Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Conheça Capitólio: a rainha dos Lagos

(Por Arnaldo Silva) O Lago de Furnas possui 1.440 km², equivalente a 4 vezes o tamanho da Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. Milhares e milhares de quilômetros de terras férteis e cidades foram inundadas para dar lugar à represa de Furnas. (foto abaixo de Lucélia Miranda) 
          Se a região perdeu em terras, ganhou em beleza, pela paisagem que o lago artificial passou a proporcionar, alavancando o turismo nas cidades que fazem parte do Lago de Furnas que são 34:Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Itapecerica, Lavras, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Três Pontas, Varginha. Muitas dessas cidades se transformaram em verdadeiros cartões postais de Minas como a cidade de Capitólio, a mais badalada de todas.
          Conhecida por "Rainha dos Lagos", Capitólio fica a 275 km de Belo Horizonte, 430 km de São Paulo, 620 km do Rio de Janeiro, 359 de Campinas e 224 km de Ribeirão Preto. (foto acima de Nilza Leonel) É uma das cidades banhadas pelo Lago de Furnas que mais se destaca no turismo devido a sua beleza original e pelas fendas naturais abertas em vários pontos montanhosos do município. Com as águas da represa, essas vendas se transformaram em enormes cânions, deixando à vista, lindas cachoeiras e poços com água limpa, cristalina. (foto abaixo de Pedro Beraldo)
           A cachoeira mais famosa e mais procurada é a Cachoeira Lagoa Azul, as margens da MG 050. A Cachoeira Lagoa Azul, embora seja verde, encanta pela beleza, pela água limpíssima e por suas piscinas naturais, que se formam até suas águas se encontrarem com a represa. No local tem restaurante e um porto, de onde partem as escunas, chalanas e barcos para os cânions. A profundidade dos cânions é de 30 metros, sendo a maior atração do município e um dos lugares mais conhecidos em Minas Gerais.  
          A profundidade dos cânions é de 30 metros, sendo a maior atração do município e um dos lugares mais conhecidos em Minas Gerais. (foto acima de Marcelo Santos) Chalanas, lanchas e escunas percorrem todos os dias toda extensão dos cânions, levando centenas de turistas diariamente, vindos de todas as regiões de Minas e do Brasil. Capitólio é um dos 20 destinos mais procurados no Brasil atualmente. 
A cidade proporciona ao turista condições ótimas de passeio e descanso. Tem pousadas, hotéis, restaurantes com a cozinha típica de Minas, locais para camping e toda calma e tranquilidade das cidades mineiras. (foto acima de Lucélia Miranda)
          Capitólio tem menos de 10 mil habitantes mas com uma ótima qualidade de vida. 25 mil metros quadrados do perímetro urbano recebe água do Rio Piumhi, o que possibilitou a construção da Praia artificial Domingos Gonçalves Machado (na foto acima de Allan Sant´Anna Photografo) com uma fina areia, quadras poliesportiva, calçadão para caminhadas e um local amplo para realização de festas e eventos, como o Carnaval por exemplo. 
Um dos lugares mais visitados na cidade é o condomínio de alto padrão, Escarpas do Lago, que fica a alguns quilômetros do centro da cidade. (foto acima de Lucélia Miranda) Possui uma das maiores marinas de água doce do mundo e um grande complexo de embarcações de luxo. Esse potencial faz do local uma referência de turismo na região, já que, além da beleza arquitetônica das mansões, o local tem uma trilha de ida por uma  montanha e na volta, pelo lago, com vista para mais de 20 cachoeiras, com lindas quedas, piscinas naturais e belas paisagens em volta. 
          Por estar próxima à Serra da Canastra (na foto acima de Douglas Arouca), os turistas sempre aproveitam a oportunidade para visitar o Parque Nacional da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco. No município tem agências especializadas que levam turistas para esses locais e outros da região, como o Paraíso Perdido em São João Batista do Glória, o Morro do Chapéu, que tem altitude de 1223 metros que possibilita uma ótima visão do lago. (na foto abaixo de Marcelo Santos, queda da Cachoeira da Diquadinha)
Como chegar de ônibus:
De Capitólio para: Piumhi: todos os dias – Sudoestino – 8h,10h30,13h,15h30,18h e 20h30 Furnas e Passos: todos os dias – Sudoestino – 6h35, 9h35, 11h45, 15h15, 17h15 e 19h15
Ribeirão Preto: todas as sextas-feiras – Viação União – 9h35
Belo Horizonte: todos os dias – Expresso Gardênia – 8h10, 18h10 e 1h
São Paulo/Via Campinas: todos os dias – Viação União – 22h05 – Segunda a Sexta – 7h05
Quem vem do Rio de Janeiro melhor vir de ônibus, pela Cometa ou Útil para Belo Horizonte e da rodoviária, pegar o ônibus da Gardênia para Capitólio.
Como chegar de Carro: Veja o mapa rodoviário abaixo
Como chegar de avião:  Pela vizinha Piumhi, que tem aeroporto.
Informações sobre a cidade:
Prefeitura:www.capitolio.mg.gov.br
Telefone da Prefeitura (37) 3373-1244
Centro de Informação ao Turista (Citur) e CAPITART (artesanato). (37) 3373-1977
Circuito Turístico Nascente das Gerais: (35) 3522-6051
Clube Campestre Escarpas do Lago: (37) 3326-5100

10 comentários:

  1. Fui em Capitólio lugar simplesmente lindo mas estava muito frio apesar do sol. Mas valeu a pena😍

    ResponderExcluir
  2. Fui em agosto fiquei na pousada dos tucanos,achei tudo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Quanto se gasta em média,com estadia nas pousadas e hotéis?

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma linda casa para alugar pelo airbnb , bem do lado dessas maravilhas - Rancho São Francisco - represa de furnas .

    ResponderExcluir
  5. Pra quem ganha pouco, mas sonha conhecer esse Paraiso, qual media de gasto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui com meus filhos e esposo agora em maio. Aluguei uma casa no sítio fica à 11 km do centro de Capitolio (sexta, sábado e domingo) custou apenas 338,00. Esss oferta encontrei no aplicativo do Booking.
      O passeio de lancha custou 160,00 por pessoa. Fechei o pacote de 8 horas de passeio. Ele nos levou em todas as principais e podemos mergulhar e tomar banho de Cachoeira. Contratei o Navegue escarpa.
      Se quiser os contatos me envie email.
      A alimentação os restaurantes oferecem refeições para 4 pessoas. Em média vc irá gastar de 25,00 à 30,00 por pessoa por refeição. Fora bebidas.

      Excluir
    2. Unknown me interessa os contatos pode me enviar? Obrigada
      Katiafig16@hotmail.com

      Excluir
  6. Dia 4 de Março estarei indo para lá se Deus quiser férias né aguardam, Amo Minas, Amo Pão de Queijo Amo queijo da Canastra, Amo as Mineiras é Amo o Atlético Mineiro Uai sô

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores