domingo, 17 de julho de 2016

A florada do Ipê Roxo-rosado

Compartilhe:

Floresce abundantemente de Junho a Agosto, e prefere climas mais quentes. Porém num Inverno seco e ameno oferece também uma linda florada no começo da Primavera, quando fica totalmente desprovida de folhas. (foto acima de autoria de Andrea Da Silva Lima, na histórica cidade de Pedra Azul MG, no Vale do Jequitinhonha)
O ipê rosa tem crescimento bem rápido em regiões livres de geadas, em 2 anos atinge 3,5 metros de altura e pode atingir até 35 metros.Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla.
O Ipê rosa prefere solos férteis e bem drenados. É largamente empregada no paisagismo em geral por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa. (foto acima de Demétrius Rodrigues em Toledo MG)
A sua madeira é preciosa, com uma história longa do uso humano. 
Sua madeira, dura ao corte, é usada para a construção externa (dormentes, cruzetas, postes, etc) e na produção de carvão. Também usada como medicamento, é utilizada na medicina alternativa. O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico.
É particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas e ótima para reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
As suas numerosas flores são recortadas e na forma de sino. A a polinização é realizada por abelhas e pássaros. Os frutos medem até 50 cm, são pretos, secos e a dispersão é realizada através do vento (na foto acima de Eduardo Afonso em Uberlândia MG, cachos do Ipê-roxo-bola) e abaixo, de autoria de Sérgio Mourão em Alvinópolis MG)
Apesar de estar presente em quase todo o Brasil, a espécie corre perigo de extinção, por ser medicinal e por isso a espécie sofre cortes desenfreados, sem nenhum critério ou preocupação de se plantar outra espécie no lugar. Quando a florada do ipê-roxo terminar, vem as sementes. Colha e espalhe sementes pelas estradas, pelas matas e plante em uma praça, um canteiro central de seu bairro. Plante ipê-roxo! Faça sua parte. 

Um comentário:
Faça também comentários