Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mina da Passagem em Mariana

(Por Arnaldo Silva) A Mina da Passagem, é  maior mina de ouro aberta a visitação pública no mundo. Está em Minas Gerais, na cidade de Mariana a 200 km de Belo Horizonte e a 20 km de Ouro Preto. A exploração de ouro na mina teve início  em 1719. É a mais antiga mina de ouro do Brasil. Foram retirados da mina mais de 35 toneladas de ouro, até a sua desativação em 1985. Por sua história e dimensões, é a mais importante mina de ouro do Brasil e uma das mais importantes do mundo.
Por dentro da maior mina de ouro aberta a visitação no mundo, o turista entrará na história da mineração no Brasil, por dentro de um lugar mágico e impressionante. (fotografia acima do Silvio Tanaka) Lugar máximo, misterioso com história em cada canto. Descer as galerias através de um trolley, tipo um carrinho sobre trilhos é uma passeio muito interessante. São 315 metros de extensão, descendo a uma profundidade de 120 metros. O caminho é iluminado, com ares místicos e misteriosos. O destino final é um lago muito bonito formado pelas infiltrações naturais, decorrentes da mineração ao longo dos séculos. A temperatura da água está entre os 17 a 20 graus Celsius. 
Emocionante é adentrar entre as galerias. Ares de mistério envolve cada canto dos corredores subterrâneos da mina da passagem. (na foto acima de Silvio Tanaka)
Na parte externa da mina há um museu com peças usadas na mineração no período do Ciclo do Ouro e um restaurante com comida típica mineira e doces caseiros da região. (foto acima do lago formado no interior da mina de Sílvio Tanaka) A Mina da Passagem fica a 5 km do Centro de Mariana na Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192, telefone: (31) 3557-5000. As visitas são acompanhadas por guias especializados: às segundas e terças, das 9h às 17h, e de quarta a domingo, das 9h às 17h30. O passeio dura 45 minutos. Cobra-se ingresso. Verifique antes no site (mariana.minasdapassagem.com.br) os valores da entrada, formas de pagamento, questões de gratuidade para crianças, meia entrada, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores