inteiro. Cada país tem que fazer o seu, seguindo os critérios da ONU. Por esses dados, os Governos Municipais, Estaduais e Federal definem suas políticas de investimentos. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nível de desenvolvimento dos países a partir de indicadores de “educação” (alfabetização e taxa de matrícula), “longevidade” ( expectativa de vida ao nascer) e “renda” ( PIB per capita). Seus valores variam de “zero” (nenhum desenvolvimento humano) a “um” (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são de desenvolvimento humano médio e com índices iguais ou maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto. Belezas naturais e arquitetônicas não entram no índice. É longevidade, nível de escolaridade, erradicação do analfabetismo e renda familiar.

      Excluir
  2. ARAGUARI É TOP, CIDADE A CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO!

    ResponderExcluir
  3. faltou a minha São Lourenço com uma das melhores qualidades de vida do estado e índices de criminalidade baixíssimo, acho que a pesquisa não foi valida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse índice segue os padrões da ONU no mundo inteiro. Cada país tem que fazer o seu, seguindo os critérios da ONU. Por esses dados, os Governos Municipais, Estaduais e Federal definem suas políticas de investimentos. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nível de desenvolvimento dos países a partir de indicadores de “educação” (alfabetização e taxa de matrícula), “longevidade” ( expectativa de vida ao nascer) e “renda” ( PIB per capita). Seus valores variam de “zero” (nenhum desenvolvimento humano) a “um” (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são de desenvolvimento humano médio e com índices iguais ou maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto. Belezas naturais e arquitetônicas não entram no índice. É longevidade, nível de escolaridade, erradicação do analfabetismo e renda familiar.

      Excluir
    2. Não se enquada entre as 15, pode ser muito boa para se viver, mas a postagem lista as 15 melhores, e infelizmente ela não está entre "as 15" melhores!

      Excluir
  4. Respostas
    1. E Caeté???? Onde que se situa-se a menor Basílica do mundo! Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais

      Excluir
    2. Não jovem, a postagem lista 15 cidades, nem mais nem menos que isso!

      Excluir
  5. Realmente visitei araxá e nunca mais a deixei,tanto que gostei que comprei um imóvel na cidade,e logo estarei mudando

    ResponderExcluir
  6. Orgulhoso de ver Araguari entre as 15 melhores (à frente de Uberaba, inclusive).
    Que o novo Governo a mantenha no rumo do desenvolvimento!

    ResponderExcluir
  7. Meu Estado Natal!! Orgulho em ser mineira.

    ResponderExcluir
  8. eu conheço varias cidades de Minas e moro em Nova Lima a cidade de Nova LIma tem IDH auto por causa dos condomios a cidade e um porcaria, falta varias opção para a população e esta longe de ser uma das melhores

    ResponderExcluir
  9. Uberlândia, beraba e araguari, eh o fim da picada. Essas cidades são importantes, mas set consideradas otimas para se viver distoa de longe de outras pequenas cidades do sul de minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que falaram acima, é um índice desenvolvido pela ONU.Não é invenção de ninguém. É válido no mundo inteiro.Isso que vc escreveu sobre o sul de Minas têm dois nomes: ignorância e inveja.

      Excluir
  10. Ituiutaba uma das cidades do futuro.Será a capital do triangulo com a criação do estado do triangulo mineiro.

    ResponderExcluir
  11. Rio Vermelho,minha cidade. E agora.quem poderá nos defender? kkkk

    ResponderExcluir
  12. Barbacena, clima agradável, boas faculdades, universidades, grande rede de hospitais, sede de batalhão e de região militar, sede da EPCAr uma cidade tranquila e ÓTIMA PARA SE VIVER.

    ResponderExcluir
  13. Sou de João Monlevade, morei em Araxá e hoje moro em Ipatinga ou seja só as tops

    ResponderExcluir
  14. Sacramento na mesma fonte utilizada pelo site apresenta IDH 0,797 e não o valou computado na postagem.

    ResponderExcluir
  15. Atenção amigos e amigas que comentaram aqui e disseram não ter visto seu município na lista, olhem a lista com mais carinho e verão suas cidades. 853 é a quantidade municípios de MG. Ex: eu vi Timóteo, São Lourenço etc. Vá em editar, pesquisar que fica mais fácil. Abraço conterrâneos, mineirada de ouro!

    ResponderExcluir
  16. Não vi Manhuaçu nessa lista. Acho que a minha cidade natal não pertence mais a Minas Gerais. Por via das dúvidas, vou olhar de novo. PS. Encontrei. É número 296.

    ResponderExcluir
  17. Esta avaliação é de 2010. Manhuaçu melhorou bastante de lá pra cá. Hoje, é um dos melhores municípios mineiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler o texto com certeza saberá que o cálculo de IDHM acontece a cada 10 anos. Esse é de 2010. O próximo será em 2020.

      Excluir
  18. timoteo a 17 e marvilhas 419, ja guaraciaba, nao esta listada!

    ResponderExcluir
  19. As melhores cidades de Minas são todas! E que ninguém me chame de bairrista. (Gustavo Silva, nascido em Juiz de Fora).

    ResponderExcluir
  20. Ribeirao das Neves nao ser a ultima? Nao confio nessa pesquisa....

    ResponderExcluir
  21. Se você mora na favela, não importa o IDH da cidade. Portanto, esse é um dado muito generalizado.

    ResponderExcluir
  22. Condomínio "Serra da Vista", em Nova Lima, me lembra a entrada do Rio de Janeiro. Tudo perto do Shopping e da rodovia. Incrivelmente bonito o lugar, a ponto de acharmos que situa-se em Belo Horizonte .
    Já Belo Horizonte, próximo à Raja Gabáglia e bairros próximos ao centro, parece a Bélgica, Suiça...

    Há razão por qual as duas cidades terem índices de IDH acima de 80%.

    Bom, Viçosa em 11º parece um pouco questionável. Temos quatro bairros com boa estrutura viária, o centro e a UFV, os quais, de fato, situam-se dentro de um cenário de alto desenvolvimento - de qualquer sorte, os demais bairros e a renda dos Viçosenses que trabalham fora da UFV precisam de incremento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre Vç, mas violência alta, desemprego e saneamento ainda deixam a desejar

      Excluir
  23. é aqui que eu amo, é aqui que eu quero ficar! Pois não há lugar melhor que Gde BH!

    ResponderExcluir
  24. Varzelândia está na posição 793 e Montes Claros não está na lista....

    ResponderExcluir
  25. As do topo são cidades grandes,existem excelentes cidadezinhas para se morar, só porque não tem uma Universidade, colégios particulares ou hospitais de ponta, não sobem no ranking. Por isso não concordo muito com a medição do IDHM.

    ResponderExcluir
  26. Ctrl + F vai aparecer uma janelinha no canto alto direito da tela, digite o nome da sua cidade e vai aparecer na lista. Simples assim. :)

    ResponderExcluir
  27. quem fez essa clasificaçao nao conhece abaete...la é uma delicia..e betim..porcaria..violento bairros sujos e abandonados...descordo dessa classificaçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse índice segue os padrões da ONU no mundo inteiro. Cada país tem que fazer o seu, seguindo os critérios da ONU. Por esses dados, os Governos Municipais, Estaduais e Federal definem suas políticas de investimentos. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nível de desenvolvimento dos países a partir de indicadores de “educação” (alfabetização e taxa de matrícula), “longevidade” ( expectativa de vida ao nascer) e “renda” ( PIB per capita). Seus valores variam de “zero” (nenhum desenvolvimento humano) a “um” (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são de desenvolvimento humano médio e com índices iguais ou maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto. Belezas naturais e arquitetônicas não entram no índice. É longevidade, nível de escolaridade, erradicação do analfabetismo e renda familiar.

      Excluir
  28. o que tem em nova lima gente? cachoeiras perto e macacos? lugara bom m pra morar..seria tranquilidade...aconchego..pouca violencia...sossego...essa lista ta furadisssima....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse índice segue os padrões da ONU no mundo inteiro. Cada país tem que fazer o seu, seguindo os critérios da ONU. Por esses dados, os Governos Municipais, Estaduais e Federal definem suas políticas de investimentos. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nível de desenvolvimento dos países a partir de indicadores de “educação” (alfabetização e taxa de matrícula), “longevidade” ( expectativa de vida ao nascer) e “renda” ( PIB per capita). Seus valores variam de “zero” (nenhum desenvolvimento humano) a “um” (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são de desenvolvimento humano médio e com índices iguais ou maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto. Belezas naturais e arquitetônicas não entram no índice. É longevidade, nível de escolaridade, erradicação do analfabetismo e renda familiar.

      Excluir
  29. Excelente trabalho sobre Minas Gerais com o IDHM de muitas cidades do Estado (853 cidades). O IDH de Augusto de Lima o 509 colocado é 0,656 sendo o maior Nova Lima 1º colocado 0,813 e a Capital o 2º 0,810. O menor é São João das Missões 0,529

    ResponderExcluir
  30. Excelente trabalho sobre Minas Gerais com o IDHM de muitas cidades do Estado (853 cidades). O IDH de Augusto de Lima o 509 colocado é 0,656 sendo o maior Nova Lima 1º colocado 0,813 e a Capital o 2º 0,810. O menor é São João das Missões 0,529

    ResponderExcluir
  31. Realmente este IDH é discutível em alguns pontos. Mesmo assim, fico feliz pela minha Itajubá estar na quarta posição.

    ResponderExcluir
  32. Extrema tinha que estar nesta lista, pesquisa não confiavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, expliquei com todos os detalhes nos primeiros parágrafos e não entendeu? Não é pesquisa, é IDH-M. Leia de novo para entender. Cada país, cada estado, cada cidade, tem seu índice de IDH. Em Minas são 853 municípios. Não dá para colocar a posição de cada um que vai do 0 ao 853º, então, todos os municípios estão na lista, de acordo com suas posições. Optei por colocar apenas os 15 primeiros para não estender demais a matéria. Sua cidade, Extrema, está na posição de número 75º o IDH-M 0,731. Extrema é uma cidade desenvolvida, com bom nível educacional, bons índices urbanos, de saneamento, etc, mas não é só ela, tem outros municípios também. O Estado mineiro tem 853 municípios. A lista completa da posição de cada cidade no ranking oficial do Governo para fins de dados, que não é pesquisa. É uma avaliação da soma de dados da saúde, educação e saneamento, repassados pelas prefeituras, aos governos Estaduais e Federais de cada país e baseado nas informações de cada prefeitura, são feitos os índices. Se quer conhecer todas as cidades da lista lista:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Minas_Gerais_por_IDH-M e caso queira se informar melhor, tiver dúvidas, basta pesquisar no site da Prefeitura de Extrema, ou mesmo no google, digitando: IDHM de Extrema, vai aparecer várias informações que confirmem.

      Excluir
  33. Acho que depende muito do estágio da vida de cada um. Se tem filhos ou não, se precisa trabalhar ou já está (ou pode) estar aposentado, se precisa (ou acha que precisa) estar perto de hospitais com mais recursos, etc. Eu viveria em uma das muitas cidadezinhas muito mais tranquilas e pitorescas de Minas.

    ResponderExcluir
  34. Minas gerais é tudo de bom,moro em poços de Caldas, não penso em sair daqui, parabéns , falou mineirada 👍🙏

    ResponderExcluir
  35. Santa Rita de Sapucai é uma cidade boa tambem,eu gosto mais do que Pouso Alegre. Cidade tranquilo, calma e menos de 50 mil habitantes.

    ResponderExcluir
  36. Araguari é uma cidade maravilhosa mesmo, muito bom viver aqui, cidade de acolhedora, a melhor agua do mundo! Amooo Araguari.

    ResponderExcluir
  37. ARAXÁ NÃO TEM FAVELA, INDICE DE HOMICÍDIO CHEGA A ZERO,TRES MINERADORAS ENORMES, TEM ASFALTO EM TODAS AS RUAS , NÃO TEM ALAGAMENTO, DESEMPREGO NÃO SE VÊ FALAR , SANEAMENTO BÁSICO EM TODOS OS BAIRROS, CIDADE LINDA E MODERNA, POLICIAMENTO TOTALMENTE ATIVO, MUITA PAZ E SOSSEGO, REPLETA DE EVENTOS CULTURAIS, PRÓXIMA A SERRA DA CANASTRA , ETCCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mais uma para o Brasil, como confiar nesses órgãos que fazem essas análises?

      Excluir
  38. Eu como um bom mineiro, gostei. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  39. São Lourenço, uma estância hidromineral, tem IDH de 0,759, considerado Bom! Gostaria de vê-la fazendo parte dessa pesquisa..

    ResponderExcluir
  40. Araguari precisa diminuir o número de homicídios, para se tornar melhor ainda.

    ResponderExcluir
  41. Minas Gerais é o maior estado do Brasil,antigamente, e hoje também eles continuam fazendo as medidas sem os relevos, só sabem medir os planos.

    ResponderExcluir
  42. Com todo respeito, mas a melhor é sem dúvida nenhuma UBERLÂNDIA, Nova Lima está aí muito por causa dos condôminos que não representam a média da cidade e BH tem alguns problemas que Uberlândia não tem. Uberlândia é polo tecnológicos,polo atacadista,polo do agronegócio, polo em serviços e referência na educação e saúde, água de qualificação e em abundância, ótima posição logística além de excelentes índices de saneamento básico.
    Uberlândia é muito dinâmica e progressista, uma das melhores cidades da América do Sul.

    ResponderExcluir
  43. ARAXÁ, indiscutivelmente, é a melhor cidade de Minas Gerais e do Brasil para se viver. As 2 fontes de água mineral existentes, Radioativa e Sulfurosa, são terapêuticas e curativas. Além das belezas naturais da cidade existe também um povo altamente receptivo, ordeiro e educado, que não encontramos mais nos dias de hoje.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores