Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de maio de 2018

As 20 menores cidades de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Você vai saber quais são as 20 menores cidades de Minas, em número de habitantes, segundo dados estimados pelo IBGE, em 2020. São cidades pequenas, pacatas com lindas paisagens e por assim serem, oferecem uma ótima qualidade de vida a seus moradores. São cidades típicas de Minas, com arquitetura típica, ótima culinária, povo simples, hospitaleiro. (A imagem acima, de autoria do Sérgio Mourão a Praça da Matriz de Queluzito MG, na Região Central)
          Com menos de 3 mil habitantes, estão os municípios de Córrego Novo, no Vale do Rio Doce, com 2.814; Conceição das Pedras, no Sul de Minas, com 2.811; Arantina, no Sul de Minas, com 2.804; Marmelópolis, no Sul de Minas, com 2.784; São José do Mantimento, na Zona da Matacom 2.775; Olímpio Noronha, no Sul de Minas, com 2.765; Piau, na Zona da Mata, com 2.763; Ingaí, no Campo das Vertentes, com 2.757; São João da Mata, no Sul de Minas, com 2.753; Argirita, Zona da Mata, com 2.751; Chiador, na Zona da Mata, com 2.702; Cachoeira Dourada, no Triângulo Mineiro, com 2.677; Sem-Peixe, na Zona da Mata, com 2.661; Umburatiba, Vale do Mucuri, com 2.626; Carmésia, Região Central, com 2.617; Simão Pereira, Zona da Mata com 2.612; 
Rio Doce, Zona da Mata, com 2.599; Wenceslau Braz, no Sul de Minas, com 2.558; Biquinhas, Região Central,  com 2.532; Morro da Garça, Região Central, com 2.488; Pedra Dourada, na Zona da Mata, com 2.475; Santana do Garambéu, Zona da Mata, com 2.438; Fama, no Sul de Minas, com 2.379; Estrela Dalva, Zona da Mata, com 2.361; Araçaí, Região Central, com 2.341; Rochedo de Minas com 2.289; Casa Grande, Campo das Vertentes, com 2.260 (na foto acima de Sérgio Mourão); Silveirânia, Zona da Mata, com 2.258; Monjolos, Região Central com 2.240; São Sebastião do Rio Verde, Sul de Minas, com 2.231; Vargem Bonita (na foto acima de Luis Leite), Oeste de Minas, com 2.158; Oliveira Fortes, Zona da Mata, com 2.136; Itambé do Mato Dentro, Região Central, com 2.107; Aracitaba, no Campo das Vertentes com 2.066, Passa-Vinteno Sul de Minas, com 2048 habitantes. A lista segue com as 20 menores cidades de Minas Gerais:
20º Senador Cortes
São 2003 habitantes. Distante 365 km de Belo Horizonte, Senador Cortes pertence a Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Argirita, Maripá de Minas, Mar de Espanha, Santo Antônio do Aventureiro, Guarará, Além Paraíba. (foto acima de Duva Brunelli)
19º Água Comprida
São 1992 habitantes. Distante 525 km de Belo Horizonte, Água Comprida pertence ao Triângulo Mineiro. Recebe este nome por conta da existência de um riacho, que corta grande extensão do município. Faz divisa com os municípios de Uberaba e Conceição das Alagoas. (na foto acima de Duva Brunelli, a Paróquia de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida)
18º Serranos
São 1956 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Serranos (na foto acima de Dalton Maciel) fica pertence a micro região de Conselheiro Lafaiete e faz divisa com os municípios de Aiuruoca, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Seritinga.
17º Queluzito
São 1943 habitantes. Distante 115 km de Belo Horizonte, Queluzito (na foto acima de Rogério Santos Pereira) pertence a região Central Sul do Estado. Faz divisa com os municípios de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Cristiano Otoni.
16º Douradoquara
São 1912 habitantes. Distante 514 km de Belo Horizonte, Douradoquara (na foto acima, arquivo Prefeitura Municipal) pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Catalão (GO), Monte Carmelo, Grupiara, Abadia dos Dourados.
15º Tapiraí
São 1872 habitantes. Distante 273 km de Belo Horizonte, Tapiraí pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Córrego Danta, Campos Altos e Medeiros. (foto acima de Wilson Fortunato)
14º Seritinga
São 1854 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Seritinga (na foto acima de Rildo Silveira) é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, árabes, dinamarqueses, etc. Pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Serranos, Aiuruoca, Liberdade, Carvalhos, Andrelândia.
13º Pedro Teixeira
São 1806 habitantes. Distante 259 km de Belo Horizonte, Pedro Teixeira pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Bias Fortes, Lima Duarte, Juiz de Fora. (foto acima de Duva Brunelli)
12º Consolação
São 1784 habitantes. Distante 436 km e Belo Horizonte, Consolação pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus e Cambuí. (foto acima de Duva Brunelli a Praça da Matriz)
11º Santo Antônio do Rio Abaixo
São 1760 habitantes. Distante 190 km de Belo Horizonte, Santo Antônio do Rio Abaixo (na foto acima do Barbosa) pertence a região Central Norte e faz divisa com os municípios de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto.
10º Olaria
São 1720 habitantes. Distante 325 km de Belo Horizonte, Olaria pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Rio Preto. A cidade se destaca pelos seus queijos, seu povo acolher e belíssimas paisagens, como esta, na foto acima do Márcio Lucinda - GT Ibitipoca. (foto acima de Duva Brunelli)
9º Passabém
São 1633 habitantes. Distante 160 km de Belo Horizonte, Passabém (na foto acima do Arnaldo Quintão) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Ferros, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto, Itambé.
8º Antônio Prado de Minas
São 1587 habitantes. Distante 400 km de Belo Horizonte, Antônio Prado de Minas (na foto acima de Bruno Estevão Imagens Aéreas) pertence a região da Zona da Mata Mineira, na divisa com o Rio de Janeiro. Faz divisa com os municípios de Eugenópolis, Tombos, Itaperuna (RJ), Natividade (RJ), Porciúncula (RJ)
7º Doresópolis
São 1533 habitantes. Distante 249 km de Belo Horizonte, Doresópolis (na foto acima, arquivo da Prefeitura Municipal/Divulgação) pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Piumhi, Pains, Iguatama.
6º Paiva
São 1523 habitantes. Distante 228 km de Belo Horizonte Paiva é uma das menores cidades em área em Minas Gerais, com apenas 64 km². Sua população ocupa-se economicamente de agricultura e pecuária. Pertence a região da Zona Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Aracitaba, Oliveira Fortes e Mercês. (foto acima de Duva Brunelli)
5º São Sebastião do Rio Preto
São 1492 habitantes. Distante 169 km de Belo Horizonte, São Sebastião do Rio Preto (na foto acima do Barbosa) pertence a região Central Norte Mineira e faz divisa com os municípios de Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Ferros e Morro do Pilar.
4º Senador José Bento
São 1461 habitantes. Distante 420 km de Belo Horizonte, Senador José Bento pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Congonhal, Ipuiúna, Borda da Mata. (foto acima de Duva Brunelli
3º Grupiara
São 1387 habitantes. Distante 810 km de Belo Horizonte, Grupiara pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Douradoquara, Monte Carmelo e Estrela do Sul.
2º Cedro do Abaeté
São 1157 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Cedro do Abaeté (na foto acima de Sueli Santos) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Abaeté, Paineiras, Tiros, Quartel Geral.
1º Serra da Saudade
São 776 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Serra da Saudade (na foto acima de Sueli Santos) é a menor cidade, em número de habitantes no Brasil, segundo o IBGE em 2020. Pertence a região Centro Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá.   

20 comentários:

  1. Nasci em Calciolandia e nem aparece município de Arcos

    ResponderExcluir
  2. Mar de Espanha, terra dos meus antepassados, merecia ser mencionada em alguma publicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos publicação no site sobre Mar de Espanha sim. No marcador Zona da Mata, encontrará.

      Excluir
  3. Gostaria de saber da cidade, onde está a serra da nossa senhora da Piedade.
    Que cidade é.?
    De S.P. como chego até essa cidade..?
    Hospedagem, é cara..?

    Quero ir fora de festejos, me parece que tem superlotaçao

    Assisto sempre a missa com D. Valmor.
    Na basílica da serra.

    ResponderExcluir
  4. A cidade chama-se Caeté. Está a aproximadamente 52km de Belo Horizonte, pela BR 381, sentido Vitória-ES

    ResponderExcluir
  5. Sou de Abre campo,próximo a Rio casca 😍

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, adorei Serra da Saudade linda, Seritinga nunca ouvir falar e conheço todos os municípios ...

    ResponderExcluir
  7. Agradeço à pessoa q teve o cuidado, o carinho, a clarividência de publicar este artigo de excelente bom gosto! Sou de Resende Costa (Jacarandira)/MG, e resido aqui em Itaúna/MG há mais de 40 anos e adorei a publicação q a estou compartilhando com mtos amigos, inclusive do exterior!!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. É uma estimativa, pois o último censo realizado pelo IBGE foi em 2010, o censo/2020 foi cancelado em função da pandemia.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal...eu fiz um passeio por quase todas estas cidades. Baixei do site do IBGE a lista de cidades de minas x habitantes. Coloquei em ordem crescente. Coloquei no mapa todas as cidades que tinham menos de 2 mil habitantes. Fiz um circuito passando por elas. Foi uma viagem muito bacana.....valeu a pena conhecer. Até dormi na praça de Serra da Saudade (acampando)...

    ResponderExcluir
  10. Adorei ver Senador Cortês na lista.
    Já não moro lá a anos,mas adoro linha cidade.

    ResponderExcluir
  11. Estas cidade tem um prefeito, uma câmara de vereadores, secretários. Como sobrevivem
    com uma população destas para sustentar a burocracia?

    ResponderExcluir
  12. Mar de Espanha, férias todos os anos lá, residência dos Alvarengas, Cláudio e Heitor, um irmão tinha uma barbearia lá, sítio do João Palha, nota 10, o Prefeito era o Sr. Sérgio, uma filha Valdevina, cidade muito acolhedora....
    Paulo Jorge, 21 de abril de 2021, 8 hs.

    ResponderExcluir
  13. Santos Dumont, é município ou distrito ?

    ResponderExcluir
  14. Como faço pra ver Santos Dumont ?

    ResponderExcluir
  15. E Cabo Verde? Uma cidadezinha bem tradicional 13.000habitantes. Falta muitas outras né!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores