Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Andradas - A terra do Vinho

(Por Arnaldo Silva) A 913 metros de altitude, está Andradas, na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. De Belo Horizonte até Andradas são 463 km. O município faz divisa com os municípios de Poços de Caldas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, Ouro Fino, Jacutinga, Albertina, Águas da Prata (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antônio do Jardim (SP) e São João da Boa Vista (SP). Segundo o IBGE, Andradas contava 41.077 habitantes em 2019 (imagem acima: Prefeitura Municipal/Arquivo/Divulgação)
A cidade se destaca em Minas pela tradição na produção de vinhos de vinhos, vocação que teve início no final do século XIX, com a chegada na região de imigrantes do Norte da Itália. Chegando na cidade, perceberam que o clima era propício para o plantio de uvas de qualidade,embora já existia na região plantio de uvas e produção artesanal de vinhos, antes mesmos da chegada dos imigrantes italianos. Mas foram os italianos que desenvolveram a vitivinicultura em Andradas, já que trouxeram consigo a tradição vinícola italiana, que produziu vinhos de qualidade, desde os tempos medievais. Hoje Andradas é considerada a Terra do Vinho. (fotos acima e abaixo de autoria de Sérgio Mourão)
A atividade vinícola em Andradas prosperou muito no século XX, tendo entre 52 a 72 famílias produzindo vinhos. Hoje são apenas 7 famílias produzindo a bebida, a partir de 11 variedades de uvas.
A redução do plantio de uvas se deu pelo crescimento da cultura do café na região Sul de Minas, hoje uma das maiores produtoras do grão no Estado, produzindo cafés de alta qualidade e premiados nacional e internacionalmente. Mesmo assim, o plantio de uvas em Andradas é muito grande. Segundo a Emater, o município é responsável por 40% da produção de uvas na região Sul de Minas. 
O plantio de uvas na região vem crescendo graças ao apoio e incentivo da Epamig e sua técnica de dupla poda que garante uma produção maior, bem como mais qualidade das uvas, melhorando a produção e qualidade dos vinhos produzidos na região da Serra da Mantiqueira.  (na foto, de Sérgio Mourão, espumante da Casa Geraldo em Andradas, direto na fonte)
Mas a tradição vinícola de Andradas é preservada, com a produção de vinhos finos, de qualidade, bem como a tradicional Festa do Vinho, organizada desde 1954. A Festa acontece todos os anos no mês de julho. Atualmente, as produtoras de vinhos em Andradas são: Basso (fabricado desde 1905), Belotto, Casa Geraldo, Marcon, Muterle, e Piagentini. (na foto abaixo, de Alexandre Pastre, vista parcial de Andradas)
Além da Festa do Vinho, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer os rótulos locais, visitando as vinícolas e conhecendo os produtores típicos da cidade que oferece boas opções de pousadas, hotéis e atrativos culturais, gastronômicos e naturais, graças as belezas da Serra da Mantiqueira. 
Entre os atrativos naturais está o Pico do Gavião e as Pedras do Elefante (na foto acima de Alexandre Pastre) e do Pântano, onde o turista pode praticar rapel, tirolesa e voo livre. 

2 comentários:

  1. Conheço Andradas, moro bem próximo: uns 60 km., mas não tomo vinho. Tomo, sim, suco de uva integral, o de Andradas é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Experimentei o Marcon bordô seco e me apaixonei. (São João del rei)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores