Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 17 de julho de 2016

A florada do Ipê Roxo-rosado

(Por Arnaldo Silva) É a primeira espécie de ipê a florir. Já no início do inverno, em junho o Ipê roxo (Tabebuia avellanedae) começa a colorir as ruas, praças, avenidas e paisagens rurais de Minas Gerais, onde é abundante e em parte do Brasil. (foto acima de Nilza Leonel em Vargem Bonita MG) Já em setembro, floresce o Ipê rosa (Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla), com a diferença é que as flores do ipê roxo tem a cor rosa mais escura, por isso é chamada de roxo, embora não seja literalmente, roxa. Suas folhas são leves, finas, na cor verde água. Já o Ipê-rosa, tem as flores com tendência a um rosa mais claro ou mesmo com tons rosa mais brancos e folhas grandes, na cor verde mais escura.
          Muita gente confunde Ipê roxo com Jacarandá Mimoso (Jacarandá mimosifolia ou com o Jacarandá Caroba -Jacarandá cuspidifolia) na foto acima de Arnaldo Silva. Nada a ver uma árvore com a outra. São plantas diferentes sem nenhuma relação. Como eu disse acima, a flores do ipê roxo tem o tom rosa bem mais escuro, por isso o nome. As as sementes dos ipês se formam em vagens, dos Jacarandás em cápsulas. Ipê roxo é uma planta, jacarandá é outra. Pela foto acima, dá para perceber a diferença gritante de uma planta para outra, além das flores, percebe-se nitidamente as cápsulas no Jacarandá, onde surgem as sementes.
          Entre as espécies de ipês, o ipê roxo é a que tem crescimento mais rápido, podendo chegar a altura de 25 metros em regiões de clima mais quente, como no Cerrado. Nas regiões mais frias, com ocorrência constante de geadas, seu crescimento e florada são comprometidos. Suas flores podem ser em cachos, lembrando uma bola ou em folhas recortadas, em forma de sino, muito atrativas aos polinizadores. As sementes se formam após a florada, quando seus frutos, em formato de pequenas vagens, que após secarem, abrem-se, com as sementes sendo dispersadas pelo vento. (fotografia acima de Andrea Lima em Pedra Azul MG)
          Mesmo sendo uma árvore de grande porte, é muito comum ser usada na ornamentação urbana em praças, canteiros centrais de avenidas e calçadas largas, por sua beleza impactante. Além disso, é uma espécie excelente para recuperação de áreas degradadas. 
(foto acima de Jefferson Souza em Formiga MG e abaixo, de Arnaldo Silva, detalhes das flores de ipês no chão)
          Sua madeira sempre foi cobiçada e muito usada na indústria moveleira, na construção civil, além de ter sido usada para fazer carros de bois e carroças, antigamente. Por conter, em sua casca, substâncias benéficas a saúde humana como o potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo, foi e é ainda largamente usado na medicina popular, em forma de chá e usada como auxiliar no tratamento de inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas. 
Essas propriedades curativas presentes na casca do Ipê roxo, segundo pesquisadores, é devido a presença da substância "beta-lapachone", substância estudada como sendo de grande potencial no tratamento contra o câncer de pulmão, próstata e pâncreas. (na foto acima de Arnaldo Silva, ipês em Bom Despacho MG e abaixo, de autoria Giselle Oliveira em Diamantina MG
          Apesar de estar presente em quase todo o Brasil, a espécie corre perigo de extinção, por ser medicinal e por isso sofre danos em seu tronco e cortes desenfreados, sem nenhum critério ou preocupação de se preservar e plantar outra espécie no lugar. Quando a florada do ipê-roxo terminar, vem as sementes. Colha e espalhe sementes pelas estradas, pelas matas e plante em uma praça, um canteiro central de seu bairro. Plante ipê-roxo! Faça sua parte.

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores