Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, segundo o IBGE

(Por Arnaldo Silva) O leite faz parte da cultura e tradição mineira desde os tempos do Brasil Colônia. Em todos municípios os 853 municípios mineiros, o leite está presente, seja num pequeno sítio com poucas vacas, na ordenha manual, ou nas grandes fazendas, com milhares de cabeças de gado, na ordenha mecânica.
          O fato é que o leite é uma das identidades mineiras e o Estado domina a produção leiteira desde os tempos do Colônia, passando pelo Império, nos tempos da política do "Café com Leite no século passado, até os dias atuais. Minas Gerais foi no passado e no presente é de longe, indiscutivelmente, o maior produtor de leite do Brasil, com dados anuais, confirmados pelos órgãos de pesquisas oficiais, como podem ver nos dados mostrados abaixo. (foto acima e abaixo de autoria de Erasmo Pereira/Epamig)
          Não tem nada mais gostoso que um café coado no coador de pano e um leite tirado na hora, na roça. Ainda mais se tiver bolo de fubá, biscoito caipira, pão de queijo. Hum! Ai ninguém resiste. Isso se chama "mineiridade", coisas gostosas de Minas que todo mineiro faz questão que o brasileiro experimente. 
Liderança absoluta de Minas Gerais
          O leite de Minas Gerais está presente, não só em todas as cidades do estado mas de todo o país. Minas é o maior produtor de leite nacional, com uma produção anual 9,8 bilhões de litros, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a pecuária leiteira brasileira, feita em 2024, com os dados divulgados em 18/09/2025. O resultado de 2025/2026 será divulgado no final de 2027.
As maiores cidades produtoras de leite do país
          Segundo os dados do IBGE, que além de listar as 100 maiores fazendas produtoras de leite do país, fez o ranking dos 100 municípios brasileiros de maior produção leiteira do Brasil em 2024.
A cidade de Castro no Paraná é atualmente o município que mais produz leite com 484 milhões de litros. Em seguida aparecem Carambeí (PR), com 293 milhões de litros e Patos de Minas (MG), com 226 milhões de litros.
As maiores regiões produtores de leite
          Segundo dados da pesquisa do IBGE, a produção leiteira brasileira é de 35,7 bilhões de litros de leite por ano.
          A maior região produtora de leite do Brasil é Sudeste do país com 33,7% da produção nacional, produzindo 12 bilhões de litros de leite em anuais. Somente Minas Gerais registrou 27,3% desse total.
          Durante 3 edições, o Sul do país liderava o ranking das regiões, sendo superado nesta edição pela soma dos estados do Sudeste, graças ao grande destaque da produção leiteira mineira. A Região Sul registrou 11,9 bilhões de litros, 33,4% da produção nacional, seguido pela Nordeste e Centro-Oeste, respectivamente. A Região Norte está em último lugar no levantamento do IBGE com uma produção de apenas 4,7% no total.
          De toda produção leiteira nacional, 27.4% da produção leiteira brasileira sai das fazendas mineiras e 4,4% de São Paulo e os outros 2.28% do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ou seja, Minas Gerais produz sozinha quase a mesma quantidade de leite dos três estados do Sul do Brasil.
A produção leiteira dos estados brasileiros
          No ranking do IBGE, de 2024, cinco estados detém 70% do leite no Brasil. O líder nacional é Minas Gerais que detém, 27,2% de toda a produção nacional, ou seja, dos 35,7 bilhões de leite produzidos por ano no Brasil, 9,8/bilhões são produzidos em Minas Gerais.
          Em segundo lugar, está o Paraná com 4.6/bilhões, 12.5% da produção nacional. Em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul com 4.2/bilhões, 12,4% da produção nacional. 
          Em quarto lugar, Santa Catarina, em quinto lugar, Goiás e em sexto lugar, São Paulo. Os outros estados brasileiros juntos são responsáveis por 25,6% da produção leiteira nacional.
Minas na frente
          Somando a produção do segundo e terceiro lugares, Paraná e Rio Grande Sul, respectivamente, não alcançam a produção mineira. A tendência da produção leiteira em Minas Gerais é aumentar ano a ano. Isso porque o produtor rural mineiro vem investindo cada vez mais em genética, tecnologia de ponta, qualificação profissional, pastagens de qualidade, o que aumenta substancialmente a produção e melhora a qualidade do leite que chega à mesa do consumidor.
Fonte dos dados: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, MAPA, Embrapa e dados do IBGE 2024.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores