Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Azeites mineiros são premiados em concurso mundial

(Por Arnaldo Silva) Minas é a terra do café, do queijo, do doce, da cachaça e há duas década, vem se destacando na produção de cervejas artesanais, sendo considerada a "Bélgica das Cervejas Artesanais no Brasil" pela qualidade de suas cervejas, cuja inspiração vem das cervejas belgas. Um outro produto também vem crescendo e elevando o nome de Minas Gerais no Brasil e em todo o mundo. Os azeites. (foto abaixo de Erasmo Pereira/Epamig/Divulgação)
     Os primeiros olivais começaram a ser plantados em Minas na década de 30 e 40, na cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, pelo engenheiro agrônomo Washington Viglioni que deu início a pesquisas sobre o cultivo do fruto na região. A partir da década de 70, as pesquisas sobre o cultivo de oliveiras foi assumido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Ao longos anos, chegou-se a variedades que se adaptaram ao solo mineiro e seu plantio difundido a partir 2008. Desde essa época o Estado vem colhendo os frutos dessa iniciativa. Os azeites mineiros vem sendo a cada ano reconhecidos e premiados no mundo todo por sua qualidade, sendo comparado aos famosos azeites europeus.
     Prova disso foi o resultado do recente concurso Mundial de Azeite, realizado na cidade americana de Nova York em maio de 2019. O NYIOOC World Olive Oil Competition, considerado a "Copa do Mundo" dos azeites. Pela importância internacional e credibilidade, é o maior e mais importante concurso de avaliação de qualidade de azeites em todo o mundo. O resultado desse concurso é mais que um guia, é uma referência oficial da qualidade do azeite. Os azeites premiados tem o reconhecimento mundial. Quem ganha medalha nesse concurso em Nova York, pode dizer com certeza que seu azeite está entre os melhores do mundo. (foto abaixo de Erasmo Pereira/Ascon/Epamig de Maria da Fé MG)
     E mineiro faz e faz bem feito. Minas Gerais não ficou de fora. Dois azeites mineiros foram premiados com a medalha de ouro na New York Olive Oil Compettion. Para escolher os melhores azeites, os jurados observam por exemplo as variedades dos frutos, o frescor, o aroma,o amargor, a picância, a acidez, o frutado, dentro outros quesitos. Foram avaliados azeites de 26 países, de todos os continentes e dos tipos Blend ,no inglês ou Assemblage, no francês  que é um tipo de azeite elaborado com diferentes variedades de olivas ou Monovariental, que é o azeite elaborado com apenas uma variedade de oliva. 
     Os azeites brasileiros levaram 8 medalhas de ouro, duas de prato, um Best in Class e 11 medalhas de bronze.Dois azeites mineiros foram premiados com a medalha de ouro.
     Os azeites mineiros premiados com medalha de ouro foram:
Azeite Reserva Mantiva, produzido na Fazenda das Rosas, em Consolação (na foto ao lado/Extraída fa fanpage Reserva Casa nativa/Divulgação) e o azeite Irarema, produzido na fazenda de mesmo nome, em Poços de Caldas. As duas cidades são do Sul de Minas.
     Essas medalhas significam muito para Minas, que a cada ano vem conquistando respeito nacional e internacional, por seus produtos de qualidade, com reconhecimento internacional.
     O plantio de olivais em Minas, como dito acima, foi incrementado mesmo a partir de 2008. De lá pra cá a produção e qualidade cresceu muito, competindo de igual para igual com os tradicionais olivais do Sul do pais, que foram os pioneiros na produção de azeites no Brasil. A tendência é a produção crescer mais, bem como melhorando mais ainda a qualidade e competitividade dos azeites mineiros nos mercados nacionais e internacionais.
     Parabéns a Epamig que pesquisa, investe e incentiva o plantio de olivais em Minas Gerais e outras culturas.
     A lista completa dos azeites medalhistas de todo o mundo está no link oficial do concurso https://bestoliveoils.com/search à disposição de todos. Basta selecionar o link e colar. 

5 comentários:

  1. Onde podemos encontrar esses azeites aqui na cidade de Sao Paulo?

    ResponderExcluir
  2. Encomendei 2 vidros de azeitonas pretas, 2 vidros de azeitonas verdes, e ainda um kit de 3 embalagens de azeite. Faz um bom tempo... Não recebi resposta alguma. Como proceder? Faço nova encomenda? Aguardo. Magda Lúcia Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magda Lúcia, essa mensagem sua não tem que ser enviada para nós. Nos limitamos a divulgar e dar notícias, não somos loja e não vendemos nada. Aqui damos notícias de tudo que é relativo a Minas Gerais. Somos um site de notícias e não loja virtual. Você tem que entrar em contato é com a empresa que você fez a encomenda. Aqui nos limitamos a dar notícias, informar e mostrar o turismo em Minas Gerais. Não negociamos nada, não vendemos nada e não somos representantes de empresas. Apenas fazemos reportagens e fotografias sobre Minas Gerais. Na reportagem acima focamos em mostrar as premiações dos azeites mineiros, hora alguma sugerimos venda ou indicamos alguma empresa que vende. No caso sugiro entrar em contato com a empresa que contactou ou com a Epamig em Maria da Fé MG pelo telefone (35) 3662-1227 Creio que eles podem te informar. Mas o certo seria contactar a empresa que você encomendou. A Epamig tem site, essas marcas de azeites tem sites que não tem nada a ver conosco, a Conheça Minas. Como disse, somos apenas jornalistas e nosso objetivo é divulgar Minas Gerais e não comercializar algo. Obrigado.

      Excluir
  3. TENHO MUITO ORGULHO DO MEU PAI " WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI ".FOI O PIONEIRO EM MINAS GERAIS NO CULTIVO DA OLIVEIRA, PESQUISAS E EXTRAÇÃO ARTESANAL DO AZEITE.O RESULTADO ATUAL SEM QUALQUER DÚVIDAS ESTÁ RELACIONADO AOS TRABALHOS POR ELE REALIZADO. COM MÉRITO ELE FOI HOMENAGEADO COM PLACA "HONRA AO MÉRITO" NO DIA DA OLIVEIRA(31/05/2019)PELA PREFEITURA DE MARIA DA FÉ ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DA EPAMIG. O LOCAL FOI ONDE TUDO ACONTECEU, "FAZENDA EPAMIG"( ANTIGA SUBESTAÇÃO EXPERIMENTAL). OS TRABALHOS POR ELE REALIZADOS PODEM SER VISTOS NO YOUTUBE BASTANDO COLOCAR NA PESQUISA...."WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI".

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores