Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Queijo maturado com alecrim e eucalipto

(Por Arnaldo Silva) Que mineiro entende de queijo isso todos sabem há séculos, mas cada dia uma surpresa, graças ao dom natural do nosso povo para a culinária. No pequeno município de Alagoa, no Sul de Minas, um queijo de casca marrom, com miolo na cor amarelo claro e massa firme, faz sucesso. É o queijo defumado na fumaça.
          É produzido na Fazenda Bela Vista, onde é produzidos queijos de alta qualidade e sabor, sendo três queijos da fazenda premiados recentemente no concurso Mondial du Fromage em Tours, França com uma medalha de ouro e duas de bronze.
          O queijo é feito com leite cru integral, fermento lácteo, coalho líquido e sal. É defumado artesanalmente em tambores na própria fazenda, sendo um dos mais vendidos pelo seu sabor diferenciado. Segundo a produtora Thaylane Guedes "é a fumaça do fogo que dá o aroma de fumaça e também o tom marrom na coloração do queijo".
            A produtora destaca ainda que não é usado corante algum para dar a cor marrom no queijo. Somente fumaça das folhas e galhos do eucalipto e alecrim. 
          O queijo maturado na fumaça é um queijo para comer a qualquer hora do dia, mas umas das formas mais deliciosas de saboreá-lo é na churrasqueira, onde a casca do queijo dá uma “tostadinha” e por dentro ele derrete.
          O sabor é espetacular só provando para saber! 
Por Arnaldo Silva, com informações e fotos de Thaylane Guedes/@fazendabelavistaalagoamg

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores