Conheça Alto Caparaó MG, o Pico da Bandeira e suas belezas naturais

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004).
Localização
O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Alto Caparaó, Minas Gerais e Ibitirama, Espírito Santos. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.

Pico da Bandeira em Alto Caparaó. Fotografia de Rodrigo Carrara
Topônimo
O pico possui esse nome porque, por volta de 1859, o Imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
Vale encantado logo após a tronqueira, trilha que segue rumo ao Pico da Bandeira. Foto XTREME
Acessos
Mesmo sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil, O Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país pois existem trilhas muito bem sinalizadas pelo lado do Espírito Santo (portaria capixaba na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto) e também pelo lado de Minas Gerais (portaria mineira em Alto Caparaó). Porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder. Em alguns pontos das trilhas, a sinalização deixa a desejar, e em ambos os lados há entroncamentos de trilhas adjacentes. Na primeira realização do percurso, é aconselhável reservar um guia com antecedência; desta forma, o passeio é mais seguro.

Outro ponto importante é que dentro do parque não há restaurantes, nem nada do gênero (legislações de parques de preservação tornam a instalação desse tipo de estabelecimento muito dificultada), portanto, os visitantes devem levar comida e bebida, pois no local só existem fontes de água. É ainda aconselhável levar agasalhos e roupas secas ao subir, pois o suor molha a roupa e isso pode causar hipotermia mais tarde, quando a roupa esfriar.

Vale Encantado: Foto de XTreme Turismo (www.xtremeturismo.eco.br)
Vale do Encantando em Alto do Caparaó/MG - Pico da Bandeira. Fotografia de Elke Teixeira 
Clima
O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste. Não há nenhum registro da ocorrência de neve, devido à baixa latitude do local, embora geadas sejam comuns no inverno. As temperaturas no pico podem chegar até -10°C. (Fonte:Wikipedia)

11 comentários:

  1. Qual é a melhor epoca para ver a beleza? No inverno ou no verao?
    Agradeco!

    ResponderExcluir
  2. Melhor no verão e de preferência em época de lua cheia porque aí a iluminação subindo o pico é perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Melhor época para subir é no inverno, devido a diminuição das chuvas, se possível com lua cheia para clarear o caminho.
    O Parque só abre no período de poucas chuvas, maio a setembro...

    ResponderExcluir
  4. Melhor época para subir é no inverno, devido a diminuição das chuvas, se possível com lua cheia para clarear o caminho.
    O Parque só abre no período de poucas chuvas, maio a setembro...

    ResponderExcluir
  5. TUDO TEM A SUA BELEZA ESPLENDOROSA DA NATUREZA...É BELO DEMAIS

    ResponderExcluir
  6. Eliana Colodette Pessanha - São belezas brasileiras que merecem mais e melhor divulgações ! O turismo, sozinho, com infra estrutura e logística de acordo com o perfil urbano de hoje, traria divisas econômicas extraordinários! O Brasil tem tudo para ser uma excelente referência de turismo e eco-turismo ! Um país que tem de tudo e muito mais ! O que falta é um governo que mereça governar esse lindo território continental ! Graças ! ______ 06/11/2016.

    ResponderExcluir
  7. queria ir em dezembro alguem sabe dizer se abre o parque

    ResponderExcluir