Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Trem das Águas de São Lourenço a Soledade

(Por Arnaldo Silva) O Trem das Águas, liga Estância Hidromineral de São Lourenço à pacata cidade de Soledade de Minas, no Sul do Estado. Um dos mais atraentes e charmosos passeios de trem em Minas Gerais. São 40 minutos com a viagem animada por guias e violeiros, com músicas típicas do interior mineiro. Além claro, beleza e riqueza das paisagens da Serra da Mantiqueira, vistas durante o percurso.
          Com um percurso de 10 km, o trem é operado pela Onscip ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Regional Sul de Minas. Os vagões, todo são conduzidos por uma locomotiva a vapor, tradicional, da antiga Estrada de Ferro Leopoldina. (fotografia acima de Paulo Santos 
A cidade de Soledade de Minas         
          Na chegada em Soledade de Minas o trem para por 40 minutos para manobra de retorno. Enquanto isso, os passageiros descem e tem a oportunidade de conhecerem um pouco a cidade, do artesanato e das quitandas locais. Soledade de Minas é uma cidade com cerca de 6.200 habitantes. É uma pequena, pacata e típica cidade do interior mineiro. Além de isso seu povo muito acolhedor. (na imagem acima de Cássia Almeida, o Trem das Águas chegando em Soledade)
A cidade de São Lourenço
          São Lourenço é uma das mais belas, tradicionais, charmosas e famosas estâncias hidrominerais mineiras. Cidade com uma ótima estrutura urbana, arquitetura e artesanato riquíssimos, tem como seu maior destaque o Parque das Águas e suas diversas fontes de águas medicinais, procuradas por turistas de todo o Brasil e do mundo.(foto acima de Cássia Almeida a Estação de São Lourenço)
A melhor maneira de conhecer São Lourenço é a pé. A maioria dos hotéis, lojas de artesanatos, bares e restaurantes estão próximos ao Parque das Águas. Além do passeio de trem, você pode um passeio de sobrevoo de balão e relaxar na tranquilidade do Parque das Águas. (na foto acima da Cássia Almeida).
Como chegar a São Lourenço:
- De avião: O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 240 quilômetros. A partir de Juiz de Fora, pegue a BR-040, seguindo até a BR-267
- De Belo Horizonte: São 392 km com acesso pela BR-381 e a partir de Três Corações, entrando na BR-267 e pegando a MG-383.
- Do Rio de Janeiro
Vindo do Rio de Janeiro:  São 276 km de distância. O acesso é pela BR-040 e BR-267.
De ônibus: Das Rodoviárias de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro saem ônibus da Viação Cometa e Gardênia, direto para São Lourenço. (na foto abaixo de Duva Brunelli, a Estação de Trem de Soledade de Minas)
Informações sobre o Trem das Águas
- Reservas e informações sobre fretamento para grupos, escolas, excursões, preços e horários podem ser feitas pelo e-mail: Email: tremdasaguas@abpf.com.br ou direto na Estação situada na Praça Ismael de Souza, 9, Bairro Estação em, São Lourenço MG
Funcionamento: Domingos: 10:00hs. Aos Sábados as 10hs e 14:30hs com trens extras em dias festivos e feriados. (consulte antes os dias e horários)

Um comentário:

  1. Parabéns por esse tour virtual. Farei em breve. Gostei muito das informações. Muito sucesso. Estarei em junho pro ai.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores