Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 30 de novembro de 2019

11 tradicionais doces mineiros

(Por Arnaldo Silva) A história dos doces mineiros é tão antiga, quanto a origem de Minas Gerais. Desde o final do século XVII, doces e Minas Gerais, formaram uma união perfeita. Minas Gerais é o Estado do doce e do queijo.
            Esses dois foram as bases para o surgimento de novas iguarias e quitandas mineiras. Os doces que saiam dos tachos das cozinhas mineiras, saíram das divisas do Estado e também de nossas fronteiras, conquistando paladares mundo afora. Nossos doces fazem a alegria dos turistas que vem à Minas, que se deliciam com as infinidades de doces que saem de nossas cozinhas. (na foto acima da Sila Moura, doceria do Mercado Central de Belo Horizonte)
          A tradição doceira mineira é fruto da vocação do mineiro para cozinhar. Nas paradas das tropas pelo sertão mineiro, as frutas tropicais deram origem a doces, com as receitas aperfeiçoadas e em sua maioria, criadas, nas senzalas e cozinhas das fazendas coloniais. São mais de 300 anos de tradição doceira.
         
O mineiro sabe o sabor, cor, a textura, de cada doce, além do ponto certo do tipo de doce que deseja, seja cremoso ou de corte, de leite, ovos ou de frutas diversas. Sabe escolher bem as frutas e os ingredientes, que vão para o tacho. As frutas preferidas dos mineiros para doces são a goiaba, laranja da terra, figo, ameixa, limão, jabuticaba, mexerica, banana, mamão e abacaxi. (na foto acima, doces feitos pela Lourdinha Vieira de Bom Despacho MG)
          Isso porque o mineiro sabe que cozinhar é um ato de amor, prazer e alegria. É na cozinha que está o melhor da casa mineira. Da cozinha sai o que o mineiro tem de melhor para sua a família e visitas. E o principal ingrediente, que dá vida e sabor aos pratos mineiros é o amor, o prazer em cozinhar e a vocação do povo mineiro para a cozinha. São estes os principais ingredientes de uma das culinárias mais famosas e apreciadas do mundo.
          Cada região mineira tem sua gastronomia e história, de acordo com o clima, bioma, cultura e tradição. Seja no Triângulo Mineiro, Sul, Norte, Central, Leste, Noroeste, Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Zona da Mata ou no Alto Paranaíba, em comum acordo, os doces fazem parte da identidade de todo o povo mineiro e de grande importância para a formação da identidade gastronômica mineira.
          É um legado de três séculos, passado de geração para geração, gerando renda, empregos e garantindo o sustento de milhares de famílias. Isso porque os doces feitos nos tachos dos fogões à lenha de Minas Gerais, estão hoje presente nas centenas de indústrias de doces, gerando emprego e renda para famílias e impostos para os municípios. (fotografia acima de Nilza Leonel no Sítio Talismã, em São Roque de Minas)
          Nossos doces estão presentes nos 853 municípios mineiros, nos 1772 distritos e em cada cozinha de fazenda pelos cantos de Minas Gerais. Algumas cidades se destacam na fabricação de doces artesanais pela tradição e vocação. São receitas passadas ao longo de séculos, de mãe para filha, de geração para geração. São doces que nunca faltam na mesa mineira.
          Uma dessas cidades que se destacam por sua tradição doceira é Baldim, a 95 km de Belo Horizonte, próximo a Serra do Cipó, fazendo divisa com Jequitibá, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Santana do Pirapama, Funilândia e Matozinhos.
Baldim: a cidade do doce
          O pequeno município, com cerca de 8 mil moradores, se destaca na produção de doces artesanais e industriais. Baldim é uma das maiores produtoras de doces, do Brasil, abastecendo o mercado mineiro, nacional e inclusive, exportando para vários países. São doces finos, de altíssima qualidade e diversos sabores, com destaque para o doce de leite, produzido de forma artesanal nas fazendas do município. (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, a entrada da cidade de Baldim)
          A produção de doces em Baldim movimenta a economia da cidade, sendo inclusive, produzidos em grande escala na área rural, já que o município, é um grande produtor de leite, com grande parte de sua população, vivendo na área rural do município. A cidade vive e respira doce. Por isso é a conhecida como a “Cidade do Doce”. Quem quer saborear os melhores doces mineiros, de todos os tipos e sabores, o lugar é Baldim.
          Você vai conhecer os mais tradicionais doces mineiros, que saem dos tachos de nossas cozinhas para a nossa mesa. São 11. (fotografia acima de Nilza no Sítio Talismã em São Roque de Minas)
01 – O doce de leite
          É o mais delicioso e apreciado doce mineiro. Uma sobremesa deliciosa, principalmente, harmonizada com Queijo Minas Padrão ou outros doces, como o de figo e mamão. Está presente em todas as cozinhas de Minas Gerais desde o fim do século XVIII. Até os dias de hoje, dos tachos mineiros saem os mais saborosos e genuínos doces de leite artesanais, cremoso ou de corte, puro ou mesmo, com o acréscimo de frutas e até chocolate e Nutella. Além dos doces de leite artesanais, saem das indústrias mineiras, doces reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, pela qualidade e sabor, como o doce Viçosa, Boreal, Majestic, Sabores do Grama, Rocca, dentre tantos outros. (foto acima de Arnaldo Silva)
02 – Doce de leite na palha
          Muito popular em Minas, principalmente em Bom Despacho, na Região Centro Oeste, é um tipo de doce de leite diferente do tradicional. É o mesmo processo do doce de leite, mas ao invés do açúcar, é adoçado com rapadura. São 8 litros de leite, para 1,5 quilo de rapadura raspada. O resultado é um doce de sabor intenso, diferenciado, sem igual, com textura forte e saborosíssimo. É enrolado em palha hidratada de milho, o que dá um ar bem interiorano e mineiro ao doce. (foto acima de Arnaldo Silva)
03 – Doce de mamão e de abóbora
          Esses doces tem o mesmo modo de preparo. Feito com água e açúcar, com o mamão ou abóbora ralados ou cortados, podendo ser cremoso, ralado, de corte ou cristalizado. São saborosos e apreciadíssimos pelos mineiros, principalmente o doce de mamão. Já o doce de abóbora, pode ser incrementado com coco ralado. (fotografia acima de Luci Silva)
04 – Ambrosia
          É um doce feito com ovos, açúcar, leite, cravo e canela. A receita original chegou à Minas no início do século XVIII, com a chegada de milhares de portugueses, no início do Ciclo do Ouro. Trouxeram sonhos de riqueza, arquitetura e receitas, ao longo do tempo, adaptadas aos ingredientes mineiros. Entre essas receitas, a Ambrosia, hoje uma das principais guloseimas do Estado. (foto acima de Arnaldo Silva)
05 - Goiabada Cascão
          Tradicional doce feito em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, desde o final do século XVIII, a goiabada cascão é um dos mais deliciosos doces mineiros. Hoje, em parceria com o queijo Minas, está presente em todas as mesas, das mais simples e mais finas, do mundo inteiro. A popular sobremesa “Romeu e Julieta”, o par perfeito. Diferente da goiabada industrial, a goiabada cascão leva além da polpa da goiaba, a casca, por isso o nome. (fotografia acima de Judson Nani) 
06 – Pé de Moleque e Pé de Moça
          São dois doces muito tradicionais em Minas Gerais. O Pé de Moleque é feito com rapadura, amendoim torrado e água. É um doce popular nas festas juninas no Brasil, mas em Minas Gerais, está presente nas mesas mineiras todos os dias. (foto acima de Arnaldo Silva)
          Já o Pé de Moça, é bem parecido com o Pé de Moleque, mas com acrescimento de leite condensado à receita, o que torna o doce mais cremoso e bem macio.
          A cidade de Piranguinho, no Sul de Minas, se destaca no Brasil na produção deste doce. Inclusive, a cidade é a Capital do Pé de Moleque no país. O pé de moleque está faz parte da cultura, história, gastronomia e identidade de Piranguinho, desde o início do século XX, em suas barracas coloridas. Tem gosto e sabor de Minas Gerais.
07 – Rocambole
          A guloseima é uma massa de pão-de-ló, bem fina, com pouca gordura e recheada. Na massa fina, passa-se o recheio e depois, é enrolada. De origem Europeia, chegou à Minas na época do Império, se tornando tradicional na cidade histórica de Lagoa Dourada, próxima a Tiradentes e São João Del Rei, desde o início do século XX. O rocambole é a principal identidade gastronômica da cidade, considerada a Capital do Rocambole no Brasil. A guloseima é tão popular na cidade que em cada rua, esquina e canto, encontra-se rocambole. Em Minas Gerais, a iguaria ganhou recheios e o jeito mineiro de cozinhar. O recheio preferido dos apreciadores de rocambole é doce de leite caseiro. (na foto acima da Luciana Silva)
08 – Doce de casca de laranja da terra
          Receita secular, tradicional, desde os tempos do Brasil Colônia. Fazer esse doce requer tempo e paciência. Em média, 5 dias, mas compensa. O doce é delicioso. É feito com a casca da laranja da terra, uma fruta de sabor amargo, por isso pouco consumida in natura, mas dá um doce dos mais saborosos e tradicionais de Minas Gerais. (fotografia acima de André Saliya)
09 – Doce de figo
          Presente nos quintais mineiros, a fruta originária da região do Mediterrâneo, chegou à Minas, ainda nos tempos do Brasil Colônia e rapidamente, se popularizou nos pomares mineiros. Saia dos pomares, direto para os tachos de nossas cozinhas. O doce de figo, feito apenas com a fruta, água e açúcar, é um dos mais tradicionais e saborosos doces mineiros. Acompanha muito bem com nosso doce de leite, com doce de pêssego e com queijo Minas Frescal. (foto acima de Evaldo Itor Fernandes)
10 – Doce de queijo
          Chamado também de bolinha de queijo, é um doce tipicamente mineiro, com origem na região da Serra da Canastra. A massa é feita com queijo Canastra curado, ovos, farinha de trigo e fermento. É cozido em água com açúcar. Quando pronto, as bolinhas são espetadas cravo, lembrando uma ameixa. Por isso é chamado também de ameixa de queijo. É bom demais da conta esse doce. (fotografia acima de Nilza Leonel)
11 - Os doces cristalizados e em compotas
          Os doces cristalizados dão água na boca só de olhar, bem como os doces em compotas. Por durarem mais tempo em conserva, são bastante comuns, hoje em dia. São doces especiais, finos, principalmente os doces cristalizados, ideais para quem quer adquirir uns quilinhos a mais. Isso porque são feitos com pequenas tiras das cascas e pedaços das frutas. Cristalizado, ficam deliciosos, crocantes e irresistíveis. Não dá para comer só um só pedacinho. As pessoas vão comendo sem se darem conta da quantidade, porque são irresistíveis mesmo. (fotografia acima de André Saliya e abaixo de Sérgio Mourão)
          Já os doces feitos em calda, são feitos com a fruta inteira, ou cortadas em grandes pedaços. Levam apenas água, açúcar e algumas especiarias. Dependendo das frutas, esses doces são feitos com as cascas, sementes e caroços também. Os doces em compotas mais populares em Minas são os de figo, laranja, jabuticaba, maçã, melão, jaca, mexerica, amora, banana, pêssego, pequi, morango, frutas vermelhas, mamão, goiaba, ameixa, limão, manga, pera, abacaxi, dentre outras frutas, além de abóbora, batata doce, cenoura, tomate, pimenta biquinho, etc.

113 comentários:

  1. Quanto ao sabor, provavelmente excelentes.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o da Cooperativa de São João de Nepomuceno, MG. O Tupinambás, com certeza, estaria entre os primeiros...

      Excluir
    2. Ainda não vi o Doce de Leite Cachoeira, de Itaguara, muito bom.

      Excluir
    3. Discordo já provei vários destes doces acima citados pra mim o doce de leite Ecila de itanhandu está entre os melhores .

      Excluir
  2. Faltou o Itambé !! Ele deveria estar no mínimo entre os 03 primeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ITAMBE EH O PIOR DOS DOCES. TEM MUITO ACUCAR E SUA CONSISTENCIA NAO EH BOA.

      Excluir
    2. Sou argentina e o Itambé acho muito bom, uso pra muitas receitas- gosto muito do Mu-Mu também mas nao sei seu origem,,,

      Excluir
  3. Doce de leite Antunes de Moeda ganha de todos... na certa estão levando em conta a embakagem e nao o sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Concordo! É o melhor doce de todos!

      Excluir
    2. Com certeza vc nao experimentou o doce de Leite Rocca , excelente, esse de Meda tbem deve ser bom.

      Excluir
  4. O Magestic é melhor e mais suave que o rocca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é maravilhoso, não é enjoativo...Experimentei um, depois comprei uma caixa com 24 unidades....

      Excluir
  5. Respostas
    1. Num sei onde. Sabor está maravilhoso como sempre e lançamento de café está maravilhoso.

      Excluir
  6. Majestic deveria ser o primeiro colocado!!! O melhor de todos!!!!👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Justiça feita ao ROCCA, excelente, principalmente o com leve sabor de café!

    ResponderExcluir
  8. O doce da marca Antunes de Moeda tbm deveria estar na lista,eles não sabem o que estão perdendo.lamentavel

    ResponderExcluir
  9. Uma pena não estar entre os 10, o doce de leite ECILA de Itanhandu, sul de Minas! Posso garantir que é um dos melhores! Textura, cor, pouco açúcar, suculento, derrete na boca! Quem gosta, pode procurar! Fica a dica!

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que o campeão não tenha nenhum contato em seu site. Contatos totalmente desatualizados, e-mail com erro e celulares faltando número. Belo cartão de visitas para uma empresa que tem o "melhor" doce de leite mineiro.

    ResponderExcluir
  11. Boa iniciativa. Há muito acompanho a evolução dos doces de leite mineiros. Tem um que atualmente considero o melhor e de Inhapim. Tenho certeza que na próxima lista estará entre os primeiros

    ResponderExcluir
  12. O Souvenir de Juiz de Fora tb não apareceu. E o melhor q já comi foi o da Escola de Laticínios Cândido Tostes, tb de Juiz de Fora, de onde devem ter saído muitos dos laticinistas q fabricam estes doces...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse doce é de tabuleiro e não de juiz de fora

      Excluir
    2. Muito bo! Aliás, tudo 1ue é feito no Cândido Tostes, JF, "é tudibom!!!

      Excluir
  13. Doce de leite Miray, o melhor q já comi.

    ResponderExcluir
  14. Precisam conhecer o doce de leite Rádio da cidade de Prata no triângulo Mineiro

    ResponderExcluir
  15. Já provei o Rocca, nº 1 dessa reportagem. É possível compra-lo no Roselanche, em Barbacena, mas eu prefiro o Rezenda tipo argentino (não foi mencionado). Comprei dele na Cabana da Mantiqueira e na lanchonete do Posto Trevão, em Conselheiro Lafaiete.

    ResponderExcluir
  16. O Viçosa caiu absurdamente de qualidade

    ResponderExcluir
  17. Nugovita Laticínio de São Gonçalo do Pará - capital mineira do doce participou da pesquisa?

    ResponderExcluir
  18. Doce de Leite Viçosa - 10a vez SEGUIDA o melhor do Brasil... https://primeiroasaber.com.br/2019/07/26/doce-de-leite-vicosa-e-eleito-pela-10a-vez-o-melhor-doce-de-leite-do-brasil/

    ResponderExcluir
  19. O melhor doce de leite é o rádio da cidade do Prata no triângulo mineiro

    ResponderExcluir
  20. A minha preferência se chama ITAMBE adoro esse doce hummm.

    ResponderExcluir
  21. Faltou o Doce Senador aí do Laticínio Sérvulo,doce excelente com mais de 40 anos de tradição no mercado!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o primeiro lugar.Realmente delicioso e pou o doce

    ResponderExcluir
  23. Doce de leite da minha tia Neneca lá do Maracuja, parte rural de conselheiro Lafayette! Não tem igual

    ResponderExcluir
  24. Esse concurso só considera os doces feitos em alta escala e industrializados. Temos excelentes doceiras nesse interior de Minas Gerais. Se visitarem Gouveia e São Gonçalo do Rio das Pedras / Serro, conhecerão o verdadeiro doce de leite artesanal, feito em fogão de lenha.

    ResponderExcluir
  25. O doce de leite que a minha irmã faz é o mais saboroso que já comi até hoje. Depois vem o Viçosa. Os outros nove da lista nunca experimentei.

    ResponderExcluir
  26. Villare é o meu preferido. Mas só o encontro pelo interior de MG.

    ResponderExcluir
  27. É uma pena que o doce de leite produzido em Florestal, no campus da UFV, antiga EMAF, não tenha participado do concurso! É muito bom! O Viçosa, que foi o campeão por diversas vezes, é cópia da receita do doce que é fabricado em Florestal, mas perde de longe!

    ResponderExcluir
  28. O ECILA pra mim é o melhor Itanhandu sul de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  29. Esses doces citados, alguns eu não conheço, talvez sejam bons, mas deixar de fora Doce Ecila de Itanhadu, Doce Miramar, não entendo os critérios.

    ResponderExcluir
  30. Quem passar pelo bairro Padre Eustáquio, em BH, deve ir à Fabrica de Doce Padre Eustáquio - familiar, não entra nesse ranking e faz o melhor da Galáxia, há três gerações! E provem o canudinho, o pé-de-moleque e o cajuzinho. Maravilhas!

    ResponderExcluir
  31. Faltou o Cachoeira de Itaguara e que eu me lembre o Tatitania não é dos melhores, não devia figurar aí

    ResponderExcluir
  32. Faltou o melhor dos melhores DOCE DE LEITE CAMPONESA/EMBARÉ!!!

    ResponderExcluir
  33. Rocca em primeiro e Majestic em segundo, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  34. Faltou o dofme de leite Ventania
    O melhor do sul de MG

    ResponderExcluir
  35. Todos são muito bom, não troco pelo doce de leite cozido de uma lata de leite com desado "LEITE MOÇA'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiêee! falou tudo! era o que eu ia recomendar. Doce de leite "Leite Moça" cozido. sem igual e barato.

      Excluir
  36. Tem o Rádio da cidade de Prata no triângulo Mineiro. É sensacional

    ResponderExcluir
  37. O melhor não está na lista, ao menos para mim, o Miramar de São Lourenço

    ResponderExcluir
  38. E o doce Ubari, agora com nova versão com côco, está com muita qualidade tb!

    ResponderExcluir
  39. Onde podemos compra-los?Moro em sao paulo.
    ]

    ResponderExcluir
  40. Coleira de Itaúna. Acredito ser um dos melhores também.

    ResponderExcluir
  41. Cooperita de Itaúna desculpem, o corretor ortográfico mais me atrapalha

    ResponderExcluir
  42. Não sei se ainda existe, mas o melhor doce de leite que já comi é o Marfim, da cidade de Varginha. Já foi classificado como o melhor do Brasil por 3 anos seguidos e um dos melhores do mundo em concurso internacional.

    ResponderExcluir
  43. O melhor doce de leite que conheço é o meu, com 10% apenas de açúcar!!

    ResponderExcluir
  44. Faltou o doce de leite de Araxá, Dona Cecília.

    ResponderExcluir
  45. Melhor doce de leite é o da Pousada da Vanda no Vale da Babilônia na Serra da Canastra!! Simplesmente Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  46. E quem conhece o Du Prata, da cidade de São Domingos do Prata?! Muito bom também!

    ResponderExcluir
  47. para meu gosto em particular o MAGESTIC é sem duvida o melhor entre todos que degustei.....

    ResponderExcluir
  48. Faltou doce de leite borboleta que voltou a ser produzindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borboleta é vida!!! Comia quando menina! Onde será que encontro?

      Excluir
  49. Rocca é ótimo, principalmente o de café,

    ResponderExcluir
  50. Coopatos está fácil entre os 3 melhores. Textura e sabor ímpares.

    ResponderExcluir
  51. Doce de leite Viçosa 😋😋👏👏

    ResponderExcluir
  52. Pra mim o mais perfeito é o Aviação que sequer figura nessa lista! Certamente dividiria o pódio com o Rocca uma vez que são deliciosamente parecidos!

    ResponderExcluir
  53. Desconheço algo melhor que o Conaprole uruguaio

    ResponderExcluir
  54. Cadê o Aviação ?? Pra mim depois do Havanna ou Vacalin (argentinos), o Aviação é o que chega mais proximo

    ResponderExcluir
  55. Está faltando o doce de leite do Antunes em moeda, pra mim o melhor principalmente o doce de leite com café esse é perfeito

    ResponderExcluir
  56. Doce de leite Pé da Serra em Santa Bárbara do Tugúrio, zona da Mata. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  57. Excelente publicação, aprendi muito e darei mais atenção ao comprar...parabens ais produtores...👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  58. Doce Água na Boca. Laticínios Serra Negra em Lima Duarte MG, pra mim o melhor doce de leite pastoso.

    ResponderExcluir
  59. Acho que esqueceram de um doce que já até ganhou prêmio na culinária paulista, doce de leite AVIAÇÃO de São Sebastião do Paraíso-MG.

    ResponderExcluir
  60. Quem já experimentou o doce de leite com coco Portão do Cambuí, de Cambuí-MG? Achei maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  61. Depois que vocês comerem o doce de leite aviação de São Sebastião do Paraíso, sudoeste de Minas, não haverá mais lista... Ele é simplesmente o melhor.

    ResponderExcluir
  62. Faltou o doce deleite, doce de leite com coco e doce de leite com chocolate da Souvenir, da cidade de Tabuleiro, na Zona da Mata mineira .Para mim deveria estar no topo de todos.

    ResponderExcluir
  63. O segredo do doce de leite é pouco açúcar .6 litros de leite e. 1litro.de.açúcar.

    ResponderExcluir
  64. O Rocca é maravilhoso... Sua versão combinada com café também é incrível. Amo o sabor desse.doce.e não sabia que era sem conservante o que agora me deixa ainda mais confortável em consumir.

    ResponderExcluir
  65. Eu nem gosto de comprar o Doce de leite Viçosa porque eu não consigo parar de comer.

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de conhecer uma Fazenda que faça Doce de leite...hummmm

    ResponderExcluir
  67. Precisa comer o doce da Don igualzinho ao doce de leite da minha tia Laura
    Marca Don pode ficar na geladeira não d doce demais d não vira açúcar

    ResponderExcluir
  68. Precisa comer o doce da Don igualzinho ao doce de leite da minha tia Laura
    Marca Don pode ficar na geladeira não d doce demais d não vira açúcar

    ResponderExcluir
  69. Faltou o doce de leite do laticínio de Conselheiro Pena MG Diminas. É o melhor que já comi

    ResponderExcluir
  70. Tive o prazer de degustar o Rocca me apaixonei maravilhoso

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores