Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Monte Sião: a capital das porcelanas

(Por Arnaldo Silva) Conhecida como a Cidade Nacional do Tricô e da moda, Monte Sião no Sul de Minas, destaca-se também pela produção artesanal de porcelanas, famosas no Brasil inteiro e com características únicas. Nas cores azul e branca, são totalmente artesanais, bem trabalhadas e finíssimas, como podem ver na foto acima do  Marcos Pieroni. 
          A cidade é pioneira na produção da porcelana azul e branca, onde funciona desde 1959 uma fábrica que produzia inicialmente bibelôs, tendo iniciada a produção de porcelanas, inspirada nos azulejos e cerâmicas portuguesas, com o toque e criatividade mineira. (foto acima de Marcos Pieroni) 
          A iniciativa foi tão grande e beleza e qualidade das peças produzidas agradaram os clientes, tornando a cidade a Capital das Porcelanas no Brasil.
          É a única no país que faz porcelana com essas características no Brasil. A matéria prima, a argila, ao chegar à fábrica, é moída, tratada, moldada, por fim pintada, totalmente a mão e colocada num forno a lenha que dá à porcelana extrema rigidez, durabilidade e qualidade. (fotografia acima e abaixo de Deividson Costa)
          Os visitantes tem acesso a fábrica, podendo conhecer o processo da produção e ver como é a arte de fazer porcelanas. 
          A empresa está sediada à rua Sete de Setembro, 436, no Centro de Monte Sião. Aberta de segunda à sexta-feira de 8:00 hs-17:30 hs. Aos sábados de 8:00-18:00 hs e nos domingos de 8:00 hs -15 hs.
          Não é produção mecânica ou industrial. É produção artesanal, usando ainda o velho forno a lenha, originando porcelanas únicas, de altíssima qualidade e beleza, sem igual. Todas as peças são pintadas a mão, como podem ver nas fotos acima e abaixo, do Deividson Costa.
          Da arte de fazer porcelanas, de Monte Sião, saem xícaras, pires, travessas, canecas, jarras, copos, bules, pratos, queijeiras, etc, trabalhos de altíssima qualidade.
          As porcelanas de Monte Sião são comercializadas em todo o Brasil e também, no exterior, como podem ver na foto acima do Marcos Pieroni, as porcelanas já prontas para exportação. Produto genuinamente brasileiro, feito em Minas. 
A cidade de Monte Sião
          Localizada a 497 km de Belo Horizonte, Monte Sião faz divisa com os municípios de Jacutinga, Ouro Fino, Bueno Brandão e com as cidades paulistas de Socorro e Águas de Lindóia. (foto acima de Marcos Pieroni)
          A temperatura média anual é de 21°C chegando a 0° durante o inverno, onde a cidade atrai milhares de turistas de todo o Brasil para compra de vestuários com a oportunidade de conhecer as belezas da cidade, sua gastronomia, artesanato e a fábrica de porcelanas azuis finíssimas.
          Além das porcelanas, do tricô e das malhas, Monte Sião possui uma boa estrutura turística, hoteleira e gastronômica. A cidade é charmosa, aconchegante e seu povo muito hospitaleiro e receptivo. Vale a pena conhecer Monte Sião.

26 comentários:

  1. Estive em Monte Sião há uns quatro anos atrás. Amei a cidade e os moradores , muito simpáticos e hospitaleiros. Desejo um dia voltar

    ResponderExcluir
  2. Conheço Monte Sião é muito legal...vou voltar !!

    ResponderExcluir
  3. Tem algum grupo ou aplicativo da loja de porcelanas?

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou Pintor de porcelana e faiança., também já fui sócio de uma Empresa que fechou porque os outros sócios desviavam o dinheiro em seu proveito., Eu adorava conhecer vossa fábrica só que eu estou muito longe., tenham uma excelente nova semana de vendas.,

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era adolescente, moramos em Monte Sião e trabalhei nessa fábrica,era muito bom. Mais meu pai mudou pra Poços de Caldas, e tive que sair do serviço. Tenho umas peças de louça que fiz aí, guardo com muito carinho. Tenho vontade de voltar a ver a fábrica. Tenham uma ótima semana....

    ResponderExcluir
  6. Será o comércio está funcionando? Queria ir de sábado, mas não sei se funciona!

    ResponderExcluir
  7. Já estive aí 3vezes, gostei muito e pretendo voltar.

    ResponderExcluir
  8. No meu caminhar..vou te encontrar..e com certeza vou gostar..Passear..andar é o meu desejar..

    ResponderExcluir
  9. Eu fazer aquisição de umas peças, como proceder?

    ResponderExcluir
  10. Conheço a fábrica de porcelana de Monte Sião. Vale a pena visitar.

    ResponderExcluir
  11. Tenho a 30 anos e sou completamente apaixonada pelas peças, quando precisei repor, entrei em contato com a fabrica, fui atendida com muito profissionalismo e cortesia, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. pergunta: vocês tem mantegueira, procurei em vários lugares e não encontrei. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...eu tinha um vaso muito lindo de porcelana e a decoração era flores de cerejeira. infelizmente meu gatinho o quebrou. ...era apaixonada pelo objeto que
      ao fundo estava um carimbo de Monte Sião M G. moro em São Paulo mas se vcs ainda tiverem esse vaso com esse detalhe vou pedir que me mandem a foto e depois iremos negoçiar o transporte. Sou de Minas também. muito obrigada.

      Excluir
  13. Monte Sião é uma cidade deliciosa onde os moradores e comerciantes tratam os turistas com muita atenção. Visitei a fábrica e todo o processo das peças de porcelanas que são artesanais e com alta qualidade. Nas lojas de tricô a dona de uma loja nos convidou na ir na casa dela para experimentar um doce de abóbora com coco que tinha feito. A cidade é muito tranquila e vale a pena o passeio e as compras.

    ResponderExcluir
  14. Como se chega em Monte Sião? Gostaria de conhecer também

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores