segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Aprenda a fazer broa de massa de queijo

Compartilhe:

Algumas receitas acabam se perdendo com o tempo, devido a modernidade e correria do dia a dia, a Broa de Massa de Queijo é uma delas. Receita típica mineira, muito comum no Centro Oeste,  na região da Canastra e no Alto Paranaíba, onde acredita-se tenha se originado, mais precisamente, na cidade de Patrocínio MG. Essa broa é feita com a massa do queijo (massa coagulada colocada nas formas para descoragem). É aquela massa que o queijeiro coloca na forma para apertar, escorrer o soro do leite. A base dessa broa é essa massa. 

     Na Região Centro Oeste de Minas essa broa era popularíssima. Em todas as estações de trem tinha quem vendia nas paradas. O mais famoso deles era o "Seu" Valdemar, de Leandro Ferreira, cidade do centro Oeste de Minas. Ninguém resistia à broa que ela fazia. Era obrigação de todos descerem para comprar a broa dele. Era famosa.  Ninguém resistia.
     Minha avó fazia muito, isso em Bom Despacho MG, já que na fazenda se produzia queijo e toda semana retirava a massa para fazer essa broa.
     Ai com o tempo as pessoas foram migrando-se para cidade, extinguindo os quintais, parando de fazer aquelas coisas gostosas da roça e algumas deles acabam sendo esquecidas, como é o caso dessa broa. Mas eu me lembro e resolvi fazer e mostrar para vocês.
     Pra quem mora na cidade, encontrar massa de queijo é difícil, pra mim não já que onde moro tem muitos produtores artesanais de queijo, assim ficou fácil. Mas tem que ser massa de queijo, não é coalhada não gente. Feito a broa, é só servir com café.
Ingredientes
1 quilo de massa de queijo
4 copos americanos de fubá de canjica (de preferência)
9 ovos
1 xícara de açúcar (eu uso meio copo americano de açúcar)
1 pitada de sal

1 colherzinha de fermento químico
1/2 copo americano de óleo
manteiga para untar
Modo de fazer
É bem simples. Numa panela própria, misture bem todos os ingredientes, usando somente as mãos. Misture até que esteja desgrudando das mãos. Se a massa estiver mole, acrescente mais um pouco de fubá.
Faça os moldes das broas com as mãos e coloque para assar a 200 graus por mais ou menos 50 minutos ou quando estiverem douradas. 
Fica ótima com com café ou chá.
A massa de queijo
Quem mora na cidade vai ter dificuldades em conseguir a massa de queijo, já que encontrar quem faça queijo em cidades, principalmente grandes, é difícil. É fácil fazer essa massa (na foto acima de Tiago Geisler), requer leite cru, não serve saquinho, nem caixinha, tem que ser o cru.
Pra fazer a massa você vai precisar de:
10 litros de leite cru e 5 ml de coalho.
Como fazer a massa
Primeiro você terá que aquecer o leite (não precisa ferver); em seguida acrescente o coalho e mexa para  que  se dilua todo no leite;
Desligue o fogo e deixe descansar por 3 horas, até coagular a massa;
Depois desse tempo, com uma colher grande,  vá "cortando" a massa para ir liberando o soro e espere uns 5 minutos até o que soro esteja todo liberado; 
Escoe esse soro todo;
Assim, já pode coar. Pegue um pano seco, fino e bem limpo. Coloque a massa nele e esprema bastante para retirar 
Coe com a ajuda de um pano fino e limpo. Esprema a massa ainda dentro do tecido para retirar todo o soro;
Retirado todo soro, ai está a sua massa de queijo.     
Por Arnaldo Silva de Bom Despacho MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários



Este site se reserva no direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa, bem como assuntos fora do tema da matéria serão excluídos.