Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil

(Por Arnaldo Silva) O leite faz parte da cultura e tradição mineira desde os tempos do Brasil Colônia. Em todos municípios os 853 municípios mineiros, o leite está presente, seja num pequeno sítio com poucas vacas, na ordenha manual, ou nas grandes fazendas, com milhares de cabeças de gado, na ordenha mecânica.
          O fato é que o leite é uma das identidades mineiras e o Estado domina a produção leiteira desde os tempos do Colônia, passando pelo Império, nos tempos da política do "Café com Leite no século passado, até os dias atuais. Minas Gerais foi no passado e no presente é de longe, indiscutivelmente, o maior produtor de leite do Brasil, com dados anuais, confirmados pelos órgãos de pesquisas oficiais, como podem ver nos dados mostrados abaixo. (foto acima e abaixo de autoria de Erasmo Pereira/Epamig)
          Não tem nada mais gostoso que um café coado no coador de pano e um leite tirado na hora, na roça. Ainda mais se tiver bolo de fubá, biscoito caipira, pão de queijo. Hum! Ai ninguém resiste. Isso se chama "mineiridade", coisas gostosas de Minas que todo mineiro faz questão que o brasileiro experimente.    
          O leite de Minas Gerais está presente, não só em todas as cidades do estado mas de todo o país. Minas é o maior produtor de leite nacional, com uma produção anual 9,6 bilhões de litros, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a pecuária leiteira brasileira, feita em 2021, com dados divulgados em 22/09/2022. O resultado de 2022/2023 será divulgado no final de 2024.
As maiores cidades produtoras de leite do país
          Segundo os dados do IBGE, que além de listar as 100 maiores fazendas produtoras de leite do país, fez o ranking dos 100 municípios brasileiros de maior produção leiteira do Brasil em 2022.
A cidade de Carambeí no Paraná é atualmente a maior produtora de leite do Brasil. Em segundo lugar está a cidade de Castro, também no Paraná, seguidos, nessa ordem por Patos de Minas, Patrocínio, Lagoa Formosa e Pompéu em Minas Gerais .
As maiores regiões produtores de leite
          Segundo dados da pesquisa do IBGE, a produção leiteira brasileira é de 35,3 bilhões de litros de leite por ano.
          A maior região produtora de leite do Brasil é o Sul do país, com os 3 estados se destacando. No Sul do país concentra 33,88% de toda dos 35,3 bilhões de litros/ano, seguido pelo Sudeste que detém 33,86% e 15,71%, nos estados da região Nordeste. Na Região Centro Oeste, com 11,28% e na região Norte com 5,11%.
          Embora Minas Gerais seja o maior produtor de leite do país, está atrás do Sul devido a produção leiteira do Sudeste concentrar-se no Estado Mineiro. De toda produção leiteira nacional, 27.2% da produção leiteira brasileira sai das fazendas mineiras e 4,4% de São Paulo e os outros 2.28% do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ou seja, Minas Gerais produz sozinha quase a mesma quantidade de leite dos três estados do Sul do Brasil.
A produção leiteira dos estados brasileiros
          No ranking do IBGE, de 2022, cinco estados detém 70% do leite no Brasil. O líder nacional é Minas Gerais que detém, 27,2% de toda a produção nacional, ou seja, dos 35,3 bilhões de leite produzidos por ano no Brasil, 9,6/bilhões são produzidos em Minas Gerais.
          Em segundo lugar, está o Paraná com 4.4/bilhões, 12.5% da produção nacional. Em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul com 4.3/bilhões, 12,4% da produção nacional. 
          Em quarto lugar, Santa Catarina com 8,9% da produção nacional, em quinto lugar, Goiás com 8,8% da produção leiteira nacional e em sexto lugar, São Paulo com 4,4%. Os outros estados brasileiros juntos são responsáveis por 25,6% da produção leiteira nacional (veja o mapa).
Minas na frente
          Somando a produção do segundo e terceiro lugares, não alcançam a produção mineira. A tendência da produção leiteira em Minas Gerais é aumentar ano a ano. Isso porque o produtor rural mineiro vem investindo cada vez mais em genética, tecnologia de ponta, qualificação profissional, pastagens de qualidade, o que aumenta substancialmente a produção e melhora a qualidade do leite que chega à mesa do consumidor.
Fonte dos dados: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, MAPA, Embrapa e dados do IBGE 2022.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores