Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Conheça Poços de Caldas

(Por Arnaldo Silva) Poços de Caldas é uma das mais belas e importantes cidades de Minas Gerais. Localizado na região Sul de Minas, é uma das mais importantes estâncias hidrominerais do país. Segundo estimativa do IBGE em 2019 era que o município contava com 167.397 habitantes, sendo o 15º município mais populoso do Estado e a 6ª Melhor Cidade Minas Gerais para se viver, segundo o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da ONU. (na fotografia acima de Conceição Luz, Poços de Caldas vista do Mirante do Cristo)
          Cidade desenvolvida, um diversificado comércio, industrializada e com excelente estrutura em hotéis, pousadas e restaurante para receber os turistas que vem à cidade em busca do relaxamento e das suas águas com propriedades medicinais e terapêuticas. (foto acima, de autoria de Marcos Corrêa, os Jacarandás Mimosos floridos da Avenida João Pinheiro).
          Além de suas belezas naturais e urbanas, com praças, parques, igrejas e casario em estilo barroco, eclético e enxaimel, o artesanato local é muito rico, principalmente as obras feitas em vidro fundido, além da culinária e produção artesanal de doces, podendo ser encontrados no Mercado Municipal da cidade e na Feira da Praça Dom Pedro II. (na foto acima de Conceição Luz, o Relógio Floral e abaixo, o Palace Hotel)
          Possui fácil acesso rodoviário, tanto por por Belo Horizonte, a 468 km, via BR-381, quanto por São Paulo, a 260 km, pelo Rio de Janeiro a 470 km e também de Campinas, cidade distante apenas 169 km de Campinas. Essa facilidade de acesso, terrestre faz com quem um expressivo número de turistas dessa localidade visitem a cidade, movimentando de forma significativa o comércio local. 
          A cidade sempre foi destaque em nível nacional, por sua beleza arquitetônico, história e suas águas medicinais, radioativas e sulfurosas, já foi tema de samba-enredo da Escola de Samba Beija-flor, no carnaval do Rio de Janeiro e cenário de novelas como Rosa dos Ventos em 1973, Livre para Voar em 1974 e Alto Astral em 2014.  (fotografia acima de Conceição Luz, de uma das várias fontes da cidade)
          A cidade é ainda grande destaque na cultura regional em destaque para a Banda Municipal Maestro Azevedo, na ativa desde 1914, sempre presente no Coreto da Praça Pedro Sanches, aos domingos, apresentando-se para o público. Hoje um dos patrimônios culturais tombados pelo Município. (na foto acima de Arnaldo Silva, a Rodoviária da cidade)
          Eventos culturais sempre atraem mais turistas à cidade como a Sinfonia das Águas, a Festa UAI Feira Nacional do Livro, a Flipoços, Julho Fest, o Festival Música nas Montanhas, Jazz & Blues Festival e Enaf. (na foto acima de Conceição Luz, torre da Paróquia de São Domingos)
          Para os amantes do cinema, em Poços de Caldas encontra-se o Instituto Moreira Sales que realiza sempre apresentações artísticas e exibição de filmes de qualidade. Além das atividades culturais, vale a pena passear por Poços de Caldas como por exemplo o Portal da Cidade (na foto acima de Luís Leite), a Represa Bortolan, o Cristo, o teleférico, o relógio floral, conhecer a Cachoeira Véu da Noiva, dentro da cidade mesmo, passear por suas ruas, praças charmosas e igrejas belíssimas.

Um comentário:

  1. Sempre que posso não deixo de visitar Poços e quando vou, não deixo de comer o famoso tutu a mineira nos restaurantes do centro, esse sim, é autêntico....além dos passeios e claro, comprar queijo e doce de leite.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores