Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 9 de abril de 2022

Carrancas: cidade das serras e das cachoeiras

(Por Arnaldo Silva) Quem acompanha novelas, deve se lembrar de grandes sucessos como O Fim do Mundo (1996), América (2005), Alma Gêmea (2006), A Favorita (2008), Paraíso (2009), Amor Eterno (2012), Império (2014), Orgulho e Paixão (2018) e Espelho da Vida (2018). Foram grandes produções da TV brasileira, tendo em comum as belíssimas paisagens de Carrancas, nas Vertentes de Minas Gerais, município mineiro famoso por suas paradisíacas cachoeiras e paisagens espetaculares.
          Isso mesmo, Carrancas MG é cenário natural de filmes, novelas e minisséries e documentários. (fotografia acima de John Brandão - In Memoriam)
          As belezas de Carrancas estiveram em evidências na recente reprise da novela Império, da Rede Globo. Embora a trama tenha como tema o Monte Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, no Norte do país, mas as paisagens que o Brasil inteiro viu, são mineiras.
          As paisagens exibidas na novela como sendo na região do Monte Roraima, na verdade, foram gravadas na Chapada do Abanador, na cidade vizinha de Minduri MG, no Sul de Minas (na foto acima de Rildo Silveira). As cavernas onde várias cenas desta novela foram feitas, foram filmadas em Cordisburgo/MG. Já as cenas com belas paisagens naturais, serras e cachoeiras vistas na novela, foram em Carrancas MG.
A preferência por Carrancas
          A preferência das redes de TVs e produtoras de cinemas por Carrancas, é por causa de suas mais de 70 cachoeiras, com águas limpas e cristalinas, além de suas belezas naturais únicas no Brasil. É um cenário perfeito, romântico, idílico, refrescante e poético. (na foto acima de Jerez Costa, a Cachoeira da Fumaça)
          A cidade fica a 280 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Itutinga, Luminárias, Nazareno e São João Del Rei, Tiradentes e Lavras, no Campo das Vertentes e com Minduri, São Vicente de Minas e Cruzília, no Sul de Minas. Carrancas faz parte da Estrada Real.
A cidade de Carrancas
          Além de charmosa, atraente, a cidade oferece uma boa qualidade de vida aos seus poucos mais de 4 mil habitantes, além de contar com uma boa estrutura urbana, principalmente em sua rede hoteleira e gastronômica.
          A estrutura urbana da cidade como lojas, restaurantes, hotéis, pousadas, bares, cafés, sorveterias e lanchonetes, foram investimentos feitos por empreendedores locais e boa parte, por pessoas vindas de outras cidades mineiras e até de outros estados. Vem à cidade, se encantam com Carrancas e trocam a agitação das grandes cidades, pela tranquilidade que Carrancas oferece, além de investirem em negócios próprios. (na foto acima de Giseli Jorge, a Praça da Matriz de Carrancas)
          Cidade turística com grande potencial de crescimento, além de famosa, atrai também investimentos nessa área e vem melhorando a cada dia, em termos de estrutura turística.
A Terra das Cachoeiras
          O segundo nome de Carrancas é Terra das Cachoeiras e não é por menos. Tem cidades mineiras e brasileiras com até o dobro de cachoeiras de Carrancas, mas iguais em beleza, não tem.
Em Carrancas, as cachoeiras e paisagens são de extasiar!
São cerca de 70 cachoeiras, divididas em complexos de cachoeiras como Complexo da Ponte, o Complexo da Toca, Complexo da Vargem Grande, Complexo do Tira-Prosa, o Complexo do Grão Mogol, o Complexo da Fumaça e o Complexo da Zilda. (na foto acima de Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe, a Cachoeira da Esmeralda e abaixo, de Fabrício Cândido, pequenas quedas d´águas e poços de águas cristalinas)
          Estes últimos, da Fumaça e da Zilda, são os mais procurados. O primeiro está bem próximo ao centro da cidade e o segundo, 12 km de distância.
          Quem pensa em cachoeiras e belezas naturais únicas, procura Carrancas. Cenários e recursos naturais presentes em Carrancas, não tem igual no Brasil. Tantas cidades belas pelo Brasil, com paisagens incríveis, Carrancas se destaca na preferência, simplesmente porque são paisagens diferenciadas, sem igual no Brasil, que impressionam e encantam.

Outros atrativos de Carrancas
          Carrancas está a 1052 metros de altitude, acima do nível do mar, além de estar em uma região de planalto. Isso faz com que brumas e chuvas, sejam constantes na região, o que torna a paisagem mais idílica e poética. (fotografia acima de Marselha Rufino)
          A cidade conta com guias especializados. Assim, os turistas podem conhecer melhor e aproveitar mais as belezas de Carrancas, já que são muitas cachoeiras, serras e paisagens para conhecer. Vale ressaltar que boa parte dos atrativos naturais de Carrancas estão em propriedades particulares, com isso, cobra-se em dinheiro vivo, para entrar.
          As belezas de Carrancas não se concentram apenas em suas paisagens e cachoeiras. A cidade também é bela, muito bem cuidada e com atrativos. Um desses atrativos é a Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. (na fotografia acima de Thelmo Lins)
          A igreja teve sua construção iniciada em 1721, no século XVIII. Feita por mãos escravas, foram usadas em sua estrutura pedras de quartzito, abundante na região. Essas pedras podem pesar até 1 tonelada. 
          Imaginem o trabalho que deu aos escravos sobrepor pedra sobre pedra, no início do século XVIII.
          Pinturas interiores, esculturas e altares da Matriz foram feitas no estilo barroco e rococó, por Joaquim José da Natividade, o Mestre Natividade, um dos discípulos de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho. (na fotografia acima de Thelmo Lins)
          Em Carrancas tem um centro de artesanato, com obras de artesãos locais e também, lojas de artesanato com peças de vários artesãos mineiros e de outros estados, como o Quintal das Artes. São peças muito bem feitas e bem trabalhadas, como podem ver na fotografia do Thelmo Lins, de trabalhos do artesão João Alves, de Taiobeiras, disponível no Quintal das Artes. 
          Uma lembrança boa da cidade para os turistas. Tem a Curupira, uma livraria e papelaria, onde encontra-se ainda, brinquedos artesanais.
          Além disso, os moradores de Carrancas cuidam de sua cidade. As ruas são limpas, muitas delas com jardins com hortênsias por exemplo. Os moradores plantam e cuidam dos jardins, com isso, melhoram a qualidade de vida, além de tornar Carrancas mais bela e atraente.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores