Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

São José do Barreiro: a vila da Canastra

(Por Arnaldo Silva) Pequena, pacata, tradicional, atraente e charmosa, a vila de São José do Barreiro é distrito de São Roque de Minas, na região Oeste do Estado, na Região da Serra da Canastra.
          Distante 320 km de Belo Horizonte, à acesso principal à região é pela MG-050. Essa rodovia tem ligações com a BR-262 e BR-381. (fotografia acima e abaixo de Nacip Gômez)
          Em São José do Barreiro vivem cerca de 600 pessoas. São pessoas simples, além de hospitaleiros e muito acolhedores.
          Em uma localização privilegiada, fica na parte baixa da Serra da Canastra, na estrada que se inicia em Vargem Bonita MG, que leva à Cachoeira da Cascadanta. 
          São José do Barreiro está apenas 9k km da portaria de acesso à primeira queda do Rio São Francisco.
          A pequena vila é tranquila e seu dia a dia bem pacato. Lugar ótimo para quem busca sossego, tranquilidade e contato puro com a natureza.
          São José do Barreiro tem uma boa estrutura para receber turistas e visitantes com pousadas, restaurantes com comidas típicas, posto de combustível. (fotografia acima e abaixo de Pedro Beraldo/@ecotrilhasdacanastra)
          Além disso, encontra-se na vila vendas e armazéns tradicionais, pitorescos botecos, lojas de artesanatos e claro, toda beleza em seu redor, de uma das mais belas paisagens do mundo, a Serra da Canastra.
          De São José do Barreiro, tem-se uma incrível vista do paredão, que chamou atenção dos primeiros bandeirantes a pisarem na região, no início do século XVIII. Por lembrar uma canastra, uma maleta de madeira tipo baú, deram esse nome ao maciço rochoso. (fotografia acima de Pedro Beraldo/@ecotrilhasdacanastra)
          Se antes era um ponto de referência geográfica para bandeirantes, hoje, o Paredão da Canastra é uma das maiores referências em turismo em Minas Gerais. Em seu ponto mais alto, o paredão atinge até 400 metros de altura.
          Além disso, em São José do Barreiro o turista tem ainda as praias fluviais formadas pelas águas do Rio São Francisco, as cachoeiras da Lavra e Lavrinha, os mirantes da Serra da Babilônia, trilhas e ainda, fazendas centenárias e tradicionais na produção do Queijo Canastra. 
          Tanto na vila, quanto nas fazendas em seu redor, pode-se sentir o mais autêntico sabor da culinária mineira como, a carne na lata, a galinhada e doces diversos, como o tradicional doce de queijo e claro, o legítimo Queijo Canastra (na foto acima, queijos da Queijaria Mergulhão).
          Nas andanças pela vila e zona rural, sente-se o mais puro jeito mineiro de ser e o doce sabor de nossas tradições, seja na religiosidade e folclore, em sua cultura e sotaque, no estilo de vida simples, no seu casario colonial, enfim, vive-se na vila, a mais autêntica mineiridade. (fotografia acima de Luís Leite)
          Ir à Serra da Canastra, São José do Barreiro é um destino imperdível.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores