sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Conheça Monte Verde: a Suíça Mineira!

Compartilhe:

Verner Grinberg, esse era o nome do fundador de Monte Verde, charmoso distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. 
Sua família deixou a Letônia antes da Primeira Guerra, quando Grinberg tinha apenas 13 anos. Viveram na cidade de Paraguaçu Paulista, que contava com uma grande colônia de letões. Nessa cidade casou-se com Emília Grinberg. Em 1938, sobrevoando a região da Serra da Mantiqueira em Minas, percebeu a semelhança da paisagem e do clima do Sul de Minas com a de seu país, Letônia. Esse lugar que encanto Grinberg chamava-se Campos do Jaguary. Gostou tanto que adquiriu terras no local e se mudou com a esposa. Nessa localidade, construiu sua casa, em estilo arquitetônico letão e formou família. Viviam das atividades agropecuárias. Produziam e plantavam o que comiam e vendiam parte de seus produtos nas cidades em redor. A iluminação das casas na vila era com lamparina. Luz elétrica só chegou em 1969.
     Em 1950, os Grinberg começaram a lotear parte de sua propriedade para amigos e parentes que vieram à região e se apaixonaram. 
     Novas construções foram surgindo, inspiradas no estilo arquitetônico letão. Trouxeram a arquitetura e um pouco da cultura e gastronomia da Letônia para o pequeno povoado que surgia.
     Assim foi surgindo o que é hoje Monte Verde. Ao escolher o nome para a pequena vila, o escolhido foi Grinberg, o sobrenome do fundador. Traduzindo significa Monte Verde. "Grin" monte e "berg" verde.
Monte Verde, ao longo dos anos seguintes a sua fundação foi crescendo, principalmente no turismo.
     O frio abaixo de zero grau, a arquitetura, a culinária européia, o estilo de vida diferente do estilo original de Minas Gerais começou a atrair cada vez mais turistas para o distrito.
     Desde os anos de 1980 Monte Verde passou a ser descoberta por turistas não só de Minas, mas do Brasil e do mundo.  Hoje é um dos principais pontos turísticos do Estado, no nível das cidades históricas e estâncias hidrominerais. A vila mudou muito desde sua fundação, mas não perdeu o charme e a simplicidade deixada pelos antigos moradores. 
     Sentindo esse crescimento, os moradores locais começaram a investir na infraestrutura para receber turistas. E assim foram surgindo pequenos comércios, pequenas pousadas, bares e restaurantes e crescendo ao longo dos anos. Assim nasceu a vocação de Monte Verde para o turismo.
     Hoje a vila possui diversas pousadas, hotéis, desde os mais simples aos mais sofisticados. Tem restaurantes que servem comidas típicas e europeias. Tem fábricas de chocolate, de cerveja artesanal, um artesanato variado e muito rico. O visitante tem ainda pista de patinação no gelo e várias opções de passeios por trilhas e mirantes da Serra da Mantiqueira. 
     Monte Verde é a localidade mais alta de Minas Gerais, com cerca de 1600 metros de altitude. Seu aeroporto (tem aeroporto em Monte Verde)  é considerado o mais alto do país. 1600 metros acima do nível do mar pista de pouso com 1.100 metros de comprimento.
     Um detalhe importante é que mesmo com a origem europeia, Monte Verde preserva a mais pura e genuína tradição mineira, seja na culinária, seja nas tradições culturais e folclóricas do Estado de Minas. É uma mescla da cultura europeia, com a cultura rica mineira. Monte Verde hoje é uma das melhores opções de turismo no Brasil que atende a todos os gostos e bolsos de quem quer fugir da agitação da cidade e respirar o ar puro das montanhas mineiras.
     Casais adoram passar lua de mel em Monte Verde, pelo romantismo da vila, pelas opções que o local oferece de hospedagem para ocasiões especiais a dois como banheira de espuma ou mesmo saborear um delicioso fondue, tomar chocolate quente ou vinho ao lado de uma lareira nas frias noites de inverno.
     Por sua origem, pela arquitetura, pelas paisagens e semelhança do seu clima com o europeu, Monte Verde é conhecida carinhosamente como a "Suíça Mineira".
Se for a Monte Verde em dias de verão ou clima ameno, pode curtir passeios de biques, quadriciclos, escaladas, trilhas, corredeiras, mega tirolesa e outras atividades radicais, que o distrito oferece aos visitantes.
Por Arnaldo Silva
Fotografias de autoria do fotógrafo Ricardo Cozzo.

36 comentários:
Faça também comentários
  1. Nossa! encantada com essas imagens,
    e tem tanta coisa linda!?
    Obrigada amiga, vou passar um precioso
    tempo, vendo essas maravilhas
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A BELA MONTE VERDE, A SUÍÇA DE MINAS!

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo conhecer!!! Acho que vou amar!!

    ResponderExcluir
  4. Que linda cidade, a Suiça em Minas!

    ResponderExcluir
  5. Matéria muito tímida, por tudo que MONTE VERDE oferece. Dá de 10 em Camposdo Jordão. Todo casal merece, pelo menos, um fim de semana romântico na cidade!

    ResponderExcluir
  6. Matéria muito tímida, por tudo que MONTE VERDE oferece. Dá de 10 em Camposdo Jordão. Todo casal merece, pelo menos, um fim de semana romântico na cidade!

    ResponderExcluir
  7. Fui rapidamente. Quero voltar para aproveitar. Lindo demais. Gostaria de morar lá! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Como o Brasil tem lugares lindos, encantada!

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo o lugar. Sou residente de Marlborough, estado Massachusetts regiao perto de Boston nos EUA. Entao, convivo com clima extremamente frio no inverno. Bom saber desse lugar tao lindo no Brasil tropical.

    ResponderExcluir
  10. Trajeto de juiz de fora até Monte Verde por asfalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma rodovia caxambu-juiz de fora. Quando chegar na fernão dias é só seguir placas....
      Luiz

      Excluir
  11. Sim, vindo pela Fernão Dias, e depois, estrada totalmente asfaltada da sede do município, Camanducaia, até a vila. Somos a SUÍÇA MINEIRA. Suíça Brasileira é Campos do Jordão!!!!

    ResponderExcluir
  12. Já fomos em Monte Verde e não tivemos boa experiência. Ao fechar o hotel procura bastante informações e sempre leva uma cópia do ficou combinado. Realmente a cidade maravilhosa mais tem cada hotel horrível!!!!

    ResponderExcluir
  13. Parece outro país...adoraria conhecer e curtir esse clima;sair do calor abafado de Miranda...

    ResponderExcluir
  14. ÓÓÓ Minas Gerais. Quem te conhece não esquece jamais....

    ResponderExcluir
  15. 35-91853417. Chalés Dona Zenta.
    Daniel ou Nice
    Jat fiquei diversas vezes
    Ambiente simples, aconchegante e caloroso

    ResponderExcluir
  16. A rodovia ligando o aeroporto de guarulhoa à cidade é toda asfaltada?

    ResponderExcluir
  17. Conheço Monte Verde, muito lindo, maravilhoso, fiquei no Green Montes, um hotel fazenda e não queria mais vir embora!! Chales lindos, comida maravilhosa, café da manhã então...sem palavras!!

    ResponderExcluir
  18. Eu amo essa cidade pena já fazer tempo eu não ir. Eu vou me mudar quando puder e viver aí pra sempre.

    ResponderExcluir
  19. Conheci há mais de quarenta anos e fiquei encantada com o lugar. Voltei há quatro anos e foi uma decepção.

    ResponderExcluir
  20. Leve bastnte dinheiro, fia. Tudo muito caro!

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente a foto valoriza o lugar que não é tudo isso não..

    ResponderExcluir
  22. Afinal, Monte Verde é cidade ou distrito de Camanducaia?

    ResponderExcluir
  23. Gostaria muito de ir nesse período,pq da da outra parte de minas gerais está muito calor.

    ResponderExcluir
  24. minas gerais abandona sua identidade para se apresentar como "suíça". Muito triste!

    ResponderExcluir
  25. Eu e minha esposa tivemos a felicidade de conhecer essa linda e aconchegante cidade.
    Gostamos tanto que estamos pensando em nos mudar de SP para Monte Verde.

    ResponderExcluir