Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Andradas: a terra do Vinho

(Por Arnaldo Silva) A 913 metros de altitude, está Andradas, na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. De Belo Horizonte até Andradas são 463 km.
          O município conta com cerca de 42 mil habitantes e faz limites com Poços de Caldas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, Ouro Fino, Jacutinga, Albertina, Águas da Prata (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antônio do Jardim (SP) e São João da Boa Vista (SP). A imagem acima do Elpídio Justino de Andrade, mostra a Praça Dr. Alcides Mosconi, no Centro da cidade, com fonte luminosa e poço, em forma de garrafão, simbolizando a tradição da cidade e a festa do vinho, que acontece todos os anos na cidade no mês de julho.
           A cidade se destaca em Minas pela tradição na produção de vinhos de vinhos, vocação que teve início no final do século XIX, com a chegada na região de imigrantes do Norte da Itália. (na fotografia acima de Luís Leite, a Vinícola Casa Geralda, uma das mais tradicionais de Minas)
          Chegando na cidade, perceberam que o clima era propício para o plantio de uvas de qualidade, embora já existia na região plantio de uvas e produção artesanal de vinhos, antes mesmos da chegada dos imigrantes italianos. (fotografia acima e abaixo de Luís Leite, mostra plantações de uvas em Andradas MG)
          Foram os italianos que desenvolveram a vitivinicultura em Andradas, já que trouxeram consigo a tradição vinícola italiana, que produziu vinhos de qualidade, desde os tempos medievais. Hoje Andradas é considerada a Terra do Vinho.
          A atividade vinícola em Andradas prosperou muito no século XX, tendo entre 52 a 72 famílias produzindo vinhos. Hoje são apenas 7 famílias produzindo a bebida, a partir de 11 variedades de uvas. (na foto acima do Sérgio Mourão, produção de vinhos de Andradas MG)
          A redução do plantio de uvas se deu pelo crescimento da cultura do café na região Sul de Minas, hoje uma das maiores produtoras do grão no Estado, produzindo cafés de alta qualidade e premiados nacional e internacionalmente. Mesmo assim, o plantio de uvas em Andradas é muito grande. Segundo a Emater, o município é responsável por 40% da produção de uvas na região Sul de Minas. 
          O plantio de uvas na região vem crescendo graças ao apoio e incentivo da Epamig e sua técnica de dupla poda que garante uma produção maior, bem como mais qualidade das uvas, melhorando a produção e qualidade dos vinhos produzidos na região da Serra da Mantiqueira. (na foto acima de Sérgio Mourão, espumante da Casa Geraldo e abaixo, de Alexandre Pastre, a Vinícola Casa Geraldo)
          Mas a tradição vinícola de Andradas é preservada, com a produção de vinhos finos, de qualidade, bem como a tradicional Festa do Vinho, organizada desde 1954. A Festa acontece todos os anos no mês de julho. Atualmente, as vinícolas existentes em Andradas são: Basso (fabricado desde 1905), Stella Valentino, Belotto, Marcon, Muterle, Campino e Casa Geraldo. (na foto abaixo, de Luís Leite, )
          Além da Festa do Vinho, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer os rótulos locais, visitando as vinícolas e conhecendo os produtores típicos da cidade que oferece boas opções de pousadas, hotéis e atrativos culturais, gastronômicos e naturais, graças as belezas da Serra da Mantiqueira. 
          Entre os atrativos naturais está o Pico do Gavião e as Pedras do Elefante (na foto acima de Alexandre Pastre) e do Pântano, onde o turista pode praticar rapel, tirolesa e voo livre. 

2 comentários:

  1. Conheço Andradas, moro bem próximo: uns 60 km., mas não tomo vinho. Tomo, sim, suco de uva integral, o de Andradas é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Experimentei o Marcon bordô seco e me apaixonei. (São João del rei)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores