Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil

O leite faz parte da cultura e tradição mineira desde os tempos do Brasil Colônia. Em todos municípios os 853 municípios mineiros, o leite está presente, seja num pequeno sítio com poucas vacas, na ordenha manual, ou nas grandes fazendas, com milhares de cabeças de gado, na ordenha mecânica. O fato é que o leite é uma das identidades mineiras e o Estado domina a produção leiteira desde os tempos do Colônia, passando pelo Império, nos tempos da política do "Café com Leite no século passado, até os dias atuais. Minas Gerais foi no passado e no presente é de longe, indiscutivelmente, o maior produtor de leite do Brasil, com dados anuais, confirmados pelos órgãos de pesquisas oficiais, como podem ver nos dados mostrados abaixo. (na foto acima destaque para a ordenha mecânica, predominante hoje na pecuária leiteira. Créditos: Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -  SEAPA MG/Divulgação e abaixo, de Arnaldo Silva, a tradicional ordenha manual)
Não tem nada mais gostoso que um café coado no coador de pano e um leite tirado na hora, na roça. Ainda mais se tiver bolo de fubá, biscoito caipira, pão de queijo. Hum! Ai ninguém resiste. 
Isso se chama "mineiridade", coisas gostosas de Minas que todo mineiro faz questão que o brasileiro experimente. 
    O leite de Minas Gerais está presente, não só em todas as cidades do estado mas de todo o país. Minas é o maior produtor de leite nacional, com uma produção anual 9 bilhões de litros.
     Segundo os dados do IBGE, dos 10 maiores produtores de Leite do Brasil, sete estão em Minas Gerais que são os municípios de: Patos de Minas (segundo), Patrocínio (quarto), Coromandel (quinto), Pompéu (sexto), Prata (oitavo), Lagoa Formosa (nono) e Unaí (décimo lugar).
     Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, divulgados pelo Instituto em setembro de 2019, o líder nacional é Minas Gerais, com produção anual de 8,9 bilhões de litros. Em segundo lugar está o Paraná com 4,4 bilhões de litros de leite e em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite. A pesquisa é referente a produção leiteira em 2018. Os dados de 2019 serão divulgados em setembro de 2020.
          Somando a produção do segundo e terceiro lugares, não alcançam a produção mineira. A tendência da produção leiteira em Minas Gerais é aumentar ano a ano. Isso porque o produtor rural mineiro vem investindo cada vez mais em genética, tecnologia de ponta, qualificação profissional, pastagens de qualidade, o que aumenta substancialmente a produção e melhora a qualidade do leite que chega à mesa do consumidor. 
Por Arnaldo Silva com fonte dos dados da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, MAPA, Embrapa e IBGE.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores