Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de maio de 2018

As 20 menores cidades de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Você vai saber quais são as 20 menores cidades de Minas, em número de habitantes , segundo dados do IBGE em 2019. São cidades pequenas, pacatas com lindas paisagens e por assim serem, oferecem uma ótima qualidade de vida a seus moradores. São cidades típicas de Minas, com arquitetura típica, ótima culinária, povo simples, hospitaleiro. (A imagem acima, de autoria do Sérgio Mourão a Praça da Matriz de Queluzito MG, na Região Central)
20º Senador Cortes
São 2005 habitantes. Distante 365 km de Belo Horizonte, Senador Cortes (na foto acima de autoria de Mazinho) pertence a Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Argirita, Maripá de Minas, Mar de Espanha, Santo Antônio do Aventureiro, Guarará, Além Paraíba.
19º Água Comprida
São 1999 habitantes. Distante 525 km de Belo Horizonte, Água Comprida (na foto, arquivo site da Prefeitura Municipal) pertence ao Triângulo Mineiro. Recebe este nome por conta da existência de um riacho, que corta grande extensão do município. Faz divisa com os municípios de Uberaba e Conceição das Alagoas.
18º Serranos
São 1963 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Serranos (na foto acima de Raymundo P. Netto) fica pertence a micro região de Conselheiro Lafaiete e faz divisa com os municípios de Aiuruoca, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Seritinga.
17º Queluzito
São 1939 habitantes. Distante 115 km de Belo Horizonte, Queluzito (na foto acima de Rogério Santos Pereira) pertence a região Central Sul do Estado. Faz divisa com os municípios de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Cristiano Otoni.
16º Douradoquara
São 1908 habitantes. Distante 514 km de Belo Horizonte, Douradoquara (na foto acima, arquivo Prefeitura Municipal) pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Catalão (GO), Monte Carmelo, Grupiara, Abadia dos Dourados.
15º Tapiraí
São 1875 habitantes. Distante 273 km de Belo Horizonte, Tapiraí (na foto acima de Pedro Resende) pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Córrego Danta, Campos Altos e Medeiros.
14º Seritinga
São 1851 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Seritinga (na foto acima de Átila Vilela Vitolo Nascimento) é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, árabes, dinamarqueses, etc. Pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Serranos, Aiuruoca, Liberdade, Carvalhos, Andrelândia.
13º Pedro Teixeira
São 1807 habitantes. Distante 259 km de Belo Horizonte, Pedro Teixeira (na foto acima de Ricardo Daniel Jacyntho) pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Bias Fortes, Lima Duarte, Juiz de Fora
12º Consolação
São 1783 habitantes. Distante 436 km e Belo Horizonte, Consolação (na foto acima de Rosana Costa) pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus e Cambuí.
11º Santo Antônio do Rio Abaixo
 São 1765 habitantes. Distante 190 km de Belo Horizonte, Santo Antônio do Rio Abaixo (na foto acima do Barbosa) pertence a região Central Norte e faz divisa com os municípios de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto.
10º Olaria
São 1747 habitantes. Distante 325 km de Belo Horizonte, Olaria (na foto acima de Ricardo Daniel Jacyntho) pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Rio Preto.
9º Passabém
São 1649 habitantes. Distante 160 km de Belo Horizonte, Passabém (na foto acima do Barbosa) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Ferros, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto, Itambé.
8º Antônio Prado de Minas
São 1598 habitantes. Distante 400 km de Belo Horizonte, Antônio Prado de Minas (na foto acima de Bruno Estevão Imagens Aéreas) pertence a região da Zona da Mata Mineira, na divisa com o Rio de Janeiro. Faz divisa com os municípios de Eugenópolis, Tombos, Itaperuna (RJ), Natividade (RJ), Porciúncula (RJ)
7º Paiva
São 1529 habitantes. Distante 228 km de Belo Horizonte Paiva (na foto acima de Jorge A. Ferreira Jr.) é uma das menores cidades em área em Minas Gerais, com apenas 64 km². Sua população ocupa-se economicamente de agricultura e pecuária. Pertence a região da Zona Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Aracitaba; Oliveira Fortes; e Mercês.
6º Doresópolis
São 1527 habitantes. Distante 249 km de Belo Horizonte, Doresópolis (na foto acima, da Prefeitura Municipal) pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Piumhi, Pains, Iguatama.
5º São Sebastião do Rio Preto
São 1506 habitantes. Distante 169 km de Belo Horizonte, São Sebastião do Rio Preto (na foto acima do Barbosa) pertence a região Central Norte Mineira e faz divisa com os municípios de Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Ferros e Morro do Pilar.
4º Senador José Bento
São 1502 habitantes. Distante 420 km de Belo Horizonte, Senador José Bento (na foto de Edson de Oliveira) pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Congonhal, Ipuiúna, Borda da Mata.
3º Grupiara
São 1388 habitantes. Distante 810 km de Belo Horizonte, Grupiara (na foto acima de autoria no momento não identificada) pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Douradoquara, Monte Carmelo e Estrela do Sul.
2º Cedro do Abaeté
São 1164 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Cedro do Abaeté (na foto acima de Cléber Silva de Morais) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Abaeté, Paineiras, Tiros, Quartel Geral.
1º Serra da Saudade
São 781 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Serra da Saudade (na foto acima de Sueli Santos) é a menor cidade, em número de habitantes no Brasil, segundo o IBGE. Pertence a região Centro Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá.
Por Arnaldo Silva com dados do IBGE 2019

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores