Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Conheça Uberaba

(Por Arnaldo Silva) Fundada em 1820 e emancipada em 1836, a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, é uma das mais mais importantes e desenvolvidas cidades de Minas Gerais. Uberaba tem tradição, história, cultura, genética e uma sólida e forte economia industrial, principalmente agrária, onde o município se destaca na produção de grãos e na pecuária. Destaca também na educação pública de qualidade, além de encontrar-se no município a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. De sua origem, no século XIX, Uberaba guarda relíquias do seu passado, como casarões, praças e igrejas.(na foto abaixo, de Luis Leite, a Catedral Metropolitana de Uberaba)
Segundo o IBGE, Uberaba contava em 2019 com 333.783 habitantes, sendo a 8ª população do Estado e a 82ª cidade mais populosa do Brasil. Faz divisa com os municípios de Água Comprida, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Veríssimo, Indianópolis, Nova Ponte, Sacramento, Conquista e Delta (em MG);Igarapava, Aramina e Miguelópolis (em SP). Entre Belo Horizonte e Uberaba, são 481 km de distância, via BR-262. (na foto abaixo de Jorge Nelson, a Igreja de São Domingos, um dos patrimônios religiosos da cidade, concluída em 1904, em estilo neogótico, com detalhes bizantinos e erguida com pedra tapiocanga, de cor vermelha em sua alvenaria exterior)
          Além de seu desenvolvimento industrial e social, Uberaba se destaca no turismo ecológico, religioso, de negócios e na cultura, com destaque para os museus como o museu e memorial Chico Xavier, famoso médium que viveu na cidade, onde está seu túmulo e o Museu e Sítio Paleontológico de Peirópolis, distrito de Uberaba, onde encontra-se fósseis de dinossauros que viveram na região há milhões de anos. (na foto abaixo de Carias Frascoli)
          Outro museu em destaque é o Museu de Arte Sacra, formado por peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, com peças doadas pela Cúria Metropolitana, como vestes sacras, estandartes de procissões, além de mobiliário de época. O museu está instalado na Igreja de Santa Rita, construção do século XIX, em estilo Barroco. Em 1896 a Igreja de Santa Rita tornou-se catedral, sendo um dos mais belos templos históricos da cidade, tombado em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
          Além da Igreja de Santa Rita (na foto acima de Luis Leite), em Uberaba encontra-se outras igrejas de valor histórico e religioso para seu povo, belas praças, parques como Parque das Acácias, Mata do Carrinho, Universidade, Mata do Ipê e o Parque Jacarandá.           
          Tem ainda teatros, em destaque para o Teatro Municipal  Vera Cruz, construído em estilo eclético em meados do século XX, a centenária Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães onde é a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
          A cidade realiza ainda vários eventos durante o ano como o Axé Uberaba em outubro realizado no Sambódromo da cidade, a tradicional Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, realizada desde 1934, geralmente no mês de maio, a Feirarte com exposição de artesanatos, roupas, acessório e alimentos produzidos na cidade e a Maktub, uma das maiores festas árabes do Brasil, realizada no mês de novembro de cada ano com mostras da cultura, culinária, dança e músicas árabes.
          Em Uberaba (na foto acima de Cris Ferreira) tem ainda shoppings para entretenimento e compras como o Praça Uberaba Shopping Center, Manhattan Center Shopping, Shopping José Generoso Lenza, Shopping Center Urbano Salomão, Elvira Shopping.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores