Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 16 de julho de 2016

Por que 16 de julho é o dia de Minas Gerais?

(Por Arnaldo Silva) Em meados do século XVII, bandeirantes paulistas e baianos entraram no que é hoje o território mineiro em busca de ouro. A partir de então, começaram a surgir as primeiras povoações em Minas Gerais.
As primeiras povoações de Minas Gerais
          Em 1660 surgiu o primeiro povoamento mineiro, que é hoje a cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas. Em 1664 foi criado o segundo povoado, sendo hoje a cidade de Ouro Branco. Em 1665 um pequeno arraial deu origem ao que é hoje a cidade de Sabará. (arte acima de Rogério Salgado)
          Em 1668, surgiu o arraial que deu origem à cidade de são Romão, no Norte de Minas. 
          Em 1664, o bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme, fundou um povoado que deu origem à cidade de Ibituruna, no Oeste de Minas. O povoado foi elevado à cidade, pela Lei n° 2764 em 30 de dezembro de 1962, se desmembrando de Bom Sucesso MG, instalado oficialmente, com eleição do primeiro prefeito e primeira Câmara de Vereadores em 1° de março de 1963.
          Ibituruna foi o primeiro povoado fundado pelo bandeirante paulista em Minas Gerais, tendo sido a quinta povoação do Estado mineiro. Mariana foi a primeira cidade oficial e pouco anos depois, a primeira capital de Minas Gerais. (na foto acima, estátua de Fernão Dias em Ibituruna, a primeira povoação fundada pelo bandeirante paulista em nosso território)
          Em 1675 surgiu no Vale do Jequitinhonha o povoado que deu origem à cidade de Itamarandiba. Belo Vale, na Região Central, surgiu de um povoado fundado em 1681. Em 1688, era criado o povoado de Brejo do Amparo, hoje distrito de Januária, no Norte de Minas. Brejo do Amparo foi o berço da povoação do norte-mineiro.
          Essas foram as oito primeiras povoações de Minas Gerais. A nova povoação do nosso Estado foi Mariana, na Região Central (na foto acima de Peterson Bruschi e abaixo de Luciana Silva, da entrada da cidade de Mariana).
A origem de Mariana
          Em 16 de julho de 1696, o bandeirante Salvador Fernandes Furtado de Mendonça se instala com sua tropa as margens de um ribeirão. Por ser aquele dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, o ribeirão recebeu o nome de Ribeirão do Carmo. Logo descobriram ouro nas proximidades do ribeirão, e a bandeira se efetivou no local, criando uma vila que rapidamente prosperou, sendo reconhecida como cidade em 1745. (na foto acima de Luciana Silva, placa na entrada de Mariana MG)
          Foi a primeira cidade ser criada no então território mineiro. Os anteriores eram povoados. Por ter sido a primeira cidade reconhecida em nosso território, Mariana é conhecida como "berço da civilização mineira", foi a 1ª vila (1711), a primeira capital (1712), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745). 
A origem do Dia de Minas Gerais
          Devido a importância histórica, econômica e cultural de Mariana, a data de surgimento do povoado em 16 de julho de 1696, é considerada o pioneirismo da formação arquitetônica, cultural, econômica e social do povo e estado mineiro. Sendo reconhecido como a data de surgimento oficial, de Minas Gerais. (na foto acima da Elvira Nascimento, a Praça Minas Gerais em Mariana MG)
          No ano de 1979 foi instituído pela Lei nº 561, o dia 16 de julho, como sendo o dia "Dia de Minas Gerais", sendo comemorado oficialmente a partir de 1979. Em 2 de dezembro de 1720 foi o dia que marcou a autonomia política e econômica de Minas Gerais, antes, subordinada à Capitania de São Paulo.
          Além de ser o Dia de Minas Gerais, 16 de julho é também aniversário de fundação de Mariana e o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município.
          Nesse dia, todos anos anos, a Capital Mineira é transferida simbolicamente para Mariana onde o Governador e Secretários despacham e participam de solenidades diversas ao longo do dia.

8 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo! Parabéns ao meu Estado e também à Mariana!

    ResponderExcluir
  2. Uau Minas tem bolinho hoje.
    Parabéns minha Minas Gerais e a Cidade de Mariana. Sempre é magnífico saber nossa História e nossas origens. Obrigada Arnaldo Silva pelo seu belo trabalho de nós trazer informações todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Essas histórias do nosso Brasil antigo são lindas, fantásticas. E a de Minas, nem se fala...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Minas Gerais.
    Sou mineira uai e com muito orgulho.
    Moro em Sorocaba mas não esqueço minha terrinha. Mais precisamente Ouro Preto
    🙏👏👏👏👏👏👏🎂

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por atualizar nosso conhecimentos e valorizar Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  6. Estado onde nasci, 👏👏👏👏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. O dia 16 de julho é também a data de aniversário de CAMPINAS-SP, com 248 em 2022 e também a FESTA NACIONAL da FRANÇA pois foi a queda da Bastilha em 1789!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores