Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Jabuticaba é o Ouro Negro de Sabará MG

(Por Arnaldo Silva) Um infância saudável e feliz é sempre recheadas de doces momentos, doces lembranças principalmente, a criança que cresceu à sombra de uma jabuticaba, no quintal ou no pomar da fazenda. O sabor é especial, a fruta explode na boca e de tão gostosa, é difícil parar. Só quando não couber mais na barriga mesmo. (fotografia abaixo: Prefeitura de Sabará MG/Divulgação)
          Mas quem está longe de uma jabuticabeira, pode matar a saudade da jabuticaba, experimentando todas as delícias que a fruta oferece como vinhos, espumantes, vinagretes, doces, geleias, bolos, sucos, molho, licor, cachaça, cocadas, bombons, picolés, chup-chup, tortas, recheios diversos, bolos, sorvetes, caipijabuticaba, jimbuticaba, dentre outras delícias. Onde? Em Sabará, cidade histórica que fica apenas 20 km de Belo Horizonte. A Jabuticaba é tão importante para a cidade que esse delicioso fruto da primavera é considerado o ouro negro da cidade, conhecida como a Capital da Jabuticaba no Brasil. 
          A fruta movimenta a economia, gera empregos e renda para milhares de famílias. Todos os anos, entre novembro e dezembro acontece o tradicional Festival da Jabuticaba e os visitantes tem à sua disposição todos os derivados da fruta à disposição como molhos, licores, cachaças, sorvetes, geleia, bolos, doces, vinhos etc. à disposição. Em algumas bancas, tem jabuticaba in natura para aquisição, mas o objetivo principal do Festival é mostrar os derivados e os diversos pratos oriundos da jabuticaba. (fotografia acima de 
          A Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora) é uma árvore de origem brasileira, do bioma Mata Atlântica. Foi introduzida no Cerrado e se adaptou bem, sendo hoje uma planta encontrada em quase todo o Brasil. São cerca de 20 espécies de jabuticabeiras existentes e a mais popular e comum é a Jabuticaba-sabará, a espécie que leva o nome da cidade. (fotografia acima de Sérgio Mourão)
O tradicional Festival de Sabará
          Em 2021 o tradicional Festival da Jabuticaba de Sabará, completou 35 anos, sendo realizado todos os anos, na temporada da fruta, novembro e dezembro. Em 2023, o Festival da Jabuticaba estará em sua 37º edição e será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Centro Histórico da cidade.
          No evento serão eleitos o melhor licor, a melhor geleia e o melhor produto inovador, quando o produtor terá oportunidade de apresentar suas criações gastronômicas, tendo como produto principal a Jabuticaba de Sabará.
          Esse evento é um dos mais importantes do calendário mineiro e recebe a visita de milhares de turistas vindos de todos os cantos do Brasil.
          O Festival é organizado de forma que facilite para o visitante conhecer e adquirir os produtos, organizados por produtores, em barracas adequadas. (na imagem acima, os diversos produtos feitos a base de jabuticaba. Foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)
          Durante o Festival, geralmente à noite, acontece apresentações de artistas com shows musicais.
Ao criar o festival, a cultura da jabuticaba na cidade foi resgata e Sabará se manteve como a Terra da Jabuticaba.  No Festival são apresentados todos as receitas e iguarias criadas pelos chef´s locais com a fruta. As receitas tradicionais são preservadas de geração em geração e outras desenvolvidas, graças a criatividade do povo sabarense, dotados de uma vocação incrível para a culinária. Durante o Festival, além da estrela maior, a jabuticaba, o visitante pode apreciar bebidas, salgados e pratos típicos da culinária de  Minas Gerais e de Sabará como pratos típicos da terra como umbigo de banana, broto de samambaia, abobrinhas recheadas, canjiquinha com costelinha, rabadas, frango com Ora-pro-nobis, doces, etc.
          Além de encontrar todos os derivados da jabuticaba no Festival, bem como a própria fruta, o visitante tem o privilégio de alugar um pé de jabuticaba, caso queira. Os moradores permitem que os visitantes entrem em seus quintais e degustem a fruta no pé. 
Além do Festival
          Mas indo ao Festival da Jabuticaba, o visitante terá uma rica experiência pelas ruas de Sabará que foi a terceira Vila do Ouro de Minas. É uma cidade histórica, com um rico acervo do tempo do Brasil Colônia com um rico e preservado casario e igrejas construídas por Aleijadinho com pinturas de Manoel da Costa Ataíde, como as Igreja de São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela de Nossa Senhora do Ó. O Chafariz do Caquende é um dos pontos mais visitados da cidade, além da Casa da Ópera, inaugurada por Dom Pedro II.

4 comentários:

  1. Gostaria de indicação de sitio para época do festival.Apenas 10 pessoas.Poderia indicar?

    ResponderExcluir
  2. Qual é a data que vai acontecer o festival.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O festival ocorre sempre no fim do ano, no final de novembro ou início de dezembro. Quando tiver a programação, iremos divulgar.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores