Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Conheça Pintos Negreiros

(Por Arnaldo Silva) Pintos Negreiros é um charmoso e pitoresco distrito de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais criado por Lei em 1953. A charmosa Vila faz divisa com os municípios de Cristina, Dom Viçosa, Virgínia, Delfim Moreira e Itajubá.
          Encravado na Serra da Mantiqueira, a Vila conta com pouco mais de 1600 moradores que vivem nos bairros Negreiros, Alto da Serra, Pedreira, Canto dos Amaros, Canto dos Carneiros, Canto dos Caetanos, Mendanha, Caetés, Coli e Boa Vista da Barra. A atividade econômica principal do distrito é a agropecuários e pequenos comércios. (fotografia acima de Carlos Henrique Silva e abaixo de Cássia Almeida)
          Outra atividade que vem crescendo no distrito é o turismo rural como o surgimento de pousadas, trilhas e oportunidades que o distrito oferece aos visitantes de conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira, num lugar charmoso, tranquilo, pitoresco, com um povo muito simples e hospitaleiro. Como em toda região da Mantiqueira, belezas naturais também estão presentes em Pintos Negreiros como cachoeiras paradisíacas, ótima trilha com cerca de 51 km de extensão que atraem ciclistas e motociclistas de várias regiões. Para os adeptos de rapel e escaladas, a dica são as pedreiras. 
          Vale ressaltar que Pintos Negreiros é considerada pelos trilheiros como um dos melhores lugares do país para a prática de mountaim bike. (Fotografia acima Cássia Almeida)
          A religiosidade é marcante entre os moradores de Pintos Negreiros. A fé católica é predominante, sendo que sua principal igreja faz parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na sede, Maria da Fé MG. No bairro Boa Vista da Barra há mais uma igreja católica e no distrito tem ainda uma igreja da Assembleia de Deus. (fotografia acima e abaixo da Cássia Almeida)
          O acesso ao distrito é por estrada de terra, bem conservada. Saindo de Maria da Fé, são 25 km. De Dom Viçoso até Pintos Negreiros são 10 km. Outra opção é por Delfim Moreira e Virgínia, também em estrada de terra, porém não estão em boas condições. A que está em melhores condições de tráfego é esta acima, saindo de Maria da Fé MG. 

6 comentários:

  1. Parece, muito tranquila, do jeito que eu gosto,pretendo fazer uma visita.

    ResponderExcluir
  2. Textos excelente, de leitura prazerosa, desperta a curiosidade dos forasteiro e a saudade dos mineiros. Digo isso por ser nato de Itajubá, conhecer boa parte das regiões que o senhor descreve em sua página. Hoje estou no estado do Mato Grosso, mas seus textos me faz dissertar memórias e vivências que só Minas Gerais pode proporcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua escrita é tão perfeita que pareço estar ouvindo tua voz!!

      Excluir
  3. Um dia irei fazer uma caminhada por essa região, passar em Pintos Negreiros, Maria da Fé, Marmelópolis, Delfim Moreira, Virgínia etc...

    ResponderExcluir
  4. Algumaspousadas em pintos negreiros pra indicar pra favor de preferência estrada de terra

    ResponderExcluir
  5. Sou de Itajubá ( 22km de mari a da fé) só aguardando o inverno pra ir conhecer esse maravilhoso local . Me aguarden. Jerson Itajubá. 🇧🇷

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores