Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Uberaba: a terra do gado Zebu

(Por Arnaldo Silva) Fundada em 1820 e emancipada em 1836, a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, é uma das mais mais importantes e desenvolvidas cidades de Minas Gerais. 
          Uberaba tem tradição, história, cultura, genética e uma sólida e forte economia industrial, principalmente agrária, onde o município se destaca na produção de grãos e na pecuária. (na foto acima de Luis Leite, a Catedral Metropolitana de Uberaba)
           Destaca também na educação pública de qualidade, além de encontrar-se no município a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. De sua origem, no século XIX, Uberaba guarda relíquias do seu passado, como casarões, praças e igrejas. (na foto acima de Elpídio Justino de Andrade, a Igreja de São Domingos, um dos patrimônios religiosos da cidade, concluída em 1904, em estilo neogótico, com detalhes bizantinos e erguida com pedra tapiocanga, de cor vermelha em sua alvenaria exterior)
          Segundo o IBGE, a população estimada de Uberaba em 2021 é de 340.277 habitantes, sendo a 8ª população do Estado e a 82ª cidade mais populosa do Brasil. Faz divisa com os municípios de Água Comprida, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Veríssimo, Indianópolis, Nova Ponte, Sacramento, Conquista e Delta (em MG);Igarapava, Aramina e Miguelópolis (em SP). Entre Belo Horizonte e Uberaba, são 481 km de distância, via BR-262. (na imagem acima de Elpídio Justino de Andrade, a sede da Prefeitura Municipal de Uberaba) 
          Além de seu desenvolvimento industrial e social, Uberaba se destaca no turismo ecológico, religioso, de negócios e na cultura, com destaque para os museus como o museu e memorial Chico Xavier, famoso médium que viveu na cidade, onde está seu túmulo (na foto acima de Elpídio Justino de Andrade a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier)
          O Museu e Sítio Paleontológico de Peirópolis, distrito de Uberaba, é um dos destaques da cidade. No local encontra-se fósseis de dinossauros que viveram na região há milhões de anos. (fotografia acima de Luís Leite)
 
          Outro museu em destaque é o Museu de Arte Sacra, formado por peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, com peças doadas pela Cúria Metropolitana, como vestes sacras, estandartes de procissões, além de mobiliário de época. (foto acima de Elpídio Justino de Andrade)
           O museu está instalado na Igreja de Santa Rita, construção do século XIX, em estilo Barroco. Em 1896 a Igreja de Santa Rita tornou-se catedral, sendo um dos mais belos templos históricos da cidade, tombado em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, o interior da Igreja de Santa Rita)
          Além da Igreja de Santa Rita (na foto acima de Luis Leite), em Uberaba encontra-se outras igrejas de valor histórico e religioso para seu povo, belas praças, parques como Parque das Acácias, Mata do Carrinho, Universidade, Mata do Ipê e o Parque Jacarandá.   
          Tem ainda teatros, em destaque para o Teatro Municipal Vera Cruz, construído em estilo eclético em meados do século XX, a centenária Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães onde é a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e o Arquivo Público de Uberaba (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade).
          A cidade realiza ainda vários eventos durante o ano como o Axé Uberaba em outubro realizado no Sambódromo da cidade, a tradicional Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, realizada desde 1934, no Parque de Exposições Fernando Costa . A Expozebu acontece no mês de maio.
          Em Uberaba está o Museu do Zebu, raça originária da Índia, presente na cidade há mais de 100 anos. É em Uberaba que está a sede a Associação Brasileiro dos Criadores do Zebu (ACBZ). A entidade conta atualmente com 23 mil associados, 24 escritórios no país e 100 técnicos no campo.
          Tem ainda na cidade, a Feirarte com exposição de artesanatos, roupas, acessório e alimentos produzidos na cidade e a Maktub, uma das maiores festas árabes do Brasil, realizada no mês de novembro de cada ano com mostras da cultura, culinária, dança e músicas árabes, além do tradicional Mercado Municipal (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, um dos box do Mercadão).
          Em Uberaba (na foto acima de Cris Ferreira) tem ainda shoppings para entretenimento e compras como o Praça Uberaba Shopping Center, Manhattan Center Shopping, Shopping José Generoso Lenza, Shopping Center Urbano Salomão, Elvira Shopping.

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores