Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Minas se destaca na produção de azeite de abacate

(Por Arnaldo Silva) O abacate é uma fruta muito comum no Brasil. Está presente em praticamente todas as cidades e regiões brasileiras. Isso faz com que muita gente pense que a fruta é nativa do nosso país. Mas não é. Abacate é nativo da América Central e do México. A fruta está presente em vários pratos da nossa culinária e nos quintais, principalmente em Minas Gerais, que é um dos grandes produtores da fruta no Brasil. Ouro Verde, Quintal, Geada, Fortuna, Breda, Margarida e o avocado Haas e Fuerte são as variedades mais comuns no Brasil. 
          Azeite é a expressão portuguesa que usamos para a palavra, az zait, o óleo extraído do fruto da oliveira, az zaytona, no português, azeitona. As duas expressões tem origem no vocabulário árabe, do século XIII, embora a cultura do azeite seja milenar, presente inclusive, em versículos do Antigo e Novo Testamento, bíblicos. 
          A oliveira e o azeite sempre teveram importância na cultura mundial e é indispensável, na boa mesa. 
          A técnica de extrair óleo do fruto da oliveira e produzir azeite se modernizou e hoje, o termo "azeite" se tornou abrangente no mundo, já que, de outros frutos, são também extraídos, óleo. Entre esses frutos, está o abacate, que origina um azeite de altíssima qualidade e alto valor nutritivo.
          O azeite é extraído da melhor parte dos frutos, a polpa. Seja do dendê, da oliveira, do abacate, ou outro fruto. Já o óleo, é extraído das sementes, como exemplo, o óleo de girassol, de abóbora, de amêndoa, de soja, de milho, de colza, etc.
          O azeite de abacate, extraído da polpa do fruto,  é um dos mais nutritivos do mundo. As variedades Breda, Margarida e em especial o Haas produzem azeites de alto valor nutricional. Dessas variedades, o mais famoso é a variedade Haas, mas muito pouco conhecida entre os brasileiros. Chegou ao Brasil na década de 1970. 
          Essa espécie é largamente produzida na Califórnia, nos Estados Unidos. O avocado Haas foi introduzido no Brasil em 1975 e sua produção vem crescendo, tendo um incremento nos últimos anos, com a popularização da variedade no mundo, principalmente do azeite, considerado superior ao azeite de oliva. 
          O avocado das variedades Fuerte possui a casca lisa e verde, quando maduros, com formato alongado. Já o Haas é menor, de casca escura e rugosa. Quando maduro adquire uma cor escura, quase roxa. O avocado na variedade fuerte produz o fruto de fevereiro a maio. Já a temporada do avocado Haas vai de maio a outubro.
          A diferença do avocado para as outras variedades de abacates que conhecemos está na quantidade de calorias. São 10% de calorias menos que o abacate comum. Por ser originário da América Central e México, é chamado de avocado, que é abacate em espanhol. 
          O consumo dessa variedade de abacate na América Central, América do Norte e Europa vem crescendo muito principalmente entre os praticantes de esportes, antes e depois das práticas esportivas por favorecer a reposição de sais minerais. É consumido in natura, em pratos e principalmente como azeite.
          Isso porque essa espécie possui aminoácidos em sua composição, com substâncias em combinação, faz da espécie um potente antioxidante. Ajuda a balancear as taxas de colesterol, protege o coração, é um ótimo aliado no combate a doenças como o diabetes e alguns tipos de câncer e ainda possui 11 vitaminas e 14 minerais.
          Quem não pode ter em seu quintal um pé de avocado ou comprar o fruto sempre, pode fazer uso do azeite. Uma grande vantagem desse azeite, em relação ao tradicional, além do poder nutritivo é que pode ser aquecido a 200ºC.
Entre os benefícios do azeite avocado, podemos citar: 
1. Saúde da pele e do cabelo
2. Prevenção contra o câncer
3. Saúde cardiovascular e redução da pressão arterial
4. Saúde ocular
5. Redução de processos inflamatórios
6. Perda de peso
7. Absorção de nutrientes
8. Saúde oral
9. Controle da diabetes
10. Fortalecimento do sistema imunológico
11. Controle do colesterol
12. Proteção da próstata
13. Prevenção e tratamento de sinais de envelhecimento 
Onde é produzido o Azeite de Abacate no Brasil?
          Em Minas Gerais, na cidade de São Sebastião do Paraíso MG, no Sudoeste do Estado são produzidos o azeite de abacate das variedades Haas, Breda e Margarida. Também cosméticos feitos á base de abacate são produzidos no Estado pela empresa Flor do Abacate.
          A empresa surgiu da iniciativa do engenheiro agrônomo José Carlos Gonçalves, produtor de café e abacate nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A mais de três décadas de trabalho, maneja seis propriedades, em parceria com seu filho, Carlos Alberto Pinto Gonçalves. Cinco propriedades estão localizadas em Minas Gerais: São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Cássia, São Tomás de Aquino e Ibiraci, no Sudoeste de Minas Gerais. Também no estado de São Paulo, no município de Cajuru. 
          Com muita dedicação, pesquisa e tecnologia, transformou-se no maior produtor brasileiro da variedade de abacate Breda.
Anualmente, são colhidas mais de 4 mil toneladas de abacates.
Em 2014, em parceria com a Epamig, realizou, experimentalmente, os primeiros litros do azeite de abacate.
          Depois disso, em contato com universidades, pesquisas com indústrias de maquinários, orientações e inspeções de órgãos regulatórios, iniciou a construção da indústria Flor do Abacate.
          Hoje, 5 anos mais tarde, deu-se início à produção do azeite de Abacate Paraíso Verde. O azeite é extraído em maquinários modernos, a frio, sem nenhum aditivo químico. É puríssimo e muito saboroso. A produção do azeite, coincide com a safra do abacate das nossas lavouras e estende-se durante todo o segundo semestre.
          Como já amplamente divulgado, o azeite de abacate é um alimento completo. Possui vitaminas, proteínas, ômegas que quando consumidos, são revertidos em benefícios ao nosso organismo.
          Além do azeite destinado à alimentação, uma parte dele é encaminhada à produção de cosméticos muito especiais que possuem, em sua formulação, uma dose generosa do mais puro azeite de abacate. Nada mais interessante do que usar na pele um rico alimento.
          A meta principal da Flor do Abacate é aproveitar o fruto em sua totalidade: polpa, caroço e casca. Para tanto, novos projetos e pesquisas estão sendo direcionados para a confecção de produtos surpreendentes.
          Quem quiser saber mais sobre o azeite e cosméticos, pode obter mais informações pelos telefones 35 3531-4034/35 9 9105-4684 ou pelo e-mail: paraisoverdeindustria@gmail.com
(Reportagem de Arnaldo Silva com colaboração de Carlos e Júnia, proprietários da Paraíso Verde, além de nos ter cedido as fotos)

6 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores