Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lago de Três Marias: o Doce Mar de Minas

(Por Arnaldo Silva) Você pode não acreditar, mas este cenário não é em nenhum litoral do Brasil. Estamos falando do Lago de Três Marias, na Região Central do Estado. As águas do imenso lago que represa as águas do Rio São Francisco de sua nascente em São Roque de Minas, além das águas dos ribeirões Canabrava, Marmelada, Extrema e São Bento, além dos rios Indaiá, Borrachudo, do Boi, Córrego Santo Inácio, Arreado, e Rio Abaeté, formam uma área de 18.654,66 km², o que daria 7,95 % de todo o território que forma a bacia do rio São Francisco. (na foto acima do Sérgio Mourão, o Lago de Três Marias visto da cidade de Três Marias)
          Ao todo são 23 cidades da Região Central, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas na abrangência do Lago de Três Marias. Desses 23, 15 municípios com sede na bacia.
 
          Os municípios que formam a bacia do Lago de Três Marias são: Abaeté; Arapuá; Biquinhas; Carmo do Paranaíba; Cedro do Abaeté; Córrego Danta, Estrela do Indaiá, Felixlândia, Lagoa Formosa, Matutina, Morada Nova de Minas, Paineiras, Patos de Minas, Pompéu, Quartel Geral, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra da Saudade, Tiros, Três Marias e Varjão de Minas. (foto acima de Maurício Soares, o lago de Três Marias banhando Morada Nova de Minas)
          O Lago de Três Marias é conhecido o Doce Mar de Minas. Em suas margens, à beira de algumas cidades como Morada Nova de Minas, a 280 km de Belo Horizonte, Felixlândia, 194 km de BH, Abaeté a 220 km da capital e Três Marias, (na foto acima de Sérgio Mourão, uma das praias de Três Marias MG), distante 270 km da capital, se tornam atrativos para turistas.
          O Lago de Três Marias gera emprego e renda para centenas de famílias que vivem do artesanato, do comércio local como pousadas e restaurantes e principalmente da pesca, atividade que garante emprego e renda a centenas de famílias que vivem dessa atividade nas cidades banhadas diretamente pelas águas da represa.
          Além disso, as cidades que formam o Lago de Três Marias oferecem boa estrutura urbana aos turistas com bons hotéis e pousadas tradicionais, comidas típicas e com peixes de água doce, além de passeios de barcos e caiaques pela represa e belezas naturais e urbanas das cidades banhadas pelas águas da represa. 

2 comentários:

  1. Gostaria muito de conhecer este e muitos outras verdade de Minas.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de conhecer este e muitos outras verdade de Minas.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores