segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Uma viagem pelos encantos da Serra do Cipó

Compartilhe:

A Serra do Cipó fica bem pertinho de Belo Horizonte. São apenas 100 km da capital. Toda a área do Parque Nacional da Serra do Cipó é dotada de rara beleza. Uma das mais famosos, é a Cachoeira Grande (foto acima de Luiz Gustavo Amaral), um dos cartões postais de Minas. São cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens, cada uma mais linda que a outra. O parque tem estrutura para atender visitantes adeptos da ecoturismo e de esportes radicais como rapel, trekking, ciclismo, alpinismo e rafting. Nos charmosos e pitorescos povoados e cidades da região da Serra do Cipó existem pousadas e restaurantes com a culinária típica de Minas.  
Santana do Riacho, a 110 km de Belo Horizonte é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó, bem como seu mais famoso distrito, Lapinha da Serra (na foto acima de Marcelo Santo), a 1000 metros de altitude, aos pés do Pico da Lapinha.  Tanto na cidade, quanto no distrito, o visitante encontrará lugares charmosos, tranquilos, boa comida, boas pousadas e muita beleza natural. 
Além da Cachoeira Grande, o Rio Cipó (na foto acima de Tom Slves/tomalves.com.br) serpenteia por entre a serra, considerada o jardim do Brasil, por suas cerca de 1700 espécies da nossa flora como sempre vivas (na foto abaixo de Marcelo Santos), canela-de-ema, orquídeas, bromélias, etc. A Serra do Cipó é uma das maiores concentrações de flora no mundo. 
A fauna também é riquíssima. São encontrados diversas espécies de aves e animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda. 
Em todo o complexo da Serra do Cipó encontra-se nascentes que desaguam em rios que formam correntezas, cascadas e cachoeiras que formam poços, muito procurados por banhistas que fazem questão de irem à pé ou de bike até esses locais. As cachoeiras mais procuradas, além da Cachoeira Grande são as da Serra Morena, Farofa, Véu da Noiva, Capivara, Andorinhas, da Naná e a cachoeira das Congonhas (na foto acima do Barbosa) Essa cachoeira tem 20 metros de altura e é uma das preferidas para a prática de rapel.
Próximo a essa cachoeira está o Cânion das Bandeirinhas (na foto acima do Barbosa), cujas águas formam poços ótimos para banhos e relaxamento. 

2 comentários:
Faça também comentários