Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil

(Por Arnaldo Silva) Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, sendo responsável por 65% de toda produção de morangos no país, seguido pelo estado de São Paulo, em terceiro lugar, o Paraná, seguido pelos Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo dados da Emater MG, em todo o estado de Minas Gerais, são produzidos 100 mil toneladas da fruta, todo ano. (foto acima e abaixo plantação de Morangos em Carvalhos, Sul de Minas, do produtor Henrique Edvaldo da Silva )
          A produção de morangos se concentra basicamente no Sul de Minas, região que responde por 84% da produção da safra no estado, 98 toneladas/ano, destacando os municípios de Estiva, Senador Amaral, Pouso Alegre, Espírito Santo do Dourado e Bom Repouso. A produção total de morangos em Minas Gerais é de 116 mil toneladas/ano. (foto abaixo fazenda de morangos em Carvalhos MG, no Sul de Minas, do produtor Henrique Edvaldo da Silva)
          Em Minas Gerais, foi desenvolvido pelo produtor Pedro Ribeiro, de Estiva MG, Sul de Minas uma nova variedade de morango, sendo a primeira variedade brasileira. Há mais de 40 anos no ramo, o produtor investiu na melhoria do morango, chegando a desenvolver uma nova variedade da fruta, chamada de “PRA. 
          A fruta é maior que o convencional, mais vermelha e mais saborosa, além de ser firme e resistente à variação de temperaturas, com a vantagem das plantas produzirem o ano todo, o que garante maior produção e aumento da renda.(na foto abaixo, cultivo de morango em Bom Repouso, com foto de Jussan Lima)
          A introdução do morangueiro em Minas teve seu início na década de 1950, com mudas que vieram de São Paulo e plantadas na região conhecida por Vale do Peixe, em Cambuí MG. O cultivo de morangos surgiu como alternativa para produtores rurais da região.
          Devido o sucesso na produção do morangueiro, já na década de 1960 o cultivo foi se estendendo para outros municípios, tendo como pioneiro na difusão do cultivo de morangos na região, a cidade de Estiva, atualmente um dos maiores produtores da fruta no Brasil. Hoje a cultura do morango na região ocorre na maioria dos municípios do Sul do Estado, basicamente na região da Serra da Mantiqueira. 
          Não é apenas no Sul de Minas que o morango se destaca. Nas terras quentes e arenosas da região de Datas (na foto acima de Tiago Geisler) vizinha a Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, também se cultiva morangos. 
          A fruta se adaptou muito bem a altitude de 1300 metros e ao clima ameno da região, sendo hoje uma das principais fontes de renda das famílias de Datas e municípios em seu entorno. Isso porque os garimpeiros trocaram a instabilidade do garimpo, pela renda certa com o cultivo do morango. Antes extraiam da terra diamantes, hoje, produzem morangos, aumentando a capacidade produtiva da região.(na foto abaixo, enviada pela Mônica Rodrigues, mostra a colheita do morango)
          Outra região de Minas produtora de morangos é o Norte de Minas, em pleno semiárido mineiro. Segundo pesquisadores da Emater/MG, a expansão, sucesso e qualidade do morango no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha se deve pela baixa umidade relativa do ar e pela própria temperatura da região. 
          Durante o dia, sol e calor e noites bem frias, tanto quanto no sul de Minas. Esses fatores favorecem o cultivo do morangueiro e torna a planta mais resistente a pragas e doenças, sendo desnecessário o uso excessivo de agrotóxicos, o que garante uma fruta com boa qualidade e produtividade. (foto abaixo de Mônica Rodrigues, a flor do morangueiro)
          Na região do Campo das Vertentes, o cultivo do morango começa a surgir, destacando a Cidade das Rosas, Barbacena.
          O cultivo de morango com alta produtividade e qualidade em regiões diferentes de Minas Gerais exclui a visão que a fruta é típica de climas bem frios, podendo ser cultivado, em variedades adaptadas ao clima e altitude de cada região mineira. 
          Os produtores mineiros, tem na Epamig e Emater/MG, grandes parceiros no desenvolvimento, aprimoramento e melhoramento da qualidade da cultura do morango no Estado. 

4 comentários:

  1. A cidade maior produtora de morangos do Brasil é Bom Repouso - Sul de Minas, sem sombra de duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Pouso Alegre, tb tem bastante morango;

    ResponderExcluir
  3. Conheci Estiva e os moradores me disseram que lá é a Terra do Morango, depois fui a Espírito Santo do Dourado e eles me disseram a msm coisa kkkk...

    ResponderExcluir
  4. SERÁ QUE AINDA TEM MORANGO EM ESTIVA EM PLENO AGOSTO ? QUEREMOS PROVAR !

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores