Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Azeites mineiros são premiados em concursos mundiais

(Por Arnaldo Silva) Minas é a terra do café, do queijo, do doce e da cachaça Um outro produto também vem crescendo e elevando o nome de Minas Gerais no Brasil e em todo o mundo. São os azeites produzidos na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. (foto abaixo de Erasmo Pereira/Epamig/Divulgação)
          Os primeiros olivais começaram a ser plantados em Minas na década de 30 e 40, na cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, pelo engenheiro agrônomo Washington Viglioni que deu início a pesquisas sobre o cultivo do fruto na região. A partir da década de 70, as pesquisas sobre o cultivo de oliveiras foi assumido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). 
          Ao longos dos anos, chegou-se a variedades que se adaptaram ao solo mineiro e seu plantio difundido a partir 2008. Desde essa época, o Estado vem colhendo os frutos dessa iniciativa. Os azeites mineiros, vem sendo, a cada ano, reconhecidos e premiados no Brasil e no mundo todo, por sua qualidade, sendo comparado aos famosos azeites europeus.
          Prova disso, são premiações constantes recebidas pelos azeites da Serra da Mantiqueira, que tem assistência da Epamig, nos concursos International Extra Virgin Olive Oil Competitioon, do Japão, o EVO International Olive Oil Contes, da Itália e o OVIBEJA do Alentijo, de Portugal, os mais recentes.
Azeite da Mantiqueira brilhando em Nova Yourk
          Além disso, recentemente, os azeites mineiros foram premiados no mais importante concurso, o tradicional e respeitado concurso do gênero no mundo. É o Mundial de Azeite, realizado na cidade americana de Nova York, nos Estados, Unidos em maio de 2021. Denominado NYIOOC World Olive Oil Competition, o concurso é considerado a "Copa do Mundo" dos azeites. 
          São concursos de prestígio internacional, com os azeites de todo o mundo, avaliados por especialistas renomados no mundo inteiro. Isso valoriza ainda mais as conquistas dos azeites da Mantiqueira, tanto da parte mineira, quanto paulista, que também tem assistência da Epamig. 
          Os azeites da Mantiqueira, vem se conquistando destaque no Brasil e agradando aos mais finos e exigentes paladares do mundo, graças ao estudo, investimentos e pesquisas, ao longo de duas décadas. Resultado de tanto esforço, são azeites finos, de alta qualidade e competitividade internacional. 
          Pela importância internacional e credibilidade, o NYIOOC World Olive Competition, é o maior e mais importante concurso de avaliação de qualidade de azeites em todo o mundo. O resultado desse concurso, é mais que um guia, é uma referência oficial da qualidade do azeite. Os azeites premiados tem o reconhecimento mundial. Quem ganha medalha nesse concurso em Nova York, pode dizer com certeza que seu azeite, está entre os melhores do mundo. (foto abaixo de Erasmo Pereira/Ascon/Epamig de Maria da Fé MG)
          No concurso, em Nova York, os azeites da marca Monasto, da produtora Rosana Chiavassa, de Maria da Fé MG, recebeu medalha de ouro. Um detalhe curioso é que a produtora Rosana, cultiva seus olivais, ao som de música clássica. 
          O produtor Carlos Diniz, recebeu medalhas de ouro e prata com os azeites Casa Mantiva, produzidos na cidade de Consolação MG.
          Para escolher os melhores azeites, os jurados observam por exemplo as variedades dos frutos, o frescor, o aroma, o amargor, a picância, a acidez, o frutado, dentro outros quesitos. Foram avaliados azeites de países produtores de todos os continentes que apresentaram seus azeites dos tipos Blend, no inglês ou Assemblage, no francês, que é um tipo de azeite elaborado com diferentes variedades de olivas e também o Monovariental, que é o azeite elaborado com apenas uma variedade de oliva.
          Essas medalhas significam muito para Minas, que a cada ano vem conquistando respeito nacional e internacional, por seus produtos de qualidade, com reconhecimento internacional.
          O plantio de olivais em Minas, como dito acima, foi incrementado a partir de 2008. De lá pra cá a produção e qualidade cresceu muito, competindo de igual para igual com os tradicionais olivais do Sul do pais, que foram os pioneiros na produção de azeites no Brasil. A tendência é a produção crescer mais, bem como melhorando mais ainda a qualidade e competitividade dos azeites mineiros, nos mercados nacionais e internacionais.
          Novos concursos virão em países como Grécia, França e Israel. Os azeites da Mantiqueira, com assistência da Epamig, estarão presentes.

11 comentários:

  1. Onde podemos encontrar esses azeites aqui na cidade de Sao Paulo?

    ResponderExcluir
  2. Encomendei 2 vidros de azeitonas pretas, 2 vidros de azeitonas verdes, e ainda um kit de 3 embalagens de azeite. Faz um bom tempo... Não recebi resposta alguma. Como proceder? Faço nova encomenda? Aguardo. Magda Lúcia Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magda Lúcia, essa mensagem sua não tem que ser enviada para nós. Nos limitamos a divulgar e dar notícias, não somos loja e não vendemos nada. Aqui damos notícias de tudo que é relativo a Minas Gerais. Somos um site de notícias e não loja virtual. Você tem que entrar em contato é com a empresa que você fez a encomenda. Aqui nos limitamos a dar notícias, informar e mostrar o turismo em Minas Gerais. Não negociamos nada, não vendemos nada e não somos representantes de empresas. Apenas fazemos reportagens e fotografias sobre Minas Gerais. Na reportagem acima focamos em mostrar as premiações dos azeites mineiros, hora alguma sugerimos venda ou indicamos alguma empresa que vende. No caso sugiro entrar em contato com a empresa que contactou ou com a Epamig em Maria da Fé MG pelo telefone (35) 3662-1227 Creio que eles podem te informar. Mas o certo seria contactar a empresa que você encomendou. A Epamig tem site, essas marcas de azeites tem sites que não tem nada a ver conosco, a Conheça Minas. Como disse, somos apenas jornalistas e nosso objetivo é divulgar Minas Gerais e não comercializar algo. Obrigado.

      Excluir
  3. TENHO MUITO ORGULHO DO MEU PAI " WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI ".FOI O PIONEIRO EM MINAS GERAIS NO CULTIVO DA OLIVEIRA, PESQUISAS E EXTRAÇÃO ARTESANAL DO AZEITE.O RESULTADO ATUAL SEM QUALQUER DÚVIDAS ESTÁ RELACIONADO AOS TRABALHOS POR ELE REALIZADO. COM MÉRITO ELE FOI HOMENAGEADO COM PLACA "HONRA AO MÉRITO" NO DIA DA OLIVEIRA(31/05/2019)PELA PREFEITURA DE MARIA DA FÉ ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DA EPAMIG. O LOCAL FOI ONDE TUDO ACONTECEU, "FAZENDA EPAMIG"( ANTIGA SUBESTAÇÃO EXPERIMENTAL). OS TRABALHOS POR ELE REALIZADOS PODEM SER VISTOS NO YOUTUBE BASTANDO COLOCAR NA PESQUISA...."WASHINGTON ALVARENGA VIGLIONI".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      Quanto orgulho mesmo...
      O pioneirismo, a pesquisa e a dedicação do seu pai e, me permita citar, o Sr Chiquito, foram fundamentais para que hoje, no exterior, o fruto dessas pesquisas e a dedicação de vida, azeites sejam condecorados pelo seu nível de excelência.

      Sinto muito orgulho também, Carlos.

      Eugênio Carlos Braga.

      Excluir
  4. Minas, tudo de bom! O melhor pão de queijo, a melhor galinha com quiabo, e o melhor azeite de oliva. Ó, Minas Gerais, quem te conhece, não te esquece jamais!

    ResponderExcluir
  5. estive em Maria da Fé e comprei alguns... realmente maravilhosos !!!
    um deles, inclusive, só minha esposa usa... Ela merece !

    ResponderExcluir
  6. Unknown-15/01/2021
    Eugênio Carlos Braga
    Agradeço suas palavras e gentileza! Meu pai inclusive formou meu tio Francisco Severo Guglielmelli(irmão de minha mãe), como técnico(na prática) e com livros dele próprio, que tinha quando formou como Engº Agrônomo em Lavras. Portanto com as aulas práticas no campo enriqueceu seus conhecimentos. Muito rápido foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais como Técnico. Os trabalhos realizados pelo meu pai Washington Alvarenga Viglioni e meu tio Francisco Severo Guglielmelli na cidade de Maria da Fé e porque não Estado de Minas Gerais, me deixa muito orgulhoso!

    ResponderExcluir
  7. Como faço pra comprar moro em Várzea Grande MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderá adquirir na própria Fazenda EPAMIG Maria da Fé ou mesmo na EPAMIG em Belo Horizonte.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores