Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Conheça Uberaba

Uberaba é um dos mais antigos municípios mineiros, fundado em 1820 e emancipado em 22 de fevereiro de 1836. Mesmo sendo um dos mais importantes e desenvolvidos municípios mineiros, a cidade ainda guarda relíquias do passado como casarões, praças e igrejas. (na foto abaixo, de Luis Leite, a Catedral Metropolitana de Uberaba)
Fica na Região do Triângulo Mineiro e segundo o IBGE, contava em 2019 com 333.783 habitantes, sendo a 8ª população do Estado e a 82ª do Brasil. Considerada cidade-polo, abriga ainda a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba faz divisa com os municípios de Água Comprida, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Veríssimo, Indianópolis, Nova Ponte, Sacramento, Conquista e Delta (em MG);Igarapava, Aramina e Miguelópolis (em SP). Entre Belo Horizonte e Uberaba, são 481 km. (na foto abaixo de Jorge Nelson, a Igreja de São Domingos)
Turismo
Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos.[carece de fontes] Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico; turismo religioso destacando aqui o museu de Chico Xavier e seu túmulo além de várias igrejas históricas; Há também diversos parques e museus dentre os quais podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos; o Parque ecológico Mata do Ipê e também o Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba). O município integra também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.
Cultura
Uberaba possui vários Teatros, dentre os maiores se destaca o Teatro Municipal Vera Cruz que possui linda arquitetura que remonta meados do século XX.
A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães que tem mais cem anos de história e que foi recentemente reformada e construídos anfiteatros e salas de aula.
Junto a Biblioteca está a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
Parques
Mata do Ipê; Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba); Mata do Carrinho; Memorial Chico Xavier; Parque das Acácias (Piscinão); Universidade (Parque Tecnológico)
Principais eventos
Axé Uberaba

Realiza-se, no segundo semestre, o Axé Uberaba, um dos maiores eventos do gênero no Brasil com dois dias de festas, geralmente no mês de outubro.
O Axé Uberaba tem uma grande estrutura com camarote, área do bloco e espaço para a pipoca, tudo para os foliões curtirem os dois dias de festa com segurança e conforto.
Expozebu
Foi fundada em 1934 e é uma das principais atrações turísticas de Uberaba. A Expozebu (maior exposição de gado zebu do mundo) se realiza anualmente no mês de maio, atraindo pessoas de várias partes do país e do exterior. Além de atrações como Rodeios, Shows musicais e a própria exposição, serve como ponto de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite. Reúne mais de 3 mil animais das raças zebuínas – nelore, nelore mocho, gir, guzerá, tabapuã, indubrasil e sindi – que são julgados e premiados. Publica uma revista bimestral, e organiza cursos, congressos e seminários. O presidente da ABCZ é hoje o pecuarista Eduardo Biagi.
Centro Park - Sambódromo
Criado com o objetivo de abrigar os grandes eventos de música, tirando do meio da cidade as atividades que geram grande ruído, o local foi inaugurado em fevereiro deste ano, durante o carnaval com o Axé Uberaba 2008.
Feirarte
Centenas de expositores realizam esta feira, comercializando artesanato em geral, artigos de decoração, vestuário, acessórios e alimentos. São realizados ainda shows com artistas locais.
Maktub
Uma das maiores festas árabes do Brasil, realizada sempre no mês de novembro, onde um espetáculo com cerca de 180 dançarinas e dançarinos apresenta as diversas modalidades de danças árabes de todos os tempos.
Museus de Uberaba

Museu de Arte Sacra (Igreja Santa Rita na foto acima de Luis Leite) 
Museu dos dinossauros em Peirópolis, distrito de Uberaba na foto acima de Carias Frascoli
Museu Chico Xavier; MADA; Casa José Maria dos Reis
Shopping Centers
O Shopping Uberaba; Praça Uberaba Shopping Center; Manhattan Center Shopping; Shopping José Generoso Lenza; Shopping Center Urbano Salomão; Elvira Shopping
Fonte parcial das informações: Wikipédia 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores