Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

13 distritos mineiros que vão fazer você se apaixonar - Parte II

(Por Arnaldo Silva) Fizemos uma primeira matéria com 13 pacatos e charmosos distritos de Minas Gerais. Minas são tantas que fizemos mais outra, com a segunda parte de 13 encantadores distritos mineiros. Nosso Estado possui 1.816 distritos, segundo dados oficiais da Fundação João Pinheiro. São 853 cidades, que são as sedes municipais e centenas de povoados, vilas e subdistritos. Não dá para postar 1.816 distritos num matéria. Conheçam 13 apaixonantes e charmosos distritos mineiros.
01 - Água Limpa
          As margens da MG-350, banhado pelas águas de um frondoso rio, em Delfim Moreira, nos limites entre os municípios de Wenceslau Braz e Itajubá, no Sul de Minas, está Água Limpa, um charmoso e pitoresco bairro rural, pertencente ao município de Delfim Moreira. (foto acima de Geraldo Gomes)
          A vida na pacata vila é bem tranquila, silêncio quebrado apenas pelo barulho das águas do Rio Santo Antônio, dos pássaros e de alguns carros que passam pela rodovia. Seus moradores vivem da agricultura e a vida social em Água Limpa gira em torno das festividades religiosas dedicadas ao Divino Espírito Santo e nas festividades juninas em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio. 
02 – Maringá de Minas
         Maringá de Minas é distrito de Bocaina de Minas, no Sul do Estado, na divisa com o Rio de Janeiro (foto acima do Fabrício Cândido). A pequena vila, com traços italianos em sua arquitetura, é separada por uma ponte sobre o Rio Preto, da Maringá do Rio, distrito de Visconde de Mauá. 
          Maringá de Minas é uma vila sofisticada e ao mesmo tempo simples, pacata, romântica, lugar ideal para saborear uma deliciosa comida mineira e também, italiana. 
          Rica em artesanato, as lojas oferecem uma infinidade de produtos feitos pelos artesãos locais, bem como é famosa a produção de chocolates quentes. 
          Para os românticos, nas frias noites de inverno, vinhos finos e especiais, podem ser encontrados nos bares e pousadas da Vila, aquecido pelo fogo das lareiras ou aconchego dos charmosos quartos das várias pousadas encontradas em Maringá de Minas.
03 – Morro Vermelho
       Morro Vermelho é distrito de Caeté MG, cidade histórica mineira, distante 55 km de Belo Horizonte. (Foto acima do Jad Vilela). O distrito é rico em belezas naturais, bem como história. Foi em Morro Vermelho que aconteceu a primeira guerra civil do país, a Guerra dos Emboabas. Seus moradores conhecem bem a história do lugar, através da tradição oral, passada de gerações para gerações.
          São histórias, tradições, hábitos peculiares, religiosas, folclóricas, bem como as receitas de nossa culinária, passadas por gerações como o queijãozinho caseiro, doces diversos e o artesanato, em especial a arte de bordar, o principal produto do artesanato local. São tradições preservadas e valorizadas pelos pouco mais de mil moradores do distrito.
04 – Penha de França
          Emoldurado pela Serra do Espinhaço, preservando arquitetura colonial, rico em belezas naturais, grutas, sítio arqueológico de campos de flores, pinturas rupestres, religiosidade está Penha de França, distrito de Itamarandiba no Vale do Jequitinhonha.(foto acima de Sérgio Mourão) Foi uma das primeiras povoações de Minas Gerais, com mais de 3 séculos de história. 
          É um dos poucos povoados no Brasil que não tiveram sua origem nas bandeiras portuguesas. Foram alemães e franceses que fundaram Penha de França, atuando na exploração mineral. 
          A vila foi ainda caminho das tropas que atravessavam o sertão mineiro e até hoje, o sertão de Penha de França é desbravado, agora por pesquisadores que vem de vários lugares do Brasil e do mundo para pesquisar a variedade de espécies vegetais endêmicas presentes na região. 
05 – Conceição do Ibitipoca
          Conceição do Ibitipoca (na foto acima de Giseli Jorge) é um charmoso e pacato distrito de Lima Duarte na Zona da Mata Mineira. Ruas calmas, casario colonial, igreja histórica no centro da vila, ótima gastronomia como destaque para o Pão de Canela do Ibitipoca, cervejas artesanais e excelentes, aconchegantes e charmosa pousadas. 
          A vila tem origem no século 19, ainda guarda traços do Brasil Colônia, em suas ruas, casarões e igrejas. Foi elevado a distrito em 1891. É a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca.
07 – Curimataí
          Entre a Serra de Minas e a Serra do Cabral, está Curimataí (foto acima de Marcelo Santos) é um distrito do município de Buenópolis MG, na Região Central de Minas. O nome é indígena, que traduzindo significa "rio dos curumatãs" um peixe de escamas e carne saborosa encontrado na região. 
          São cerca de 2 mil moradores que vivem no charmoso, atraente e pacato distrito. Sua origem é antiga, foi fundado em 14 de julho de 1832 e ainda guarda relíquias e história desse tempo, além de suas belezas naturais, do Rio Curimataí, um dos maiores afluentes do Rio das Velhas, várias cachoeiras e águas termais. 
          Por Curimataí tem acesso a uma das portarias do Parque Nacional das Sempre Vivas
08 – São Gonçalo do Rio das Pedras
          São Gonçalo do Rio das Pedras (na foto acima de Paulozaca) é um dos mais belos distritos de Serro, no Vale do Jequitinhonha, rodeado por belas paisagens, cachoeiras e beleza da Serra do Espinhaço. Lugar paradisíaco, com um casario colonial preservadíssimo. É tão pitoresco e tranquilo que lembra um presépio. O acesso é por estradas de terra, com várias opções de hospedagem na região, além de charmosos botecos. 
09 – Jacarandira
          Jacarandira é um pacato, charmoso, aconchegante e atraente distrito de Resende Costa MG. O distrito (acima, na foto de Saulo Guglielmelli) tem sua origem no início do século XX e está localizado entre a Serra da Galga e a Serra do Segredo, a 40 km da sede. 
          Tem como tradição e atrativos principais as festas dos Três Santos (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e o padroeiro São Sebastião) e a Festa da Colheita do Milho, com desfiles de carros de bois e os frutos da terra colhidos pelas ruas da vila, além de outras atrações. 
          Essas duas festas atraem visitantes de toda a região. Além disso, em Jacarandira tem ainda  como atrativos a Banda Lira São Sebastião, a Cachoeira de Jacarandira, a Fazenda Salva Terra, a Igrejas de São Sebastião e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.
10 – Santo Hilário
          Situada às margens do lago de Furnas, Santo Hilário (foto acima de Pedro Beraldo) é distrito de Pimenta, cidade turística. A beleza de suas paisagens, realçada pelas águas do Lago de Furnas, faz do distrito um ponto turístico obrigatório para quem visita a região. O acesso é feito por uma ponte, que é um dos cartões postais do Oeste Mineiro.
11 – Serra dos Gonçalves
          Serra dos Gonçalves pertence ao município de Espírito Santo do Dourado, no Sul de Minas. Sua origem é de uma numerosa família, que foi crescendo com com a formação de novas famílias e transformando o local num pitoresco, charmoso e pacato povoado. (foto de Valéria Corrêa)
12 – Pocinhos do Rio Verde
          Pocinhos do Rio Verde (na foto acima de Rogério Santos Pereira) pertence a cidade de Caldas, no Sul de Minas. A economia é voltada para a agropecuária e para o turismo, já que em Pocinhos encontra fontes de águas minerais medicinais Rio Verde, São José e Samaritana, muito procuradas para quem busca cura para várias enfermidades como por exemplo, digestivas. 
          Estão concentradas num charmoso balneário, construído na década de 1940 e conta ainda com o Grande Hotel de Pocinho, um dos mais antigos em funcionamento na região, tendo construído no final do século XIX. 
          É requintado, arquitetura atraente, luxuoso, muito confortável e com infraestrutura necessária para o conforto dos visitantes. No bucólico distrito, outro destaque é a produção de doces caseiros e quitandas diversas e suas belas e montanhosas paisagens, com muitas cachoeiras em seu redor.
13 - Ipaneminha
          Ipaneminha é um pacato distrito de Ipatinga, no Vale do Aço, uma das maiores e mais ricas cidades industrias de Minas Gerais  (foto acima de Elvira Nascimento) A charmosa vila conta com cerca de 800 moradores que vivem de pequenos comércios de produtos artesanais e atividades agropecuárias. 
          O local foi parada de tropeiros no começo do século XX, se desenvolvendo a partir dessa época. Tem como destaque a Igreja de Vicente, construída em madeira em 1959, em estilo colonial, tendo sido tombada como patrimônio cultural de Ipatinga em 1996. 
          Na charmosa Vila, acontece a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, onde os membros dos cortes realizam a Dança das fitas, uma dança folclórica portuguesa e espanhola,  introduzida no país pelos portugueses e acrescentadas às festas de Nossa Senhora do Rosário e Folia de Reis durante os tempos do Brasil Colônia. Consiste numa dança dos cortes em forma de ciranda, com um pau ou um cruzeiro de madeira fincado no chão, com fitas coloridas presas à ponta. Cada folião segura uma das fitas, e andam em círculos, entoando cânticos religiosos. As fitas vão sendo trançadas e na medida que vão encurtando, faz-se o movimento em contrário e assim por várias vezes. 

59 comentários:

  1. São lugares pra ninguém botar defeito, realmente muito lindo. Isso é Minha Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueceram de aiuruoca cidade linda com muitas cachoeiras.

      Excluir
    2. Aiuruoca é um município e não distrito.

      Excluir
  2. Sugiro acrescentar à lista Guardinha, em São Sebastião do Paraíso, cujo atrativo é o Morro da Mesa e sua bela paisagem.

    ResponderExcluir
  3. Faltou o Distrito de Luminosa, de Brazópolis - Sul de Minas.

    ResponderExcluir
  4. PRA TDS OS MEUS AMIGOS MIRANTANNESES E MINEIRINHOS

    ResponderExcluir
  5. Na próxima roda não se esqueças de Mercês de Água Limpa, mais conhecido com o Capelinha, pertencente ao Município de São Tiago,MG, com aproximadamente 3000 habitantes no distrito e mais 1500 em volta do distrito.

    ResponderExcluir
  6. Conceição de Ibitipoca e um lugar lindo. Fui na Semana Santa e a temperatura estava em 6 grau mas o movimento de pessoas era 50 graus. Vale a pena conhecer. Agosto festival de Blues imperdível.

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria. Lindos lugares. Sou mineiro com muito orgulho e apaixonado pelo nosso estado. Gostaria de deixar comentário sobre minha cidade natal, Ibituruna, *primeiro povoado mineiro*. Cidade de 2.800 habitantes, pequena, mais simplesmente encantadora. Estão todos convidados a passar por la e tomar um cafezinho ou uma boa cachaça. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Faltou Milho Verde, pouco depois do Serro.

    ResponderExcluir
  9. Sugiro colocar Curimataí Distrito da cidade de Buenopolis MG
    Lá é lindo! Tem córregos passando pelas ruas, cachoeiras e uma igrejinha muito charmosa. Uma beleza natural incrível!
    Amei a matéria! Amo Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  10. Minas é o PARAÍSO!
    Do Sul de Minas ao Norte! Do Vale do Jequitinhonha ao Triângulo Mineiro!
    Do Leste ao Oeste.
    Não briguem nem fiquem tristes porque os nomes não figuraram na lista. São 853 municípios que contém inúmeros outros lugarejos. Minas é um Mundo. e esta lista está cravada no coração de cada um dos mineiros!
    Eu Amo Minas!!!

    ResponderExcluir
  11. Minas é muitas!... (Guimarães Rosa)

    ResponderExcluir
  12. Minas é muitas!... (Guimarães Rosa)

    ResponderExcluir
  13. Minas é muitas!... (Guimarães Rosa)

    ResponderExcluir
  14. Curimataí é como voltar no tempo. Lá, passei mtas férias da minha infância, na casa de meus avós! Se for lá, nao deixe de prosear com odete no bar da odete!

    ResponderExcluir
  15. Opa, gostaria de dicas de destinos que se possa chegar de trem e seus atrativos (trem da Vale, BH/Vitoria)

    ResponderExcluir
  16. Guarda mor no noroeste de Minas gerais próximo a paracatu e uma cidade linda várias cachoeiras

    ResponderExcluir
  17. Tem muita coisa boa pra se ver nessa nossa Minas Gerais!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Minas é muitas!... (Guimarães Rosa), e como!!!! todos os lugares, não tem igual. Amo Minas Gerais, amo suas montanhas, suas cachoeiras, seus rios. Bão demais!!!!!

    ResponderExcluir
  19. QUEM CURTI MINAS PRINCIPALMENTE A SUA MUSICA, CULINÁRIA E LUGARES LINDOS ACESSE www.cantosagradodaterra2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. MILHO VERDE... Tem a pousadinha simples da D. Zelia (zelia descalça como a conhecemos)

    ResponderExcluir
  21. Me emociona cada estória, cada informação, cada foto... Amo de uma forma inexplicável Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  22. Só sei que esse Minas Gerais ou melhor !!! Esse Brasil é muito grande
    Muito bonito
    Muito caloroso
    Minas Gerais com seus lugares ,histórias. Culturas e costume é um spa mental para descanso ou para esporte
    Andar e viajar de moto por Minas Gerais é um verdadeiro espetáculo para os olhos
    Muita gente sai do país pra fazer suas viajens
    Mas aqui dentro temos desse país , é lindo demais é bom demais .Amo muito tudo isso ( coca cola )

    ResponderExcluir
  23. Apaixonada!!! Parabéns... Lindo trabalho, fico muito agraciada por pertencer a um estado tão maravilhoso. Obrigado por exaltar essas belezas de Minas.

    ResponderExcluir
  24. Armando, ainda não havia me aventurado pelo site e visto o restante da lista e não sabia que Conceição de Ibitipoca fora incluído. Vamos esperar pela parte IV.

    ResponderExcluir
  25. Nelson Gonçalves- 07 de março de 2017- Mineiro desgarrado, ha 36 anos em São Paulo., Com saudades pra dar e vender. Parabenizo os pelo trabalho, tenham uma boa noite e semana.

    ResponderExcluir
  26. Vi, li, curti, gostei e recomendo., Muito bom o trabalho de vocês. Parabéns. Força, Foco e Fé., este o tripé dos que se empenham a busca de meio de atingir se qualquer fim Parabéns...

    ResponderExcluir
  27. Muito bem feito,Eu mesmo não sabia da existência de alguns deste distritos. Isto é Minas gerais.
    Teodoro

    ResponderExcluir
  28. Santo Hilário em Pimenta vale a pena conhecer

    ResponderExcluir
  29. Faltou a serra da canastra e a CASCADANTA onde nasce o RIO SÂO FRANCISCO!Faltou a linda LAGOA DA PRATA toda planinha.com suas ruas largas e arborizadas e sua linda praia de agua dôce!

    ResponderExcluir
  30. Faltou Milho Verde, Distrito de Serro. Mas é uma ótima lista para colocar no roteiro. Minas é demais!

    ResponderExcluir
  31. Como saber se as estradas, que chegam a esses lindos lugares, são asfaltadas ou possuem algum outro tipo de pavimentação?

    ResponderExcluir
  32. Que bom ver meu querido franceses nesta lista, e como pode eu não conhecer cafundó??
    A próxima vez que eu for em Carvalhos vou conhecer

    ResponderExcluir
  33. Deram mole em não colocarem Serra da Saudade. Sensacional e menor distrito de MG.

    ResponderExcluir
  34. Coloca ae Angustura, distrito de Além Paraíba, Zona da Mata.
    Fica a 3 hs da cidade do RJ.

    ResponderExcluir
  35. achei que falou muito pouco de ibitipoca um lugar inesquecive nao botou fotos nada muito mau feita sua pesquisa sobr este distrito

    ResponderExcluir
  36. Qual o distrito mais famoso de minas? São Tomé das Letras. De novo, de fora. Entram seus genéricos, como Milho Verde...mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Tomé das Letras? Meu caro, São Tomé é cidade e não distrito. Procure se informar sobre a diferença de cidade e distrito. Eu hein. Se tiver tempo, entre aqui no portal no link Terras Mineiras. Tem duas matérias sobre a CIDADE de São Tomé das Letras.

      Excluir
  37. faltou o distrito de FUNCHAL Município de São Gotardo. mas estão de parabéns por divulgar a nossa Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  38. Gostafiade saber sobre chapéu de uvas inclusive localização
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chapéu D´Uvas é distrito de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. O povoado hoje é bem pequeno mas o destaque é a Represa Chapéu D´Uvas.

      Excluir
  39. Senti falta de Bichinho, Distrito de Prados-MG que é uma graça de lugar.

    ResponderExcluir
  40. Minas Gerais tem peculiaridades fantásticas, que adoro encontrar. Em Morro Vermelho, Distrito de Caetés, local histórico da 1ª guerra civil brasileira, a Guerra dos Emboabas, fabrica-se uma pérola de nossa culinária, o queijãozinho caseiro. Que língua suporta uma joia dessas? Queijãozinho!!! Maravilha!!! Salve Minas Gerais!!! Salve nossa exuberante e rica Língua Portuguesa!!!

    ResponderExcluir
  41. MUITO BONITO TODAS AS CIDADES DE MINAS, SÓ FIQUEI TRISTE DE NÃO VER MINHA C IDADE - RIO PIRACICABA- MENCIONADA-

    ResponderExcluir
  42. O distrito mais famoso é Monte Verde em Camanducaia. Esqueceram também de Macaia, Distrito de Bom Sucesso.

    ResponderExcluir
  43. SOU MINEIRA DE CORAÇÃO. AMO ESSE SITE. PARABÉNS SEMPRE POSTANDO MUITA INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  44. Eu acho que o editor dos textos tem é muita paciência de ler e responder cada hora que um fala que faltou este ou aquele distrito... quando sequer interpretaram o título da materia... sem contar aqueles que reclamam por ter faltado esta ou aquela local... que nem distrito é... mas cidade. Acho que o pior de todos é quem reclama ausência de um local sendo que nem leu que aquela localidade está lá na lista. Aff... dificuldade de interpretação de texto é o problema nosso desde que entramos na escola.

    Parabéns ao editor da materia... vc é um heroi de paciencia hahahaha

    ResponderExcluir
  45. Faltou distrito dos Franceses da cidade de Carvalhos, rico em cachoeiras ,fabrica de queijos,morangos organicos,trutas.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores