Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Maria da Fé: a cidade mais fria de Minas

(Arnaldo Silva)  Maria da Fé, no Sul de Minas, é a cidade das oliveiras, terra do azeite, da batata e das cerejeiras. A sede do município, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é a mais fria de Minas Gerais. (fotografia acima de William Siqueira/Epamig) Com cerca de 15 mil habitantes, a cidade tranquila, aconchegante, arborizada, com belas praças, um charmoso casario e propicia aos visitantes eventos típicos de uma cidade do interior de Minas como culinária típica, festival de viola, festival de inverno, Noite do Livro, Folia de Reis, Dança de São Gonçalo, Dança de Catira e um artesanato feito com fibras das folhas da bananeira valiosíssimo. A cidade oferece aos visitantes aconchegantes pousadas, bem como bons restaurantes.
          O grande destaque de Maria da Fé (na foto acima de Rinaldo Almeida) é seu povo de bom coração, atencioso e caloroso. Frio na cidade é apenas do tempo mesmo. Seu povo é cheio de calor humano, além de Maria da Fé, ser uma cidade apaixonante, com belezas arquitetônicas atrativas em seu casario e tendo como destaque a bela Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, com pinturas do artista plástico italiano Pietro Gentilli, (na foto abaixo de Gislene Ras)
          Este artista tem ainda trabalhos em Mariana MG. Ainda como atrativos, a cidade tem a Casa do Artesão, a Praça da Estação onde tem uma lembrança da Maria Fumaça, o Centro Cultura onde o visitante tem a disposição informações sobre a histórica e pontos turísticos do município.
          O intenso frio de Maria da Fé atrai turistas vindos de todo o Estado e também do Brasil, quem vem à cidade para contemplarem a beleza dos campos cobertos de branco pelas geadas rigorosas no inverno e brincar com o gelo. Dá para fazer até boneco como pode ver na foto acima, do Willian Siqueira/Epamig. Mas porque faz tanto frio em Maria da Fé?
          Maria da Fé está a 1258 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, sendo o seu ponto mais alto o Pico da Bandeira com 1623 metros de altitude (homônimo do outro pico, em Alto Caparaó MG), A paisagem é montanhosa, com 88% da área do município formada por “mares de morros”, sendo boa parte constituída por rochas sedimentares formadas ao longo dos milhões de anos por areia, argila, calcário, arenito e granitos. (foto acima de Rinaldo Almeida e abaixo de Pedro Henrique Moura/Epamig)
          A localização de Maria da Fé está entre as zonas de convergências climáticas entre São Paulo e a região Sul do Brasil. Quando a massa de ar frio se desloca do Sul do país para o sudeste, chegando pelo Norte de São Paulo, na região de Campos do Jordão, se desloca para Minas a partir dessa região. O primeiro município mineiro nessa convergência é Maria da Fé que graças ao seu relevo, altitude e montanhas rochosas, tornam as condições propícias para que a massa de ar fria se mantenha inalterada por um bom tempo, prolongando o frio.
          Ou seja, a massa de ar fria chega sem muitas alterações, no seu ponto de convergência em Minas, Maria da Fé (na foto acima de Cássia Almeida). Por isso que é a cidade mais fria de Minas Gerais. Quando essa massa de ar frio se desloca de Maria da Fé para outros municípios, a temperatura vai reduzindo um pouco, mesmo assim, bem baixas no restante da Região da Mantiqueira e Sul de Minas, chegando abaixo de zero nos municípios próximo a Maria da Fé. (fotografia abaixo de Pedro Henrique Moura/Epamig)
          A menor temperatura registrada em Maria da Fé foi em 21 de agosto de 1981, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou - 8.4° C. Não foi somente a menor do município, mas de Minas Gerais, registrados até os dias de hoje.
          A segunda menor temperatura, registrada em Minas Gerais, também foi em Maria da Fé, quando os termômetros, registraram na cidade, -6.3° C em 14/06/2016 e -5° C, em 25/07/2021. (fotografia acima de William Siqueira)
          No dia 14 de junho de 2016, os termômetros marcaram -6.3º C, a mais baixa temperatura do século 21, em Minas Gerais, até o momento. (foto acima de Cássia Almeida)
          O clima frio de Maria da Fé permite plantar cerejeira, árvore nativa do Oriente, cujo cultivo requer altitudes acima de 1000 metros e clima bem frio. (fotografia acima de Cássia Almeida) Como em Maria da Fé tem esses dois fatores, uma das dezenas de variedades da planta se adaptou muito bem ao município, sendo hoje uma dos cartões postais da cidade. No início do inverno, quando acontece a florada, a cidade recebe visitantes de ouras regiões para presenciarem esse espetáculo divino!
Como chegar?
          Maria da Fé está a 25 km de Itajubá, a 80 km de Campos do Jordão, a 50 km de São Lourenço, a 265 km de São Paulo e a 467 km de Belo Horizonte. O aeroporto mais próximo é o da capital paulista.
Das cidades citadas acima, tem ônibus diário para Maria da Fé. De Brasília e Goiânia pela Viação Gontijo, Rio de Janeiro, pela Viação Útil e outras cidades mais distantes, o melhor é vir de ônibus até Itajubá ou São Lourenço e de lá, pegar outro ônibus para Maria da Fé.
          De carro de São Paulo, siga pela Rodovia Presidente Dutra até Lorena, pegue a BR-459, passando por Piquete/SP e Delfim Moreira/MG, entrando na MG-350 até Itajubá e por fim, entrando pegando a MG-383, até Maria da Fé.
          Quem vem do Rio de Janeiro, o trajeto é o mesmo para quem vem de SP, bastando pegar a Via Dutra até Lorena e seguir as orientações acima, até Maria da Fé.

8 comentários:

  1. Muita vontade de conehcer a cidade, parece ser linda e muito acolhedora.

    ResponderExcluir
  2. as fotos são belissimas, e apenas pela forma que descreveram a cidade ja da vontade de conhece-la.

    ResponderExcluir
  3. Fui no período frio, mas gostaria de voltar no final do ano, no tempo das azeitonas.

    ResponderExcluir
  4. MG é surpreendente.....vale a pena conhecer...povo acolhedor...

    ResponderExcluir
  5. O Danilo Gentile é neto do artista citado, Sr. Pietro Gentile

    ResponderExcluir
  6. Que linda,fiquei com vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  7. Terra do artista plástico Domingos Tótora, mundialmente conhecido.

    ResponderExcluir
  8. como chegar lá, pessoal? Parece que não quer que a gente vai...oxi!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores