Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 17 de julho de 2016

A florada dos Ipês brancos

(Por Arnaldo Silva) Nativo do Brasil, o Ipê branco (Tabebuia roseoalba) é uma das mais espetaculares árvores de nossa flora. Tabebuia significa Ipê, traduzindo da linguagem tupi-guarani quer dizer   "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua". A planta é nativa do Cerrado, com ocorrência em regiões pantaneiras, mas é em Minas Gerais que a espécie se destaca. (imagem acima de autoria de César Reis em Tiradentes MG) 
          Muito usada  na ornamentação e arborização urbana por ser uma espécie adequada para plantio em calçadas, por não possuir copa extensa e nem raízes agressivas, o ipê branco (na foto acima, de Cristina Pimenta, em Três Pontas MG) está presente na maioria das cidades mineiras, tanto na ornamentação urbana, como na forma nativa, nas matas do Cerrado Mineiro, como este na foto abaixo, de Wilson Fortunato, nativo do Cerrado de Bom Despacho MG. 
          A florada do ipê branco ocorre entre julho e setembro, dependendo da região e do clima. Antes da florada, suas folhas caem, surgem as flores, depois caem as flores e surgem as folhas novamente. 
          Sua beleza é fulgurante, esplêndida, mas dura pouco. Entre 24 a 72 horas apenas. Dependendo da região, os ipês brancos florescem em julho e novamente em setembro ou outubro, mas o normal é apenas uma vez ao ano. (na foto acima de Juarez Teixeira, ipê branco em Andradas MG e na foto abaixo de Gilson Nogueira, em Ingaí MG)
          A árvore é de médio porte, podendo chegar entre 6 a 10 metros de altura, com copa alongada, que não causa danos a fiação e  crescimento bem lento. Por essas características, o ipê-branco é uma das espécies mais adequadas para o plantio urbano e calçadas estreitas, mesmo com fiação elétrica e tubulação subterrânea, já que suas raízes não são agressivas.
Móveis feitos com a madeira do ipê branco são mais duráveis, já que são de alta qualidade e  resistência, gerando móveis belíssimos. Por ser uma madeira pesada, macia e lustrosa, é muito usada ainda em acabamentos internos na construção civil.
          A florada das espécies de ipês inicia no fim do inverno,  estendendo até o início da primavera. O que garante uma florada densa dos ipês é clima seco do outono e início do inverno. Mais ou menos em maio, estando o clima bem seco e com o frio regular se estendendo até o início do inverno, é garantido uma florada densa e exuberante dos ipês. Caso o contrário, em muitas regiões, os ipês poderão nem florescer e se florescerem, será uma florada pequena, rala e sem muita beleza. No Brasil, existem doze espécies de ipês com flores em tonalidades variadas, sendo as mais comuns: ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro, o ipê-rosa no início de setembro e o ipê-branco, no final da primavera, de setembro a outubro. (na foto abaixo de Wilson Fortunato ipê branco florido em Bom Despacho MG)
          As flores do ipê branco variam do branco alvo ao levemente rosado e suas folhas tem a forma de sininhos. Após a florada, surgem os frutos, que se formam dentro de uma espécie de vagem, contendo dezenas de sementes. Quando secam, as vagens se abrem e as sementes são disseminadas pelo vento. (na foto abaixo de Cássia Almeida, Ipê branco em Itajubá MG)
          Ipê branco é uma espécie que deve ser disseminada por todo o Brasil por sua beleza rara, singularidade na sua florada e por ser adequada ao plantio urbano. Plante Ipê branco em sua rua ou praça. Sua cidade ficará mais bela.

23 comentários:

  1. Em quais cidades mineiras, existem os ipes,brancos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todas. Raro não encontrar pelo um único pé dessa planta.

      Excluir
  2. Lindo, nuca vi aqui em nossa região,gostaria de mais...?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um na porta de casa , mas com a seca ele não floriu nos últimos dois anos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, fantásticas suas fotos. Eu aprecio muito as flores do cerrado, inclusive pinto uma série de flores do cerrado. Você pode me enviar fotos de flores do cerrado? Fico muito grata.

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais!
    Obras de arte aberta a todos.

    ResponderExcluir
  6. Quanto tempo os ipês precisam para a primeira florada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi um com três anos soltar uma flor, quanto mais crescer irá crescendo também a quantidade de flores. Tudo vai depender do local que for plantado e cuidados: adubação da terra, água etc, até que ele atinja uma certa idade.

      Excluir
  7. Eu já distribui muitas mudas de ipês amarelos e brancos feitas das sementes. Sempre que termina a floração é fácil encontrar no chão umas penugens com sementes, é só colher, colocar em sementeiras e logo elas germinam. Depois de um certo tamanho, uns 5 cm, é só replantar em vasos e a partir de 30 cm já pode ser colocado no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber algumas sementes de ipê branco, poderia me enviar. Gratidão, desde já.

      Excluir
  8. Ganhei muda de ipê-branco, plantei na Pracinha do Vovô. Já está com dois metros. Estaria bem maior, se os roçadores da Prefeitura não tivesse passado a roçadeira no tronco, removendo a parte que conduz a seiva para o topo da árvore.

    ResponderExcluir
  9. Moro em Marília, interior de São Paulo, região centro-oeste. Aqui tem muito ipê branco, tem uma quarteirão inteirinho de ipê branco, fica simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. Adoro ipes tenho um roxo mais estar demorando para dar flores quanto tempo eles leva a floreser

    ResponderExcluir
  11. Aqui no Rio de janeiro os moradores fazem questão de cortar. Sei de vários, eu passava e ficava olhando maravilhada. Passei de novo já haviam destruído. Que ignorância.

    ResponderExcluir
  12. O meu ipê amarelo, enorme, este ano deu poucas flores e não voltou a dar folhas. O tronco está esbranquiçado. Alguém me pode orientar? cfptrindade@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Meu filho ganhou uma mudinha na escola a quase 6 anos,plantei na casa da roça,fiquei tão empolgada que acabei plantando embaixo da fiação elétrica,tava triste porque pensei em cortar. Ele teve sua primeira floração ano passado e é branco. Tô apaixonada.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores