terça-feira, 2 de julho de 2019

Se encante com Minas Gerais!

Compartilhe:

Cultura, culinária, tradição, historia, religiosidade, paisagens deslumbrantes e o povo mineiro em especial, fazem de Minas Gerais um estado único no Brasil. (foto acima de Jerez Costa em Aiuruoca MG)
Na cozinha mineira todos são bem vindos e tem comida pra todos. Mineiro não economiza na comida, de jeito nenhum! É a nossa "marca". Nossa principalmente característica é tratar bem as visitas, oferecendo uma mesa farta. Você pode ir em 10 casas por dia de um mineiro, com certeza, não sairá de lá sem tomar um cafezinho e comer pelo menos uns biscoitos. Isso em todas as casas. E não adianta recusar. É desfeita das grandes recusar um doce, um cafezinho, uma quitanda ou um prato especial de nossa culinária. E tem pra todos os gostos e idades. A culinária de Minas conquista o mais exigente paladar. Basta experimentar. 
Saindo da cozinha, vamos para a nossa arquitetura. É única, magnífica, esplêndida! Em Minas está o maior acervo arquitetônico do Brasil e o mais importante também. São cidades históricas e muita histórica pra contar do período Colonial, Barroco e Imperial Brasileiro. Por toda Minas Gerais você encontra história e cultura nas cidades. 
A mais famosa é sem dúvida Ouro Preto (na foto acima de Arnaldo Silva), cidade Patrimônio Mundial desde 1980.Temos também Diamantina, que também é Patrimônio Mundial, bem como o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. Temos Mariana, a primeira Capital de Minas Gerais, a cidade do Serro, Tiradentes, São João Del Rei, Prados, Sabará, Santana dos Montes, Pitangui, Catas Altas, Santa Bárbara, Conceição do Mato Dentro e outras dezenas de cidades mineiras que se destacam pela arquitetura barroca, eternizadas nos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e pelas pinturas emocionantes e impressionantes do Mestre Athaíde. 
Pra quem quer apenas relaxar, curtir a natureza, em Minas não falta lugar. Veja essa imagem acima do César Reis, feita em Santa Bárbara do Tugúrio, no Campo das Vertentes. Não é impressionante? E as cachoeiras? São milhares. Gosta de práticas meditativas? Conheça as cidades sagradas de Minas, segundo os místicos e esotéricos são sete e todas no Sul de Minas. As cidades sagradas são:São Tomé das Letras, Aiuruoca, São Lourenço, Pouso Alto, Itanhandu, Maria da Fé, Carmo de Minas e Conceição do Rio Verde. Vale a pena conhecer essas cidades. 
Mas você gosta de curtir as flores e caminhar por campos de girassóis aqui tem. Seja no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, Zona da Mata, no Norte de Minas, ou na Região Central, encontrará belíssima plantações de girassóis. Temos também plantações de lavandas. Isso mesmo, lavandas em Minas. (foto acima Lavandas da Serra/divulgação) Em São Bento do Abade, no Sul de Minas, vizinha a São Tomé das Letras.  Se gosta da beleza das cerejeiras, aqui tem também. Em Maria da Fé e outras cidades do Sul de Minas.
Lugares para relaxar, aliviar as tensões que as grandes cidades provocam, você encontra em Minas o que precisa, por exemplo, esse lugar ai da foto acima, do Pedro Beraldo, em Santo Hilário, distrito de Pimenta, no Oeste de Minas, uma das cidades banhadas pelo imenso Lago de Furnas. Vir à Minas Gerais não é uma simples viagem. É vivenciar a plenitude da natureza, sentir a energia dos minerais que emanam de nossas terras e a energia boa que vem das montanhas mineiras. Só encontra aqui.
Tem muita gente que vai à Capadócia, na Turquia, voar de balão. Nem precisa, aqui em Minas tem. Em São Lourenço, no Sul do Estado (na foto acima de Gislene Ras), voar em balão é uma aventura imperdível. Tem balonismo na Serra da Moeda, em Tiradentes, São Roque de Minas, Sete Lagoas e outras cidades mineiras. Se deseja uma aventura mais radical, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é o melhor lugar do mundo para praticar voo livre. Voar de parapente na Serra da Moeda, pertinho de BH é uma aventura e tanto. Tem ainda a Serra do Cipó, lugar perfeito para os amantes do trekking, canoagem e rapel.
E nossas águas medicinais? Em todas as regiões tem. Em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, tem águas quentes, de alto poder medicinal. As águas de Montezuma, no Norte de Minas, são famosas por suas propriedades, sem contar as águas sulfurosas e radioativas de Araxá, considerada o maior spa de águas medicinais do país. Se for ao Sul de Minas vai se deliciar com as melhores águas medicinais do mundo. Lambari, na foto acima de Luiz Carlos, Caxambu, Poços de Caldas, Caldas, São Lourenço, Baependi e tantas outras. O circuito das águas de Minas é o destino perfeito para quem quer conforto, bem estar e saúde. 
Eu particularmente gosto de fazendas e de lugares tranquilos. Veja essa imagem acima. É do Marcelo Santos, no Vale Encantado em Alto Caparaó MG, Zona da Mata. Faz jus ao nome.  É de encantar mesmo. 
Pra quem ama a vida rural, fazendas que recebem visitantes em Minas é o que não falta, principalmente as fazendas construídas no auge do Ciclo do Café. (na foto acima, de Themo Lins, a Fazenda Palestina em Itapecerica no Oeste de Minas) Sul de Minas, Região Central e Zona da Mata estão concentradas as grandes fazendas Minas, muitas delas recebem visitantes, como a Fazenda Santa Clara, em Santa Rita de Jacutinga e outras que viraram pousadas, como em Santana dos Montes, na Região Central. Por todo o Estado encontrará casarões (como este da foto abaixo, do Sérgio Mourão, da Fazenda da Vagem em Nova Era, Vale do Aço. Na fazenda hoje funcionada um Centro Cultural), pousadas e hotéis fazendas em todas as regiões de Minas que oferecem conforto e uma volta do tempo. 
Não para descrever tudo que o Estado oferece em algumas palavras. Em cada região, em cada cidade mineira, tem um pouco de Minas, porque, como diz Guimarães Rosa: "Minas são muitas". Venha conhecer Minas Gerais! (Por Arnaldo Silva)

Nenhum comentário:
Faça também comentários