Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

São João Del Rei: turismo e a linguagem dos sinos

(Por Arnaldo Silva) De um simples arraial em 1704, a uma das principais cidades de Minas Gerais com mais de 90 mil habitantes atualmente. Assim é São João Del Rei, cidade na Região do Campo das Vertentes, distante 200 km da Capital. A cidade alia história, tradição e cultura com o charme das pequenas vilas coloniais mineiras do século XVIII e início do século XIX, o glamour da arquitetura eclética do final do século XIX e início do século XX e o modernismo do final do século XX e início do século XXI.
          Andar pelas ruas estreitas de São João Del Rei, calçadas com pedras, perceber a beleza, cores e o estilo barroco mineiro, do século XVIII, inconfundível em sua arquitetura, bem com suas igrejas centenárias, é um sentimento de volta ao passado. Saindo um pouco do Centro Histórico, pode se conhecer a beleza dos casarões em estilo eclético, do final de século XIX, para o início do século XX. Esse estilo surgiu na França e mescla o barroco, com o modernismo do início do século XX. (fotografia acima de César Reis)
          A mistura da arquitetura barroca com a eclética e a modernista, faz de São João Del Rei um perfeito cenário de cores e emoções, marcados por épocas diferentes, tão bem a mostra em seus detalhes, cores vivas e história. 
A terra onde os sinos falam
          O toque e repiques dos sinos das igrejas de São João Del Rei é uma das maiores tradições mineiras. Em São João Del Rei o toque dos sinos simboliza fielmente essa tradição que chegou à cidade pelas mãos dos portugueses, no início do século XVIII, há mais de 300 anos.
          Na cidade conhecida como a "terra onde os sinos falam", os sinos das igrejas tem linguagem e toques próprios, de acordo com cada festividade religiosa ou mesmo para alertar a população para algum problema como incêndios. Pelos toques dos sinos, sabe que tipo de solenidade será celebrada e inclusive, onde. Cultura secular preservada pelos sineiros da cidade que os moradores conhecem e entendem muito bem essa linguagem. Saberes que vem de gerações. (na fotografia acima de Limoncino Oliveira, sineiro tocando sino em São João Del Rei)
          São 3 ou 4 toques por dia que pode ser às 12, 15 e 18 horas e ainda, após as missas ou para anunciar o falecimento de alguém da paróquia, parto, posse de irmandade, Natal, Ano-Novo, das chagas ou morte de Jesus, agonia, passos da paixão, cinzas, finados, a hora do Ãngelus, etc. 
          Para cada ocasião e situação, toques com linguagens diferentes. Os moradores da cidade entendem muito bem a linguagem de cada toque, embora os sineiros sigam a linguagem tradicional e secular dos sinos, os sineiros tem liberdade para desenvolver seus toques.
          O turista se encanta, se emociona, embora não conheça bem os toques e a linguagem dos sinos, que não é restrita apenas às igrejas, mas também em prédios públicos.
          Tão fascinante e sem igual que o Toque dos Sinos em Minas Gerais foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), por representar a história e memória do povo mineiro.
          Além de São João Del Rei, o IPHAN teve como referência para o reconhecimento da linguagem dos sinos as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes. O toque dos sinos nessas nove cidades mineiras é Patrimônio Imaterial Nacional desde 30/12/2009. (fotografia acima de César Reis em São João Del Rei MG)
Cidade bem estruturada e desenvolvida
          Ao longo dos mais de 300 anos da cidade, São João Del Rei evoluiu, cresceu e se desenvolveu, sendo hoje um polo comercial e educacional na região, além de ser uma das cidades mais importantes para o turismo em Minas Gerais. No século 18 a exploração do ouro era a principal atividade da cidade, hoje o ouro é outro. É o turismo. 
          A cidade recebe todos os anos milhares de turistas atraídos por suas tradições e beleza singular, arquitetura e história. Está sempre em movimento, sempre tem alguma atividade que agita esquinas, ruas e praças, movimentando a economia local, principalmente os ótimos hotéis, pousadas e restaurantes da cidade. O Carnaval é uma das principais festas populares com desfile de blocos caricatos pelas ruas históricas e muita alegria. (na foto acima de Deividson Costa, noturna da cidade)
Religiosidade
          A Semana Santa é uma das mais bonitas tradições religiosas de São João Del Rei, com todas as igrejas abertas para a visitação dos fiéis nessa época. Tem ainda apresentação da encenação da Morte e Ressurreição de Cristo e confecção de tapetes feitos com areia e flores, que decoram as ruas para a procissão da Semana Santa, bem como apresentações musicais, de canto e dança realizados no Largo São Francisco. No dia de Corpus Christi os tapetes coloridos cobrem as ruas num espetáculo de fé e arte. 
          As belíssimas igrejas dos séculos 18 e 19 com impressionantes trabalhos artísticos da época, com altares trabalhados em ouro, forros com pinturas representando cenas bíblicas impressionantes, são um dos maiores atrativos para os visitantes. As igrejas mais procuradas a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1720), Catedral-Basílica do Pilar (1721), Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1733) (na foto acima do Thelmo Lins), Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Bonfim (1769), Igreja de Francisco de Assis (1774) e também as Igreja do Senhor dos Montes, de Santo Antônio e Nossa Senhora da Piedade do Bom Despacho.
Arquitetura barroca, eclética e modernista
           Conhecendo mais São João Del Rei, encontramos a arquitetura moderna, em prédios, casas, praças, restaurantes, comércio, etc. São João Del Rei é a história antiga, viva, presente e moderna ao mesmo tempo.
          Ao andar pelas bucólicas ruas de São João Del Rei, percebe-se o silêncio e a paz que transmite. Esse silêncio guarda a magia daquele tempo quando, nós mineiros, lutávamos pela Independência do Brasil. Nos tempos da Inconfidência Mineira, a cidade, junto com a vizinha Tiradentes, foi ativa e importante na luta contra as forças da Coroa Portuguesa, tendo sido cogitada pelos Inconfidentes, ser a cidade a Capital de Minas Gerais, caso o movimento saísse vitorioso. (Fotografia acima de César Reis)
A Estação de Trem
          Para coroar a beleza e emoção de conhecer São João Del Rei, o passeio de Maria Fumaça é a “cereja do bolo”. (na foto acima de Matheus Freitas/@m.ffotografia, a Estação de Trem de São João Del Rei) 
          Ativa desde 1881 quando foi inaugurada por Dom Pedro II, faz o percurso atualmente até Tiradentes. São 12 km apenas, numa emocionante viagem de 45 minutos. Os passageiros embarcam na charmosa estação em São João Del Rei, sendo recebidos por figurinos trajando roupas de época e seguem até Tiradentes, uma das mais belas cidades mineiras.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores