Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Conheça Rio Novo

(Por Arnaldo Silva) Em Minas Gerais encontramos verdadeiros tesouros. Cidades onde seus moradores se sentem parte integrada de sua arquitetura e em tudo que a cidade oferece. Cuidam e se orgulham da cidade onde vivem. Uma dessas cidades é Rio Novo, na Zona da Mata Mineira (na fotografia acima do Thelmo Lins). Com cerca de 8.500 habitantes, Rio Novo é uma típica e tradicional cidade do interior de Minas. Seu povo não foge à regra com o mais genuíno carisma da hospitalidade mineira.
          Rio Novo foi fundado em 13 de 1870 e faz divisa com os municípios de Tabuleiro, Guarani, Piau, Coronel Pacheco, Chácara, São João Nepomuceno e Descoberto. (acima foto de uma fotografia antiga de Rio Novo) É uma das sedes do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco. Em Rio Novo está o terminal de passageiros e o pátio das aeronaves. Fica apenas 55 km de Juiz de Fora MG pela MG 353 e 297 km de Belo Horizonte, pela BR 040. 
          O que chama atenção na cidade é o cuidado de seus moradores para com seu patrimônio, principalmente na conservação de seu casario histórico, em estilo colonial e maior parte, no estilo eclético. A bela arquitetura das fachadas dos casarões e suas cores vivas encantam e impressionam os visitantes. (fotografia acima de Thelmo Lins) 
          O estilo eclético surgiu na Europa no fim do século XIX como transição da arquitetura predominante. Era a combinação de estilos diferentes como o clássico, barroco, medieval, renascentista e neoclássica, originando assim um novo estilo, tendo a França e Inglaterra, os maiores inspiradores para a difusão desse estilo pelo mundo. (na fotografia acima de Erick Almeida, vista parcial de Rio Novo MG. Imagem enviada por Mauro Célio/Prefeitura Municipal)
          Em Minas Gerais, esse estilo está presente em várias cidades, como Belo Horizonte. Rio Novo tem um rico acervo eclético, que lembra muito as pequenas cidades francesas do início do século passado, principalmente em sua principal praça. 
          A praça em questão é a Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges, o maior cartão de visitas da cidade. É uma verdadeira obra de arte! Uma das mais belas praças de Minas Gerais. A junção da beleza da praça com arquitetura eclética dos casarões impressiona. Difícil não admirar tamanha beleza. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          No município estão o Ribeirão Caranguejo e o Rio Novo, que dá nome à cidade, bem como cachoeiras, trilhas ótimas para cavalgadas e muita mata nativa de Mata Atlântica. A cachaça artesanal de Rio Novo é ótima, produzida em várias fazendas do município, que conta ainda com hotéis fazendas, proporcionando conforto e descanso para os hóspedes. Já na área urbana têm feiras de artesanatos, eventos religiosos e culturais durante o ano, principalmente no Carnaval. 
          A cidade promove um dos melhores carnavais da Zona da Mata, com desfile de escolas de samba e blocos caricatos. (a foto acima foi gentilmente enviada pelo Mauro Célio/Prefeitura de Rio Novo MG) Essa festa é tão importante na cidade, que o bloco do Zé Pereira, um dos mais antigos na região, é considerado Patrimônio Imaterial da cidade. (na fotografia abaixo, de autoria de Erick Almeida, vista parcial de Rio Novo, enviada por Mauro Célio/Prefeitura Municipal)
          Estar em Rio Novo é estar em um pouco de Minas. Cultura, tradição, história, beleza arquitetônica, paisagens, arte, artesanato, religiosidade, hospitalidade e principalmente, em uma cidade gostosa de viver e de visitar. A cidade é um encanto, um verdadeiro tesouro de Minas. 

5 comentários:

  1. Rio novo é lindo, passei boa parte de minha infância ai na casa de meus avós ( Clóvis Dias e Da. Bijuca). Muitas saudades e ótimas lembranças...

    ResponderExcluir
  2. A 37 anos atrás minha mãe estava de passagem pela cidade, e eu nasci rs.
    Nao conheço, mas já sou apaixonada 😍
    Tenho planos de em breve conhecer Rio Novo. 🙏🏽

    ResponderExcluir
  3. Viajei no tempo. Sai do da minha cidade aos 19 anos, e sinto falta dessa cumplicidade do povo do interior. Quanto as fotos, espetacular! Abs ao povo da cidade.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores