quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil

Compartilhe:

Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, segundo o IBGE. 
Qualquer cantinho ou em qualquer cidade do estado encontra-se sempre o produto à disposição, seja por ordenhadeira informatizada ou até mesmo quem tem uma vaca num pedaço de terra e tira o leite da forma tradicional.
Nada melhor do que tomar um leite puro fresquinho ou no café acompanhado com aquele “típico cafezin mineiro” recheado de biscoitos, broas, pães, queijos, bolos e tudo mais o mineiro faz questão que você deguste. (fotografia acima de Arnaldo Silva em Bom Despacho MG, uma das maiores bacias leiteiras mineiras)
     Entre os 20 maiores municípios produtores de leite no país, onze estão em Minas e, entre eles, a cidade de Patos de Minas, que é a segunda no ranking nacional, localizada a 400 km de Belo Horizonte. 
     Conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, o líder nacional é Minas Gerais, com produção de 8,9 bilhões de litros em 2018, em segundo lugar está o Paraná com 4,4 bilhões de litros de leite produzidos e, em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite produzidos. Somando a produção do segundo e terceiro lugares, não alcançam a produção mineira. A tendência da produção leiteira em Minas Gerais é aumentar ano a ano. Fonte das informações: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e IBGE

Nenhum comentário:
Faça também comentários