Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conheça a Vesperata de Diamantina

(Por Arnaldo Silva) A Vesperata é um evento único em Minas Gerais e um dos mais importantes eventos musicais do país. Sua origem é do século XIX, onde os músicos tocavam seus instrumentos das sacadas dos casarões para as pessoas que passavam nas ruas da cidade histórica, no período das vésperas, uma parte da Liturgia das Horas, também chamada de Ofício Divino. Vésperas é a tradicional oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica, celebrado à tarde, entre 15 e 18 horas. (foto abaixo de Elvira Nascimento)
A tradição da Vesperata ressurgiu a partir de 1998, quando a cidade ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. O formato do evento, que antes era religioso e a tarde, passou a abranger a cultura popular e valorizando a vocação musical da cidade, com apresentação de músicas de qualidade, para todos os gostos e idades, à noite.
O evento acontece na Rua da Quitanda com músicas tocadas pela Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e Banda do 3º Batalhão da PMMG. Nas sacadas dos casarões ficam os músicos e sobre tablados, cercados pelo público (como podem ver na foto acima de Elvira Nascimento), ficam os maestros, que revezam na regência. Na rua, são colocadas mesas e cadeiras para o o público que curte e canta as canções, tendo ainda a oportunidade de experimentar a culinária tipicamente mineira diamantinense, preparada pelos chef´s locais e os vinhos finos produzidos em Diamantina. 
O ministério do Turismo reconheceu a Vesperata como importante produto turístico-cultural do Brasil, premiando o evento com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município. (foto acima de Elvira Nascimento)
Veja a programação da Vesperata para 2020
Abril: 18 e 25
Maio: 16 e 23
Junho: 06 e 20
Julho: 04 e 11
Agosto: 01, 15 e 29
Setembro: 05, 19 e 26
Outubro: 10 e 17
A Vesperata é um evento único, emocionante, ímpar e sem igual. Por isso atrai todos os anos milhares de turistas à Diamantina. É imperdível e emocionante!

3 comentários:

  1. Sonho de consumo.....vesperata!Em outubro/2017 iremos à Diamantina, conhecer seus encantos!

    ResponderExcluir
  2. Gostamos,em breve Iremos ver Essas Maravilhas dr Minas Gerais do nosso Estado...Nos Aguardem...

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma agência de turismo de São Paulo que leve a este evento?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores