Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 5 de março de 2017

13 distritos mineiros que vão fazer você se apaixonar - Parte III

(Por Arnaldo Silva) Esse pitoresco local na foto abaixo de Jerez Costa, é o Distrito de Campina, pertencente a Aiuruoca MG, no Sul de Minas. Lugar calmo, pacato, de povo bom e hospitaleiro. Muito bem cuidado, limpo e com belas paisagens em seu redor, é um dos locais mais agradáveis da região. 
          Fizemos uma primeira matéria com 13 pacatos e charmosos distritos de Minas Gerais, depois a segunda. Está é a terceira parte. Mais 13 pacatos e charmosos distritos para você se encantar. Minas Gerais possui, segundo dados da Fundação João Pinheiro, 1.816 distritos, sendo 853 municípios, que são as sedes municipais e dezenas de vilas, subdistritos e povoados. Não dá para postar todos os 1.816 distritos, em uma matéria. 
01 - São João Batista da Canastra
          São João Batista da Canastra ou simplesmente Arraial da Canastra (na foto acima do Felipe Brazão/@fbimagensaerea), está a 50 km de sua sede, São Roque de Minas, na Serra da Canastra. Possui aproximadamente 150 habitantes, algumas ruas, uma igreja, um pequeno comércio, pousadas, restaurante e um povo tranquilo, acolhedor e hospitaleiro. distrito está próximo a uma das portarias do Parque Nacional da Serra da Canastra, além ser rodeado pelas belezas da Serra da Canastra como a Cachoeira do Jota e Cachoeira do Lava Pés, além de estar próxima da Cachoeira da Parida e a do Fundão, duas das mais belas cachoeiras da região. Por isso é um dos lugares preferidos por ciclistas, jeepeiros, motoclistas e trilheiros.
02 – Garças de Minas 
          Pertence a Iguatama, na Região Oeste de Minas. O povoado surgiu com a chegada da linha férrea na região, em 1916 (foto acima de Aender Mendes) com a construção de casas para os funcionários da Rede Ferroviária, bem como para outros moradores que foram surgindo, atraídos pelo desenvolvimento que a chegada do trem trazia para a localidade. Com o passar do tempo e crescimento, Garças de Minas, cresceu e acabou virando distrito. Hoje circula no distrito apenas os trens de carga, sobre a responsabilidade da Ferrovia Centro Atlântica. O trem de passageiros se foi, ficou a história, seu bucólico casario e o prédio da antiga estação, tombado como patrimônio histórico do município.
03 – Piacatuba
          Piacatuba é um distrito de Leopoldina na Zona da Mata. Sua origem é do século XIX e guarda relíquias arquitetônicas do período Colonial e tradições religiosas, como a fé em Nossa Senhora da Piedade e relíquias como a Torre Queimada. É no distrito que se realiza um dos mais importantes eventos musicais do Brasil, o Festival da Viola e Gastronomia, sempre no mês de julho de cada ano. Tem ainda como atrativo o lago da Usina Hidrelétrica Maurício construída entre 1906 e 1908. (fotografia acima de Robson Gondim/@robsongondim)
04 – São Bartolomeu
          Uma pitoresca  joia barroca do século 18, rodeada por montanhas e paisagens deslumbrantes, com ruas calmas, exalando o doce sabor das goiabadas, tilintando nos tachos de cobre nas cozinhas da Vila histórica. Esta é São Bartolomeu, surgida nos primeiros anos do século XVII, antes mesmo de Ouro Preto, na qual São Bartolomeu é distrito. Na joia barroca se destaca seu casario colonial bem preservado, a Igreja Matriz de São Bartolomeu e a de Nossa Senhora das Mercês, além da Festa da Goiabada, evento gastronômico que atrai milhares de pessoas durante os dias de festas entre abril e maio. (foto acima de Thelmo Lins)
05 – Ravena
          Ravena (na foto acima de Sérgio Mourão) é um dos mais antigos distritos de Sabará MG, cidade histórica mineira a 20 km da Capital. Sua arquitetura é colonial e barroca, em destaque para  Matriz de Nossa Senhora da Assunção, do século XVIII. A economia no distrito gira em torno de pequenos comércios, do artesanato, da torrefação de café e beneficiamento de leite. 
06 – Sarandira
          Sarandira (foto acima de autoria de Márcia Valle) é um distrito do município de Juiz de Fora na Zona da Mata Mineira, rodeado por belas paisagens, cachoeiras e matas. A charmosa vila é tranquila, sou povo educado e hospitaleiro. Sua origem é do final do século XIX, guardando ainda traços do período colonial com um belo casario, uma bela praça, um coreto e sua igreja, Nossa Senhora do Livramento, como destaque, além de fazendas vistas pelas estradas do distrito.
07 – Piedade do Paraopeba
          Piedade do Paraopeba (foto acima de autoria do Barbosa) é um distrito de Brumadinho. Distando cerca de 55 quilômetros da capital, o acesso é pela BR - 040. É um dos mais antigos povoados de Minas Gerais, com origem no final do século XVII, com a chegada de bandeirantes à região por volta de 1674, dando origem a formação de um arraial tipicamente mineiro. Seu marco principal é a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, erguida nos primeiros anos do século XVIII, em estilo Barroco e talhas interiores em Rococó. A imagem de Nossa Senhora da Piedade, no altar-mor da igreja, veio de Portugal em 1731. É um dos mais belos e imponentes templos do século XVIII.
08 – Morro do Ferro
          Morro do Ferro é distrito da cidade de Oliveira, na Região Oeste de Minas. Entre o distrito e a sede, são 35 km de distância. A vila é atraente, charmosa, pacata, seu povo acolhedor e bem tranquilo. A pitoresca vila tem cerca de 1.200 moradores, que vivem das atividades agropecuárias, produção de queijos e quitandas artesanais e, pequeno comércio. 
          Em Morro do Ferro a vida é tranquila, o casario em estilo colonial é um charme e em suas ruas, a tranquilidade e o sossego, lugar de ótima qualidade de vida  e que preserva suas tradições culturais, religiosas e folclóricas, em destaque para a Festa de São João Batista, padroeiro do distrito, uma das melhores da região. (fotografia acima de Saulo Guglielmelli)
09 - Altamira
          Altamira (foto acima do Barbosa) é distrito da cidade de Nova União, distante 55 km de Belo Horizonte, se destaca em sua economia pequenos comércios e na agricultura, por ser um dos grandes produtores de bananas na região. É um lugar bem tranquilo, pitoresco e muito aconchegante. Sua gente é bem simples e um povo amável e hospitaleiro. Um lugar bonito, rodeado por serras, campos e cachoeiras como a Cachoeira Alta com 140 metros de queda. Próximo a essa cachoeira, tem o Poço dos Presidentes, um local de água limpa e bem cristalina muito procurada para banhos. 
10 - Acurui
          Acuruí é um belíssimo distrito, cheio de história com construções antigas do período colonial, um artesanato riquíssimo e belezas naturais incríveis. Pertence à cidade de Itabirito, uma das mais antigas e importantes cidades mineiras, destacando hoje pela metalurgia e mineração, distante 60 km de Belo Horizonte. De Itabirito a Acuruí são 25 km. ( foto acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Sua origem data do final do século XVII, com a chegada na região de bandeirantes, em busca de ouro. Por seus caminhos e ruas do povoado o visitante encontrará construções antigas, do período colonial e relíquias de nossa história. Os moradores do povoado tem vocação muito forte para o artesanato, que é também um dos atrativos do local.
11 – Engenho do Ribeiro
          O Engenho do Ribeiro é um distrito da cidade de Bom Despacho no Centro Oeste de Minas. O nome tem origem na família Ribeiro, que adquiriu terras onde está hoje o a vila. Na fazenda dos Ribeiros eram produzidos leite, queijo, milho, arroz, feijão, café, doces, rapadura, açúcar e existia um engenho, para a produção de cachaça, muito famosa. Quem quisesse comprar cachaça na região, era só ir no Engenho do Ribeiro A fazenda se tornou famosa na região e com isso, pessoas começaram a chegar para trabalhar na fazenda ou mesmo adquirir seus produtos para serem revendidos. Com o passar do tempo, casas e mais pessoas foram surgindo, dando origem a um povoado e posteriormente, em 1948, foi reconhecido como distrito, com o nome popular com que o local era chamado, Engenho do Ribeiro. 
          Hoje, o Engenho do Ribeiro tem cerca de 1.500 habitantes,  que vivem de pequenos comércios, do artesanato, da produção de doces caseiros tendo como destaque os doces da Dona Judite, queijos, requeijão feitos pela Dona Esmeralda e cachaça, além da agropecuária, principalmente leiteira. Outro destaque no distrito é a fabricação de moveis em madeira maciça como mesas, cadeiras, janelas e portas em fábricas instaladas no distrito. Destaque ainda para a Festa de Santa Rosa de Lima, que acontece geralmente em setembro, com desfile de carros de bois, uma das mais antigas tradições do Centro Oeste Mineiro. 
12 – Pedra Menina
          A 36 km do centro de Rio Vermelho, município a 325 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, está Pedra Menina, um charmoso e atraente povoado. (foto acima de Rodrigo Leal) Lugar acolhedor, de gente hospitaleira, uma rica culinária e belezas naturais incríveis com belas cachoeiras, grutas, poços com águas cristalinas. Além da beleza da Serra do Espinhaço, tem o "Muro dos Escravos". Em Pedra Menina, além das belezas naturais, seu casario charmoso e seu povo maravilhoso, tem a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, lugar de fé, peregrinação e religiosidade do povo. A fé move o coração das pessoas, bem como o turismo no distrito, que é bem estruturado para receber visitantes com hotel, pousadas e restaurantes.
13 – Chapada 
          Chapada é distrito de Moema, na região Centro Oeste de Minas. (na foto acima, de Arnaldo Silva, a Praça da Matriz do Distrito). No distrito vivem cerca de 800 habitantes. A Chapada tem igreja, ruas asfaltadas, pequeno comércio, antigas vendas e botecos pitorescos, com seu casario em estilo colonial, escola e uma história antiga, conhecida por todos os moradores do distrito e região, que é a “A luz da Chapada”. Trata-se, de uma luz que aparece de vez em quando no local, que já assustou muita gente. O fenômeno sobrenatural já assustou muita gente ao longo de décadas e até hoje provoca medo em alguns e intriga a mente do povo. 

28 comentários:

  1. Olá! Estou adorando essas matérias sobre os belos distritos mineiros! Gostaria de deixar uma sugestão caso resolva publicar a parte IV: Babilônia, distrito de Delfinópolis, região sudoeste de Minas.

    ResponderExcluir
  2. parabenizo pela publicacoes, sugestao publicar cidades abaixo de 20 mil,muitas sao lindas com nova era antiga sao jose da logoa.

    ResponderExcluir
  3. Embora tenhamos em CATIARA, Distrito de Serra do Salitre -MG, uma riquíssima história, desde 1910 e termos riquezas naturais exuberantes termos, em nossa região, terra Boa gerando frutos valorosos Como café, trigo, milho, feijão e outras tantas farturas, sentimo-nos envergonhados, pois o descaso político provocou estragos irreparáveis, por mtos anos.
    Hoje, CATIARA, alimenta a esperança de dias melhores, acreditando q as novas gerações, indignadas, façam por Catiara.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,Arnaldo Silva,por essas belas postagens sobre os tesouros de Minas.Esses distritos são verdadeiras preciosidades,um convite a pegar a estrada e sair por aí,entranhando o nosso estado-diamante.Minas é pura poesia.Amo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tem São José das Três Ilhas, distrito de Belmiro Braga, na zona da mata. Lindo , acolhedor e tem um dos melhores doce de leite que comi na vida.

    ResponderExcluir
  6. Faltou Conceição do formoso,distrito de santos dumont,quem conhece,quer sempre voltar.

    ResponderExcluir
  7. Pedra Menina fica no ES (Dores do Rio Preto) e não em MG. Acho que seria Paraíso, Distrito de Espera Feliz - MG, região da Serra do Caparaó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Luis, se no Espírito Santo tem uma localidade com o nome de Pedra Menina, ótimo. Em Minas também, como leu ai na matéria. Fica em Rio Vermelho, a 330 km e BH, na região do Jequitinhonha, bem longe do seu ES. É fácil se informar antes achar algo. Temos o google para pesquisar e se informar. Nós somos bem informados além de conhecermos Minas Gerais. Conheça Pedra Menina de Minas, é famosa, tem uma gruta onde os cristãos peregrinam em busca de milagres. Ah, temos uma matéria sobre Pedra Azul, um lugar lindo que fica no Vale do Jequitinhonha. Não confunda com A pedra azul que fica no Espírito Santo ok? Grande abraço.

      Excluir
    2. PEDRA MENINA E O MAIOR DISTRITO DE RIO VERMELHO MG O QUAL O SECRETÁRIO DA CULTURA E TURISMO DA ÉPOCA,E FOTÓGRAFO,RODRIGO LEAL FEZ UM BELISSIMO TRABALHO NA DIVULGAÇÃO DAS BELEZAS DE NOSSO MUNICÍPIO.

      Excluir
  8. Queria ter dinheiro só pra conhecer todos os lugares de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  9. Conheci só Alfenas e me apaixonei....Tenho vontade de comer comida mineira, aquelas feitas em fogão a lenha que sempre vejo em reportagens...Quem sabe algum dia..Gostei das postagens.....

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!! Amo Minas terra de minha mãe e conheço Januária norte extremo já divisa com a Bahia. Tenho desejo de conhecer todos citados aqui!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria, com certeza irei conhecer todos os que me faltam conhecer. Só faltou Lavras Novas
    Valeu

    ResponderExcluir
  12. Um Distrito mais lindo que outro o Estado que nasci muito lindo acho que vou conhecer pedra menina fica perto da minha cidade e não sabia obrigada por mostrar riquezas que existem em Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  13. Faz do Distrito dos Costas, Sul de MG. Fica entre Monte Verde e Campos do Jordão. Lugar lindo.

    ResponderExcluir
  14. Mostre Piacatuba, distrito de Leopildina... muito lindo... fui muito na minha infancia e era um quase nada... hoje está lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos aqui no portal uma reportagem somente sobre Piacatuba Graça. Dê uma olhada no tópico DISTRITOS, que encontrará.

      Excluir
  15. Bom dia, gostaria de sugerir Serra dos Alves,perto de Ipoema e Itabira.Um encanto de lugar.

    ResponderExcluir
  16. Excelente matéria. Obrigado por compartilhar. Gostaria de acrescer, como uma dica para os leitores, o pequeno distrito de Serro, chamado Milho Verde. Fica ao lado de Capivari. Pra mim, o melhor distrito que já fui.

    ResponderExcluir
  17. O mais lindo e cheio de cultura penha de frança MG distrito de Itamarandiba com pinturas rupestres cachoeiras matas igrejas históricas cavernas população hospitaleira e Olinda serras como fico de fora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos tem os distritos de sua preferência mas não sei se percebeu, essa é a parte III, tem outra partes então. Suba o mouse, no topo, à direita, tem uma lupa, digite: Penha de França, dê um enter e aparecerá uma matéria completa sobre o distrito de Itamarandiba. São cerca de 600 matérias no site, não apenas esta que leu.

      Excluir
  18. Vcs precisam vir conhecer Claudio Manuel,distrito de Mariana, um lugar lindo e aconchegante

    ResponderExcluir
  19. Minas Gerais tem mesmo vilarejos que são preciosos. Sugiro conhecer a pequena cidade de Caldas, perto de Poços de Caldas, e o distrito de Pocinhos do Rio Verde.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores