Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 9 de junho de 2019

Conheça a cidade de Ingaí

(Por Arnaldo Silva) Seu nome origina-se do Ingá, uma árvore frutífera, comum na região, encontrada atualmente próximas a rios e riachos. Ingaí é uma pequena e charmosa cidade do Sul de Minas, distante 230 km de de Belo Horizonte, fazendo divisa com Lavras, Itumirim, Carmo da Cachoeira, Luminárias e Itutinga.
          Sua origem data da formação de um pequeno arraial em 1775, tendo sido elevado a freguesia, a distrito subordinado a Lavras em 1846 e por fim, emancipada em 1962. Ingaí hoje conta com menos de 3 mil habitantes e oferece uma ótima qualidade de vida a seus moradores, bem como boa estrutura para receber turistas e visitantes. 
          O município é dotado de natureza exuberante com belas paisagens, serras, cânions, grutas, poços, lagos, trilhas, cachoeiras paradisíacas como a da foto acima, a Cachoeira do Engenho e fazendas centenárias e belíssimas.
          Pelo município passam três rios. O mais importante é o Rio Ingaí (foto acima) que nasce em Aiuruoca, Sul de Minas. Em Ingaí este rio divide o município e deságua no Rio Capivari, outro importante rio na cidade, delimitando a divisa de Ingaí com Itumirim e Itutinga. O Rio Cervo é outro importante rio nas terras de Ingaí, delimitando o município com Carmo da Cachoeira. 
          A tranquilidade, as belezas naturais e o aconchego da cidade, proporcionam ao seus moradores descanso e um dia dia tranquilo, bem como agrada aos turistas, que vem à cidade desfrutar de suas belezas naturais e praticar esportes  como rapel, rafting, trekking, pesca, entre outros.
          Seus moradores vivem de pequenos comércios, na produção de produtos artesanais como queijos, doces e quitandas e da agropecuária, em destaque para as plantações de soja e trigo.
          Além das belezas naturais, do charme de seu casario e da hospitalidade de seu povo, Ingai se destaca por sua Festa de São João. É uma das mais tradicionais festa junina do Brasil e como atração maior a fogueira de São João que tem cerca de 40 metros de altura. Um espetáculo para o turista! Vale a pena conhecer a festa!
Vale a pena conhecer Ingaí! 
As fotografias desta edição são de autoria de Gilson Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores