Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mineiro com orgulho

(Por Arnaldo Silva) Sou mineiro com muito orgulho. Sei escrever e falar corretamente o Português, mas sou mineiro e falo como meu povo, com meu sotaque. Falo Uai sim senhor e não tenho vergonha do meu Uai, do meu sô, do meu trem bão. Temos sotaque e sotaque é identidade de um povo, de uma região. Adquire-se com o passar do tempo. 
          Falo por prazer de ser o que sou, mineiro com orgulho sim senhor. Sou tão mineiro, mas tão mineiro que quando nasci, já fui logo falando pro médico: “bate não sô!”
          Gosto de Pão de Queijo, de Tutu, de Frango com Quiabo, de Feijão Tropeiro, de doce de leite com queijo e também, claro, queijo com goiabada.

          Comemos palavras, falamos errado para uns, mas sotaque é tradição e mantenho a tradição, falando meu mineirês.
Estudo nós temos, falamos errado porque queremos e gostamos.
Não tem jantar aqui em Minas, tem janta. Comemos o “r”. Almoçar é simples, é só falar “murçá” que todos entendem. Venha almoçar! Mineiro não fala isso nunca, tem dó, pra que complicar sô, facilita uai, diminui o trem sô!

          Senhora e senhor? Falamos isso não. Sá e sô. Vai lá sô (pra ele), vai lá sá (pra ela) e por ai vai. Quando se referir a um senhor ou moço é sô e a uma senhora ou moça é sá, viu?
E se estivermos com muita preguiça de falar muito, falamos trem. Pra tudo falamos trem.
Mineiro não namora, dá uma coisada no trem. Não vai comer algo, vai ali comer um trem. E se não gostar, fala logo “ que trem ruim sô”

          Mineiro não ri da cara de ninguém, só caçoa.
          Como todo bom mineiro, não falo uma frase completa, tenho que comer alguma letra.
          Ocê ou cê, tanto faz, entende? A distância pode ser até longa, mas pra nós é “logo ali ó!”. Ver é só “V”. Nossa é apenas “nó”.
Mineiro não aumenta, diminui o português. É pra tudo ficar bem bunitim, facim e arrumadim pra todo mundo entender direitim.
Viu só, falando certim, todo mineiro entendi bem direitim e a prosa fica boa dimais da conta sô!

          É só falar e amar porque Minas é um trem que corre em minhas veias e a estação é o meu coração. Amo Minas porque sou mineiro com muito orgulho e muito amor e ser mineiro é um prazer que só quem é mineiro sabe e entende. Ser mineiro não é apenas Texto, arte e fotografia de Arnaldo Silva

18 comentários:

  1. Trem bão sô quem sabe escreve.
    Parabéns Arnaldo Silva

    ResponderExcluir
  2. Eu dou mineira de coração mas não falo como vc postou falo UAI mas o resto eu nunca falei...então não são todos mineiros que usam esse vocabulário diferente!

    ResponderExcluir
  3. Qui textim bunitim Sô! Falô tudim direitim bem facim di minerim intender...🤗💞💕

    ResponderExcluir
  4. Amei este texto, por ser corretora de imoveis em Guarapari e Vila Velha e vendo imoveis para os mineiros e alugo mto para temporada eu já peguei um.pouco do sotaque dos mineiros kk as pessoas me perguntam se sou mineira , como amo os mineiros fico orgulhosa .ABS a todos mineiros, se precisarem de mim meu tel 027999811400

    ResponderExcluir
  5. Eita trem , temos até um lingua própria,nois é chique demaisdaconta sô!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk c tá doido trem amei .falou a pura verdade vou fi. Vou até postar no trem lá viu? Sou da qui de Salinas MG amo minha terrinha dak num saio e dak seu nimguem mim tira gi.

      Excluir
  6. Nu tá vindo um trem ali adoro sou mineira de coração.

    ResponderExcluir
  7. Minas é um lugar bão cheio de gente bacana e tem comida boa dimais.

    ResponderExcluir
  8. Sou mineira e tenho muito orgulho de minha terra.Muitas pessoas pensam que os mineirinhos são bobinhos....somos bobinhos não, somos observadores...e como minha mãe dizia: quando você ia com o milho, eu já estava de volta com o fubá...e somos assim....e com muito orgulho...kkk

    ResponderExcluir
  9. Tô com saudade do cê uai sô minha terrinha maravilhosa amooo

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores