sexta-feira, 17 de março de 2017

Eu Amo Minas Gerais

Compartilhe:

"O mineiro pode estar no mais fino restaurante, em qualquer lugar do mundo, que vai procurar no menu se tem comida mineira. Quer logo saber se o Feijão Tropeiro é igual ao Mineirão, se o Tutu de Feijão é de Paracatu, o Frango com Ora-pro-nobis de Sabará, o Doce de Leite de Viçosa, a Truta de Marmelópolis, o Queijo da Serra da Canastra, a Goiabada de São Bartolomeu, a Rapadura de Itaguara, o Requeijão de Poços de Caldas, o Catupiry de Lambari, o Vinho de Jabuticaba de Catas Altas, o Licor de Itaipé, o Peixe de Formiga, a Carne de Sol de Mirabela, a Carne na Lata de Rio Preto, a Farinha de Montes Claros e aquela Cachacinha de Salinas. E ainda vai querer saber se na cozinha tem fogão à lenha e se a comida é feita em panela de pedra sabão de Ouro Preto. Com certeza vai. Ah, a panela tem que ser curada. Se não for, a comida não presta." Arnaldo Silva 

"Praia de mineiro é barzinho, e sua sala de visitas, balcão de armazém e cerca de curral. Ali a língua rola solta na conversa mole, como se o tempo fosse eterno. Certo mesmo é que o momento é terno... 'Minas Gerais é muitas', como disse Guimarães Rosa. Minas é Mantiqueira e Cerrado, Aleijadinho e Amílcar de Castro, Drummond e Milton Nascimento, pão de queijo e broa de fubá... Minas é saborosamente mágica" (Frei Beto)

"Ser mineiro é fazer da cozinha a melhor parte da casa. Receber os amigos com mesa farta. Mineiro tem mesmo fome seja de letra ou de amor." (Luana Simonini)

"Em Minas, o Horizonte é Belo, o Juiz é de fora, os Montes são Claros, o Pouso é Alegre, a flor é Viçosa, a Cachoeira é Dourada, o Córrego é Novo, as Lagoas são Sete, o Rio é Manso, o Mar é de Espanha, os Corações são Três, os Poços são de Caldas, a Ponte é Nova, as Dores são de Indaiá, e o Ouro é Preto ou Branco e pode também ser Fino, o Mato é Verde, o Monte é Azul, o Campo é Belo, a Lagoa é Santa, Dourada ou Prata, a Lima é Nova, vive-se Entre Rios, Três são as Marias, São João é do Rei, a Serra é do Cipó, a Pedra é Azul, e as Águas são Formosas! 
Eita trem bão esse estado sô!" (Autoria desconhecida)

"Ser mineiro é dizer UAI e ser diferente; é ter marca registrada, é ter história." (José B. Queiroz)
Créditos da imagem acima: Saritur

4 comentários:
Faça também comentários
  1. Já viajei muito por Minas e já escrevi muito sobre Minas e sempre me perco nas suas belezas, nas minhas observações, lucubrações e lembranças. Recentemente estive por lá e fiquei estarrecido com a BR 381. Aquilo lá não é uma estrada: é um convite á morte. É andar literalmente no fio da navalha. Minas não tem culpa dos maus políticos que tem. Fica aqui o meu protesto mineiramente tímido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, os políticos são inclsssificáveis, são ousados, não respeitam nem a própria mãe!

      Excluir
  2. Quando por delírio a gente muda de Minas, paga um preço alto além da saudade! Nada há de parecido com Minas, minha terra amada! A alma suspira, o tempo está vencendo... Em janeiro eu volto pra casa e nunca mais arredo pé! É lá que eu nasci, lá quero morrer!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir