Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

13 distritos mineiros que vão fazer você se apaixonar - Parte IV

(Por Arnaldo Silva) Esta é quarta parte com 15 pacatos e charmosos distritos de Minas Gerais. Já fizemos três, essa é a quarta parte. Atualmente, o Estado Mineiro possui, segundo dados da Fundação João Pinheiro, 1.816 distritos e 853 cidades, além de mais centenas de vilas e subdistritos. Não dá para postar todos os 1.816 distritos dai selecionamos alguns. Conheça 13 apaixonantes distritos.
01 - Glaura
          Glaura, também chamado de Casa Branca, é um dos mais antigos, charmosos e atraentes distritos de Ouro Preto, tendo sua origem no auge do Ciclo do Ouro, no século XVIII. Seu casario preserva os traços originais dos tempos do Brasil Colônia, com destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio datada de 1751 e o chafariz de Dom Rodrigo de 1782. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Seus moradores, são simples, gentis, hospitaleiros e preservam com carinho suas tradições, principalmente religiosas, representadas na Festa de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Rosário, com destaque para a dança das fitas, procissão, retretas e apresentação de bandas de músicas dos distritos vizinhos. Seus moradores vivem de pequenos comércios e da agricultura familiar, produção de doces e vinho de jabuticaba. 
02 - São José da Serra
          Distrito de Jaboticatubas município distante 60 km de Belo Horizonte, São José da Serra (na foto acima de Alexa Silva/@alexa.r.silva), é uma colonial bastante aconchegante e agradável de receptividade simples e acolhedora de seus moradores. Do centro de Jaboticatubas até São José da Serra, são apenas 25 km. O território do município ocupa 65% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, sendo por isso, rico em belezas naturais, muitas dessas belezas, encontradas no pacato e charmoso distrito de São José da Serra.
03 - Sobradinho
          Distante 15 km de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, Sobradinho é uma vila pacata com cerca de 150 moradores. Lugar atraente, com natureza exuberante, ideal para descansar, relaxar e renovar as energias. É parada obrigatória para quem vem à mística cidade das pedras. Bem no centro, na Praça da Matriz, é possível encontrar guias de turismo. Ter os serviços de um guia é recomendado, já que Sobradinho é rodeada por cascatas, cachoeiras, grutas, paisagens incríveis e poços com águas cristalinas. Com a orientação de um guia, pode-se aproveitar melhor e conhecer bem as belezas de Sobradinho. Destaque para a Gruta do Sobradinho, a Gruta do Labirinto, o Poço das Esmeraldas e o Poço Azul, as cachoeiras da Lua, da Chuva e do Sobradinho, dentre outras belezas naturais. (fotografia acima de Felipe Brazão - @fbimangensaerea)
04 - São José do Mato Dentro
          São José do Mato Dentro é um atraente e aconchegante distrito de Ouro Fino, no Sul de Minas. (foto acima de Guilherme Augusto/@mikethor). O local é agradável, bem cuidado, envolto a paisagens exuberantes e com um casario charmoso e bem cuidado. Seus moradores vivem das atividades agropecuárias, de pequenos comércios, artesanato e produtos caseiros. A religiosidade está presente entre seus moradores, destacando a tradicional Festa de São José, que mobiliza a comunidade e atrai visitantes de toda a região para participarem da festa religiosa.  
05 - Santa Cruz de Monte Alverne
          Rodeado por serras e belíssimas paisagens naturais de Mata Atlântica, está Santa Cruz de Monte Alverne (na foto acima de @shakalcarlos) ou simplesmente Monte Verde. É distrito de Miradouro, cidade da Zona da Mata Mineira. Monte Alverne fica a 28 km de Miradouro. Um povoado simples, de gente humilde, hospitaleira, que vive da agricultura, pequenos comércios e um variado artesanato com destaque para terços feitos à mão, santos de barro, lenços, etc. 
          Seu casario é simples, alguns com traços coloniais e outros tradicionais, com destaque para sua igreja Matriz, dedicada a São Francisco, bem aos pés da Serra do Brigadeiro. 
          A vida social na vila, como é comum no interior mineiro, gira em torno das festividades religiosas. A Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas mineiras, presente no distrito. Outro evento religioso de grande importância é a festa de São Francisco de Monte Alverne, um evento religioso de grande destaque na região. 
          Além de orações, missa, procissão e reza do terço, o evento conta ainda com barraquinhas, comidas típicas mineiras, exposição do artesanato local, shows com artistas locais e regionais
06 - Pedra da Cruz
          Andradas, no Sul de Minas, é uma das mais tradicionais e importantes cidades de Minas Gerais. Rodeada por belas montanhas e paisagens deslumbrantes, de suas terras saem um dos melhores cafés do Brasil, além de plantação de uvas das vinícolas locais, já que Andradas é também conhecida como a Terra do Vinho em Minas e agora, plantação de oliveiras, se destacando em nível nacional e internacional na produção de azeite de qualidade. Seus povoados e distritos rurais são charmosos, pitorescos, aconchegantes e lindos, como o da foto acima, do Guilherme Augusto/@mikethor, o povoado de Pedra da Cruz. Além deste, conta ainda com dezenas de povoados, vilas e distritos espalhados pelas montanhas do município, com belezas de encantar os olhos.
07 - Bichinho
          Vitoriano Veloso, também conhecido como Bichinho (na foto acima de Kiko Neto), é distrito da cidade histórica de Prados MG, Campo das Vertentes, sendo parte da Estrada Real. Fica a 9 km distante da sede. Sua origem é do século 18 e o distrito guarda relíquias da história colonial brasileira como casarões e igrejas, preservadas, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha, de 1771. Destaque também em Bichinho é o artesanato de móveis, telas, bordados, crochês, tapetes, esculturas e adornos famosos e presentes nas principais lojas de artesanato do Brasil .
08 - Franceses e Cafundó
          São dois distritos da pacata cidade de Carvalhos, no Sul de Minas. Franceses (foto acima Mônica Rodrigues) é um pitoresco e charmoso distrito, típico de nosso interior, com coreto, igreja, praça, casario simples, em estilo colonial e uma rica tradição culinária. Sua origem data do século XVIII, com a chegada de franceses à região em busca de ouro. Os franceses se foram, ficou a origem a história de suas presenças na região.
          Já Cafundó (foto acima), se destaca pelas belas cachoeiras e lindas paisagens.  No Cafundó, é produzida a famosa Cachaça Cafundó, a base de frutas como amora, abacaxi, laranja, maracujá, jabuticaba, mel, etc. Se alguém te mandar tomar no Cafundó, pode ir. A cachaça é boa, a comida é ótima e tem ainda no local uma pitoresca pousada, com pesque pague. 
09 - Amarantina
          Amarantina é um distrito de Ouro Preto, tendo sua origem no início do século XVIII.Fica situado na rodovia dos Inconfidentes, entre a sede do município (23 km) e Belo Horizonte (67 km). (foto acima da Igreja de São Gonçalo, de autoria de Vinícius Barnabé) Um dos mais tradicionais distritos ouro-pretanos, Amarantina guarda relíquias da história e barroco mineiro bem como preservas as tradições folclóricas mineiras como a Festa de São Gonçalo e as Cavalhadas, que atraem visitantes de toda a região.
10 - Roças Novas
          O pacato distrito de Roças Novas (na foto acima do Leonardo Távora), pertencente a Caeté na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se destaca pela beleza do seu casario colonial, pelas paisagens impressionantes em seu redor e hospitalidade de seu povo. Roças Novas é uma viagem no tempo. Fazendas centenárias, casarões e sobrados bem preservados que contam um pouco da historia do período Colonial da região, sua rica culinária mineira típica, além de seu povo simples, tipicamente mineiros e muito hospitaleiros. 
11 – Macuco de Minas 
          Macuco de Minas é um distrito de Itumirim, na Região do Campo das Vertentes (na foto acima de Ézio Donizete). O nome que faz referência ao um pássaro caracterizado por seus ovos na cor azul-turquesa, o Macuco. É um povoado relativamente grande, com cerca de 3 mil moradores que vivem da agropecuária e pequenos comércios. O charmoso distrito se destaca na região por organizar umas das maiores e mais belas festas do Carro de Bois, além das festas juninas e a tradicional festa de São Sebastião do Macuco. 
12 - Azurita
          Distrito da cidade de Mateus Leme MG, o distrito está a 65 km distante de Belo Horizonte e apenas 5 km do centro de Mateus Leme. O povoado surgiu no início no início do século XX, tendo se desenvolvido rapidamente devido a estação ferroviária, instalada no povoado. Foi elevado à distrito em 31 de dezembro de 1943. (foto acima e abaixo de Mateus Leme Recordações)
          Azurita conta com pouco mais de 4 mil moradores e tem como destaque a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Matriz de São Sebastião, o prédio da Estação Ferroviária, datado de 1911, além de fazendas centenárias, festas folclóricas e gastronomia típica.
13 - Córrego do Ouro 

          Com cerca de 4 mil habitantes, Córrego do Ouro é distrito da cidade de Campos Gerais, no Sul de Minas. Sua origem é do século XVIII, tendo surgido por volta de 1740, com a descoberta de ouro em um córrego na região, daí a origem do nome da Vila. O povoado formou-se em torno da uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário, chamando-se Arraial de Nossa Senhora do Rosário do Córrego do Ouro, passando a ser apenas Córrego do Ouro a partir de 1923. (fotografia acima de William Cândido)
          Charmosa, bem cuidada, acolhedora e bonita, com um casario eclético e colonial bem preservados, Córrego do Ouro possui uma boa estrutura para seus moradores e visitantes, com ruas, praças e casario muito bem cuidados. Desde suas origens, além da mineração, o distrito se destaca na agropecuária, com destaque para o cultivo do café, cana-de-açúcar, gado leiteiro e de corte e produção artesanal de queijos e doces, além de contar com outras atividades comerciais.

20 comentários:

  1. Serio que não lembraram do vale do Mucuri? Francisco Sá, São Pedro, Presidente Pena e todos outros .. triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique Hertz ... Que matéria maravilhosa, não é mesmo!!!
      Olha que esta é a quinta lista que o site faz de excelentes distritos da querida Minas Gerais.
      Em todas, o site adverte que o Estado tem 853 municípios, mais de 1.700 distritos e muitas outras localidades. Portanto, nem todos serão retratados aqui. O QUE, OBVIAMENTE, NÃO TIRA A BELEZA E UTILIDADE DESTA EXCELENTE PUBLICAÇÃO.
      Grande abraço.
      P.S.: sou simples leitor e viajante pelas estradas de terra. Não tenho NENHUM vínculo com este site

      Excluir
  2. Já estou preparando minha aposentadoria pra morar em algum deses Distritos ou Povoados de MG. Se Deus permitir!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Guardinha já foi postado em lista anterior. Esta é a quinta edição!!!
      Grande abraço

      Excluir
  4. Parabéns pela matéria, realmente Minas Gerais é o Estado mais carismático, acolhedor e dos mais belos distritos do Brasil. Excelente publicação!

    ResponderExcluir
  5. paraisos onde do covid nao chega.Minas Gerais é
    surpreendente

    ResponderExcluir
  6. Esqueceram de Gaspar Lopes, município de Alfenas

    ResponderExcluir
  7. Tem milagre subdistrito de monte santo de minas..bora lá

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Minaas Gerais realmente surpreende.

    ResponderExcluir
  9. Distrito dos Franceses pertence ao municio de Carvalhos sul de minas,la voce encontra a quinta cachoeira mais bonita do Brasil Cachoeira da Estiva com 70 metros de queda alem de outras mais.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ver distrito de Alagoas em Patos de Minas.

    ResponderExcluir
  11. Cada lugar "mió" que outro... parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  12. Todos lindos.tbm moro no distrito de Santa Cruz da aparecida minas gerais

    ResponderExcluir
  13. Conheço Aparecidinha de Mina, próximo a Frutal, um lugarejo aconchegante, povo hospitaleiro, muito bom por lá.

    ResponderExcluir
  14. Faltou alto do gavião. Não tem turismo, vilarejo simples

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores